A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO João Victor Lira Dourado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO João Victor Lira Dourado."— Transcrição da apresentação:

1 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO João Victor Lira Dourado

2 O QUE É ABNT?

3 ABNT A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) É O FÓRUM NACIONAL DE NORMALIZAÇÃO. AS NORMAS BRASILEIRAS, CUJO CONTEÚDO É DE RESPONSABILIDADE DOS COMITÊS BRASILEIROS (ABNT/CB) E DOS ORGANISMOS DE NORMALIZAÇÃO SETORIAL (ABNT/ONS), SÃO ELABORADAS POR COMISSÕES DE ESTUDO (CE), FORMADAS POR REPRESENTANTES DOS SETORES ENVOLVIDOS, DELAS FAZENDO PARTE: PRODUTORES, CONSUMIDORES E NEUTROS (UNIVERSIDADES, LABORATÓRIOS E OUTROS). ESTA NORMA ESTABELECE UM SISTEMA PARA A APRESENTAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA IMPRESSA (ABNT, 2003) NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO

4 (UFC, 2017) ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO Parte Interna Parte Externa NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO

5 Parte Externa Capa Lombada NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO

6 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO – CAPA (UFC, 2017)

7 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO – LOMBADA (UFC, 2017) Último sobrenome do autor e título do trabalho, impressos longitudinalmente e legível de cima para baixo; Ano de publicação impresso na horizontal na altura de 1 cm; Quando houver mais de um volume, identifica-se com elementos alfanuméricos, por exemplo: v. 1, na horizontal, abaixo do ano de publicação. Recomenda-se um espaço de 2 cm entre o final do título e a data, para colocação da etiqueta de identificação.

8 (UFC, 2017) Parte Interna Elementos Pré-Textuais Elementos Textuais Elementos Pós-textuais

9 (UFC, 2017) Elementos Pré- Textuais Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional ) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimento (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo em língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Listra de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional ) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório)

10 FOLHA DE ROSTO

11 VERSO DA FOLHA DE ROSTO - FICHA CATALOGRÁFICA

12 ERRATA

13 FOLHA DE APROVAÇÃO

14 DEDICATÓRIA

15 AGRADECIMENTOS

16 EPÍGRAFE

17 RESUMO/RESUMEN/ABSTRACT

18 LISTA DE ILUSTRAÇÕES

19 LISTA DE GRÁFICOS

20 LISTA DE TABELAS

21 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

22 LISTA DE SÍMBOLOS

23 SUMÁRIO

24 IntroduçãoDesenvolvimentoConclusão Elementos textuais

25 Elementos Pós- Textuais ReferênciasGlossárioApêndicesAnexosÍndices

26 REFERÊNCIAS

27 GLOSSÁRIO

28 APÊNDICES

29 ANEXOS

30 ÍNDICE

31 (UFC, 2017) MARGENS

32 (UFC, 2007) MARGENS

33

34 (UFC, 2017) MARGENS

35 (UFC, 2017)C MARGENS

36 (UFC, 2017) TEBELAS E ILUSTRAÇÕES

37 CITAÇÃO

38 Citação é a “Menção de uma informação extraída de outra fonte.” Assim, as citações são as ideias retiradas dos textos lidos e servem para dar fundamentação teórica aos trabalhos acadêmicos, comprovando a fonte das quais foram extraídas (ABNT, 2002).

39 CITAÇÃO CITAÇÃO DIRETA CITAÇÃO DIRETA COM ATÉ 3 LINHAS CITAÇÃO DIRETA COM MAIS DE 3 LINHAS CITAÇÃO INDIRETA CITAÇÃO DA CITAÇÃO

40 CITAÇÃO DIRETA COM ATÉ 3 LINHAS Devem ser transcritas entre aspas duplas (“...”), incorporadas ao texto, sem destaque tipográfico, com indicação das fontes de onde foram retiradas: Quando houver na frase que está sendo citada uma palavra ou trecho entre aspas duplas, estas devem ser transformadas em aspas simples (‘...’):

41 CITAÇÃO DIRETA COM MAIS de 3 LINHAS É transcrita em parágrafo distinto, destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor do que a do texto utilizado (tamanho 10), sem as aspas e com espaçamento simples entre linhas. A citação deverá ser separada do texto que a precede e a sucede por um espaço de entre linhas simples em branco:

42 CITAÇÃO INDIRETA É a transcrição das ideias de um autor, usando outras palavras, conservando o sentido do texto original. Neste tipo de citação, não se utilizam as aspas, mas o autor e a data de publicação devem ser indicados. Não é obrigatório colocar o número da página, mas, se desta forma se fizer deve-se repetir em todas as outras citações indiretas:

43 CITAÇÃO DA CITAÇÃO É a transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Este tipo de citação só deve ser utilizado na total impossibilidade de acesso ao documento original. Neste caso, deve-se utilizar a expressão apud – citado por, conforme, segundo – em itálico, para indicar a citação de citação

44 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÃO Nas citações, quando o sobrenome do autor, a instituição responsável ou título estiver incluído na sentença, este se apresenta em letras maiúsculas/minúsculas, e quando estiverem entre parênteses, em letras maiúsculas:

45 CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE AUTORIAS Dois autores: Três autores Mais de três autores

46 CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE AUTORIAS Autores com o mesmo sobrenome e data de publicação: Diversos documentos de um mesmo autor, em um mesmo ano:

47 CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE AUTORIAS Diversos documentos de um mesmo autor, em anos distintos: Vários autores citados simultaneamente: Autor entidade

48 REFERÊNCIAS

49 As referências devem aparecer em ordem alfabética de entrada (autores pessoais, entidades ou títulos) ou em ordem numérica, dependendo do sistema de chamada utilizado nas citações; As referências são alinhadas somente à margem esquerda, em espaço simples de entrelinha e separadas entre si por um espaço simples em branco; Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada e retirados do próprio documento; As referências constantes em uma lista padronizada devem obedecer aos mesmos princípio.

50 REGRAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS Livros: Relatórios:

51 REGRAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS Teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso: Artigo e/ou matéria de revista:

52 REGRAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS Artigo e/ou matéria de revista em meio eletrônico: Legislação :

53 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação -Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em:. Acesso em: 31 ago. 2017.http://posticsenasp.ufsc.br/files/2014/04/abntnbr6022.pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Guia de normalização de trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2015/08/guia-normalizacao-trabalhos-ufc- 2013.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2017. http://www.biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2015/08/guia-normalizacao-trabalhos-ufc- 2013.pdf ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.


Carregar ppt "NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO João Victor Lira Dourado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google