Reino Protoctista Os Protozoários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Protoctistas Heterótrofos
Advertisements

PROTOZOA.
Protozooses 3º EM Prof. José Renato.
Profº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS ESCOLA ANGELINA TEBET-2010
Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição
PROFª MARCIA C DE S SILVA
Reino Protista Protozoários Algas.
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA
Protozooses.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Classificação dos Protozoários
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Unicelulares eucariontes ou Pluricelulares
Reino Protoctista Algas Protozoários.
Protozoários Edson Robert Biologia
REINO PROTISTA PROF. : RODRIGO CORRÊA.
PROTOZOÁRIOS PROF. VÍCTOR PESSOA.
Protozooses.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
PROTOZOOSES.
AULA 3 E 4 Protozoários I e II.
capítulo 7 Reino PROTOCTISTA
PROTOZOÁRIOS e DOENÇAS
Protozooses endêmicas: Mal de Chagas, Malária e Leishmaniose
PROTISTAS Eucariontes.
PROTOZOOSES.
Cap.11 - Protozoários Professor Samuel Bitu Biologia 2.
PROTOZOOSES.
Protozoários e Protozooses
BIOLOGIA VOLUME ÚNICO • 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER
Prof. Ana Luiza Nunes – Colégio Atenas
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Protozoários -“primeiros animais”
Algas e Protozoários Reino Protista.
Biologia Setor B – Móds. 02/03 Protozoários Prof. Rafa.
Protozoários Prof. Mário Gregório..
Protozoários.
REINO PROTISTA.
Biologia – Reino protista
PROTOZOÁRIOS.
Aula: Reino Protista / Filo Protozoa
Protozooses Prof. Marcelo Miranda.
Biologia 2 Cap. 12 Doenças humanas causadas por protozoários
Biologia Setor 1403 Móds. 03/04 Protozoários Prof. Rafa.
Protozoários Habitat e modo de vida unicelulares eucariontes
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS PARASITAS MONOXENOS:
Ser simples não significa ser malsucedido.
Morfologia e ultra-estrutura de protozoários
Aula: Reino Protista / Filo Protozoa
PROTOZOÁRIOS.
Protozoários -“primeiros animais”
Características gerais
PROTOZOÁRIOS PROF. VÍCTOR PESSOA.
PROTOZOOSES.
PROTOZOÁRIOS PROF. SILVIO.
PROTOZOOSES.
Aula: Reino Protista / Filo Protozoa Marcos Magalhães
REINO PROTISTA.
PROTISTA – PARTE 2 SCHEILLA BASTOS.
Protozoários -“primeiros animais”
O reino Protista Protozoários.
OS PROTOZOÁRIOS REINO PROTISTA Profº Marcio.
Reino Protista Algas e Protozoários Eucariontes
Protozoários BALA 2011 REINO PROTISTA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Professora Natália 2º ano EM.  Protistas unicelulares, heterótrofos  Realizam TODAS as funções vitais de um organismo completo  Ambiente aquático e.
Transcrição da apresentação:

Reino Protoctista Os Protozoários

Protozoários unicelulares e de nutrição heterotrófica; a maioria é aquática, de água doce, salgada e solo úmido; podem ser parasitas de invertebrados e de vertebrados (inclusive do homem); há casos de mutualismo e comensalismo. Classific em filos: estruturas para locomoção

Filo Rhizopoda Possuem pseudópodes para locomoção e captura de alimentos (fagocitose); Clasmocitose  eliminação de resíduos; Entamoeba histolytica : instala-se no intestino humano e causa disenterias. E. coli e E. gengivalis (comensalismo)

Filo Actinopoda apresentam pseudópodes afilados (axópodes); Radiolários são exclusivamente marinhos; Heliozoários são de água doce; esqueleto intracelular de sílica.

Filo Foraminifera possuem carapaça externa; originaram as vasas: rochas sedimentares calcáreas – (pirâmides do Egito); rochas sedimentares petrolíferas;

Filo Zoomastigophora Flagelo para a locomoção: sésseis parasitas do homem e de outros animais mutualismo tricomoníase x cupim

Filo Cilliophora numerosos cílios para a locomoção vida livre/parasita/mutualismo

Ciliados em mutualismo no tubo digestivo de ruminantes (boi, carneiro) Cistos: formas de resistência com envoltório protetor, citoplasma reduzido e atividade metabólica quase nula.

Paramecium caudatum: exemplo de ciliado - macronúcleo e micronúcleo; - alimentação do paramécio, citofaringe; - tricocistos (defesa).

Filo Apicomplexa engloba protozoários sem estruturas locomotoras; possuem ciclos de vida complexos com estágios em forma de esporos; são todos parasitas; causam doenças em vertebrados (mamíferos e aves) e invertebrados (insetos e minhocas)

Reprodução dos protozoários: Reprodução assexuada: - divisão binária - divisão múltipla

Reprodução sexuada: Conjugação em paramécios

Doenças causadas por protozoários - Amebíase - Leishmaniose ou úlcera de Bauru - Doença de Chagas - Doença do sono - Malária

Amebíase ou disenteria amebiana agente causador: Entamoeba histolytica causa lesões intestinais de difícil cicatrização, provocando fortes diarréias

Medidas profiláticas contra a amebíase

Leishmaniose tegumentar ou úlcera de Bauru agente causador: protozoário flagelado Leishmania brasiliensis  da leismaniose visceral (ataca baço e fígado e pode levar à morte) - agente transmissor: mosquito do gênero Phlebotomus (birigui ou mosquito-palha). O mosquito injeta sua secreção salivar anticoagulante com as leishmânias. Pelo sangue, as leishmânias atingem a pele e as mucosas, causando feridas e lesões graves. - reservatórios naturais

Doença de Chagas - agente causador: protozoário flagelado Trypanosoma cruzi - agente transmissor: barbeiro ou chupança, inseto hematófago, Triatoma infestans. - reservatórios naturais do tripanossomo: animais silvestres como o tatu, tamanduá etc.

Sintomas: insuficiência cardíaca devido a lesões na musculatura do coração.

Malária - Maleita - Impaludismo - febre terçã - febre quartã. - agentes causadores: Plasmodium vivax - malária terçã benigna (48h) Plasmodium malarie - malária quartã benigna (72h) Plasmodium ovale - malária quartã benigna (72h) Plasmodium falciparum - malária terçã maligna (48h) 40% dos casos de malária 95% dos casos de morte

Agente transmissor: Mosquito do gênero Anopheles, hematófago, fêmea, contaminado.

Ciclo evolutivo da malária o mosquito injeta uma saliva anticoagulante contendo os esporozoítos que atingem a circulação, chegam ao fígado e se instalam nas células hepáticas.

no fígado com forma arredondada, os trofozoítos invadem as hemácias; dentro da hemácia, cada trofozoíto, assexuadamente, origina de 6 a 36 merozoítos; cada hemácia infestada arrebenta e libera merozoítos na corrente sangüínea  febre merozoítos invadem hemácias sadias, se reproduzir por divisão múltipla, liberando em 48h, uma nova geração de Plasmodium vivax.

Dentro das hemácias alguns merozoítos se diferenciam e gametócitos masculinos e femi- ninos e poderão contaminar um novo mosquito.

Ao picar um maleitoso, o mosquito ingere hemácias contendo gametócitos; O zigoto se instala na parede estomacal, formando um ovocisto; - esporozoítos. Os esporozoítos migram para a glândula salivar do mosquito; Invadem outro ser;

Tratamento e profilaxia: quinino - destrói os plasmódios do sangue mas não os alojados no fígado, podendo reinfestar as células sangüíneas. malária endêmica - linhagens resistentes ao quinino (em regiões endêmicas com o uso contínuo)

Medidas preventivas

Exercícios

1. O vacúolo pulsátil é uma organela responsável pela: a. eliminação de água do meio para o protozoário que vive em água salgada; b. eliminação do excesso de água que entra em um protozoário que vive no sangue; c. eliminação do excesso de proteínas que entram num protozoário de água doce; d. absorção do excesso de água que existe no meio em que vive um protozoário; e. eliminação do excesso de água que entra em um protozoário que vive em água doce.

c. intracelular, difusão d. extracelular, difusão. 2. Em um protozoário, a digestão dos alimentos é do tipo _____________e as trocas gasosas e a excreção ocorrem por_________________ . As palavras que preenchem corretamente as lacunas acima são: a. extracelular, osmose. b. intracelular, osmose. c. intracelular, difusão d. extracelular, difusão. e. acelular, difusão.

3. O esquema ao lado é parte da célula de um protozoário pedunculado cuja extremidade livre possui cílios e em cujo interior existem dois núcleos. A partir das características citadas pode-se afirmar que esse protozoário pertence à mesma classe da ameba ou do paramécio? Justifique.