Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O EGITO ANTIGO.
Advertisements

ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Localização Geográfica
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
PROF. JOSÉ AUGUSTO FIORIN
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
EGITO ANTIGO.
Egito Antigo Profº paulo Henrique
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
Mesopotâmia.
ANTIGO EGITO.
EGITO O EGITO DESENVOLVE-SE GRAÇAS AO
Evolução, Sociedade e Cultura
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
Egito Antigo.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
Egito – terra dos deuses
Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no.
CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 01
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
TEMA DA AULA.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
EGITO.
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
EGITO Civilização Fluvial – disponibilidade de água doce para a agricultura e o consumo humano sempre esteve entre as principais preocupações do homem.
Aula 2 Antiguidade Oriental Aula 2 Antiguidade Oriental
Egito Antigo Parte III.
Antiguidade Oriental.
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Sociedades da Antiguidade Oriental
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía.
Egito.
Modo de Produção Asiático – do regadio.
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Civilizações fluviais: Mesopotâmia e Egito
História Antiga: Civilizações Hidráulicas: Egito(Nilo), Mesopotâmia
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
História (frente 2) Elisa Pomari
Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no.
AS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
Prof. Renato Denadai da Silva
A arte no Egito.
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
Hebreus.
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
1- Características físicas:
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
“Uma dádiva do Nilo” Heródoto
Civilizações do Oriente Próximo
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
E G I T O A N T I G O.
EGITO ANTIGO.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Prof. Luis Marques 6º ANO A/B.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
27/04/2017
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
“ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO
Primeiras civilizações Profº Laércio Wolf Pré História Neolíticmo EgitoHebreusFeníciosMesopotâmiaPersas.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Transcrição da apresentação:

Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente O Egito Objetivo: Localização do Egito Faraônico Explicar o aparecimento da sociedade egípcia na África Explicar as fases da História Egípcia Identificar aspectos culturais, sociais e econômicos Comparar o Egito com outras sociedades africanas

O Egito depende essencialmente do Rio Nilo. O Egito se estabeleceu às margens do Rio Nilo pelo um povo mesclado por negróides, líbios e semitas. (Camito-semita) Entre dois desertos: o da Líbia e o da Arábia Saudita., no nordeste da África. O Egito depende essencialmente do Rio Nilo. Heródoto Séc. V a.C.: “o Egito é uma dádiva do Nilo”

O período Pré-Dinástico (4000 a.C. -3200 a.C.) Neste período a população vivia em aldeia Uniram-se e formaram os nomos e elegeram os nomarcas. O Egito dividia-se em dois reinos: Alto Egito e Baixo Egito Por volta de 3200 Menés, do Alto Egito, unificou o Alto e o Baixo Egito. Elaborou trabalhos de barragens e irrigação e melhorou os métodos de cultivo Criação do Calendário

Antigo Império (3200 a.C.- 2200 a.C.) Construção das pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos). Estabeleceu uma Monarquia Teocrática Extração de Cobre Expansão rumo a Núbia e Líbia Com o aumento dos impostos e influência dos nobres (Descentralização) e o governo caiu nas mãos dos nomarcas. (dois séculos)

O Médio Império (2000 a.C. – 1580 a.C.) Ocorre a reunificação do Egito O Egito parte para a conquista da Núbia (atual Sudão) e Palestina. Neste período permitiu que aos camponeses e servos entrassem para o exercito. Surgiram grandes obras: tumbas reais de Tebas e o lago Méris Invasão dos Hicsos -1780 – 1580 (introdução do cavalo )

ÊXODO : Após a expulsão dos Hicsos os Hebreus foram escravizados, mas foram mais tarde libertados por Moisés. Seguindo para palestina onde formou-se o Estado de Israel (Êxodo)

O Novo Império ou baixo império (1580-525) Expande o espírito militarista Conquistas de terras do Mar Vermelho até as margens do Rio Eufrates Na mesopotâmia Criou exército permanente. Construção dos templos de Carnac e Luxor Ramsés II (administração hábil e organizada) 525 a.C. invasão persa 332 a.C. Alexandre O grande ou (Alexandre Magno) 30 a.C. Tornou-se provincia romana

Economia “Celeiro do Mundo” Comercio com Creta, Palestina, Síria e rigiões da Núbia. Rio Nilo: comunicação entre várias regiões, fornecia peixes e o papiro. Produzia trigo, alface e figo.

Religião: Eram Politeístas (vários deuses): apresentavam como humanos (antropomórficos), animais(zoomórficos) ou ambos metade animal e metade humana(antropozoomórficos )

Cultura: Arquitetura: as Pirâmides, as mastabas (eram túmulos onde enterrava-se os altos funcionários) e hipogeus (túmulos escavados na rocha). Música: livros dos cantores, tocavam harpa, flauta e lira.(trombeta e alaúde no novo Império) Pintura: vida da família real Escultura: esfinge de Gize

Matemática: Soma, subtração, divisão, divisão, organização decimal, cálculos geométricos, hipotenusa, catetos triângulos. Astronomia: Calendário Solar, adotado e modificado por Júlio Cesar modificado em 1582. Medicina: Foi a base da medicina Ocidental, anatomia, mumificação

Química: enxofre, fósforo, cal, nafta Física: propriedade do ímã Literatura: Livro dos Mortos, Hino ao Sol Escrita: Hieróglifos (decifrados por Jean-françois Champollion (1790-1831) Religião: Durante o novo império, Amenófis IV (1364 a.C.)estabeleceu culto monoteísta a aton (deus do sol) gerando a revolta dos sacerdotes. Amenófis mudou seu nome para AQUENATON.

FÁCIL Obs.: Esta transparência não isenta o aluno de ler o livro