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Aula 2 Antiguidade Oriental Aula 2 Antiguidade Oriental

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Apresentação em tema: "Aula 2 Antiguidade Oriental Aula 2 Antiguidade Oriental"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Antiguidade Oriental Aula 2 Antiguidade Oriental
Egito (3150 a.C a.C.) Mesopotâmia ( a.C. – 331 a.C.) Hebreus (Primeiras referências 1200 a.C) Fenícios (1500 a.C. a 300 a.C) Persas (1500.a.C – 333 a.C. Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Aula 2 Antiguidade Oriental

2 Aula 2 Antiguidade Oriental Necrópole de Gizé, um dos monumentos mais
emblemáticos do Antigo Egito. Segundo o Antigo Testamento, torre construída na Babilônia pelos descendentes de Noé, com a intenção de eternizar seus nomes. Aula 2 Antiguidade Oriental

3 Crescente Fértil Aula 2 Antiguidade Oriental

4 Aula 2 Antiguidade Oriental Busto do Faraó Akhenaton
, no Museu Egípcio, Cairo. Aula 2 Antiguidade Oriental

5 Aula 2 Antiguidade Oriental

6 Aula 2 Antiguidade Oriental
Secção do Livro dos Mortos no Papiro de Nani c a.C.–945 a.C A esfinge de Gizé, com a pirâmide de Quéfren atrás dela. Hórus Aula 2 Antiguidade Oriental

7 Anúbis Aula 2 Antiguidade Oriental

8 Aula 2 Antiguidade Oriental

9 Aula 2 Antiguidade Oriental

10 Aula 2 Antiguidade Oriental

11 Aula 2 Antiguidade Oriental

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13 Aula 2 Antiguidade Oriental

14 Aula 2 Antiguidade Oriental

15 Aula 2 Antiguidade Oriental

16 E Aula 2 Antiguidade Oriental
01. (FUND. CARLOS CHAGAS) No Novo Império Egípcio ( a. C.), a revolução promovida por  Amenófis IV (também chamado Akhnaton) teve grande significado porque consistiu na:   a) expulsão dos hicsos, povo semita que dominava o Egito desde o Antigo Império; b) unificação das diferentes províncias - nomos - evitando assim a fragmentação do Estado; c) realização de modificações na estrutura social do Egito, para eliminar as oligarquias agrárias; d) promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses; e) introdução de uma religião monoteísta, a fim de limitar a influência política dos sacerdotes. E Aula 2 Antiguidade Oriental

17 C Aula 2 Antiguidade Oriental
02. Os Estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e  peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:   a) se opunham ao politeísmo dominante na época; b) seus deuses, sempre prontos a castigar os pecadores, desencadearam o Dilúvio; c) depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado; d) construíram  túmulos em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade; e) os camponeses constituíam a categoria social inferior. Aula 2 Antiguidade Oriental

18 II Aula 2 Antiguidade Oriental
03. I.  No Egito Antigo, a agricultura era uma atividade privada.      II.  Os egípcios desenvolveram princípios arquitetônicos de grande uso nos tempos atuais.      III. O culto dos vegetais e objetos inanimados foi o mais intenso entre os egípcios. Aula 2 Antiguidade Oriental

19 I, II, III Aula 2 Antiguidade Oriental
04. I. Nenhuma civilização antiga encontrou-se, como a do Egito, em condições tão favoráveis para viver isolada e ao abrigo das influências estrangeiras.      II.  A monarquia de origem divina encontrou no Egito sua mais enérgica expressão e consequências mais extremas.      III. O felá era utilizado no Egito para todo tipo de trabalho, desde os campos do faraó ou dos templos até a construção de pirâmides. Aula 2 Antiguidade Oriental

20 E Aula 2 Antiguidade Oriental
05. (FAC. MED. AMIN) "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem.“ O trecho acima celebra:   a) o Egito, região quente e seca como o Saara; b) a crença numa vida de além-túmulo e as dores do parto; c) o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia; d) as nascentes desconhecidas do Rio Nilo; e) o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo degrande fertilidade. Aula 2 Antiguidade Oriental

21 Aula 2 Orientação: Antiguidade Oriental
Estudar a matéria: Antiguidade Oriental Fazer no mínimo 20 exercícios de múltipla escolha e10 dissertativos .* Resumo da aula na pasta – importante para memorização. Resumo do conteúdo da frente História Geral – Importante para organização. * (...)ou seguir a apostila de pré vestibular. Aula 2 Antiguidade Oriental


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