PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As palavras QUE e SE Funções e emprego
Advertisements

Colocação Pronominal Ilustrada
Exercícios com gabarito
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
O DIA DE HOJE.
Tempos compostos Diferença entre locução verbal e tempo composto Locuções verbais: vai querer saber; quero saber.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Classe Gramatical da palavra QUE
primitivo X derivado (piano X pianista)
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Orações Subordinadas Adverbiais
O que eu também não entendo
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
Colocação dos pronomes pessoais átonos
Professora: Raysa Ferreira
MURAL DA TAM Música: Imagine/John Lennon.
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo.
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos (me, te, lhe(s), se, nos, vos,o(s) e a(s) podem estar antes, no meio ou depois do verbo.
Profª.: Cristiane Soares e France Sampaio
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Profª Karen Neves Olivan
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
O pronome O pronome.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Estudo dos Pronomes Pessoais
Infinitivo Pessoal (Flexionado)
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Verbo Língua Portuguesa.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Futuro Imperfeito do Conjuntivo
Colocação pronominal.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
COLOCAÇÃO PRONOMINAL DOS PRONOMES OBLÍQUOS
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
colocação dos pronomes oblíquos
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Colocação dos pronomes oblíquos
Próclise Ênclise Mesóclise
Colocação Pronominal Prof-OLAVO MARTINS.
Este texto foi anexado no mural de comunicação interna da United Airlines, um dia após o atentado terrorista, pelo esposo de uma das aeromoças mortas.
C O L O C A Ç Ã O P R O N O M I N A L PRONOME OBLÍQUO ÁTONO ME TE SE
Colocação Pronominal 8º ano.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profa. Patrícia 3º EM.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
Laboratório da Língua Classes de Palavras
Período Composto.
O DIA DE HOJE.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Progressão automática. Progressão automática.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Colocação Pronominal Quem me telefonou ontem? Pronome antes do verbo
colocação dos pronomes oblíquos
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
Transcrição da apresentação:

PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR

COLOCAÇÃO PRONOMINAL PRÓCLISE – ANTES DO VERBO Isso não se faz. Isso não se faz. MESÓCLISE – MEIO DO VERBO Chamar-me-iam de louco. Chamar-me-iam de louco. ÊNCLISE – DEPOIS DO VERBO Quero-lhe muito bem. Quero-lhe muito bem.

PRÓCLISE 1) Ocorrerá quando antes do verbo houver, na oração, palavras que possam o pronome. 1) Ocorrerá quando antes do verbo houver, na oração, palavras que possam atrair o pronome. A) PALAVRAS DE SENTIDO NEGATIVO Não o maltratei. Nunca se queixa de nada.

B) CONJUNÇÃO NEM Não ouviu o que o outro lhe disse nem lhe viu a cara. Não ouviu o que o outro lhe disse nem lhe viu a cara. Passa por aqui e nem se demora para saber da família. Passa por aqui e nem se demora para saber da família.

C) PRONOMES INDEFINIDOS Tudo se acaba. Tudo se acaba. Todos o mantiveram calado. Todos o mantiveram calado. Nada me consolou nesse dia. Nada me consolou nesse dia.

D) PRONOMES RELATIVOS Há pessoas que nos querem muito bem. Há pessoas que nos querem muito bem. Conheces a mulher por quem te apaixonaste. Conheces a mulher por quem te apaixonaste.

E) CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS SUBORDINATIVAS Aproximou-se, quando nos viu. Aproximou-se, quando nos viu. Embora lhe pedisse, nada trouxe. Embora lhe pedisse, nada trouxe. É justo que o ampares É justo que o ampares

F) ADVÉRBIOS Já se abriram as portas. Aqui se trabalha de verdade. Aqui se trabalha de verdade. Mais se aprende vendo do que ouvindo. Mais se aprende vendo do que ouvindo.

G) CONJUNÇÕES COORDENATIVAS ADITIVAS OU ALTERNATIVAS Não só nos manteve afastados, como também nos repreendeu. Não só nos manteve afastados, como também nos repreendeu. Ou te inscreves no concurso, ou te esqueces do prêmio. Ou te inscreves no concurso, ou te esqueces do prêmio.

H) PREPOSIÇÃO EM, SEGUIDA DE GERÚNDIO Em se tratando de computdor, entendo do assunto. Amanhã, em se somando novos recursos, seremos mais fortes.

OBSERVAÇÕES 1. Mesmo havendo distância entre a palavra atrativa e o pronome, continua a próclise: Nunca o excelentíssimo senhor Bragança se irritou daquela forma. Nunca o excelentíssimo senhor Bragança se irritou daquela forma. 2. Se houver pausa depois do advérbio ou de palavra negativa, prevalecerá a ênclise. Depois, vai-se de canoa até os Confins. Depois, vai-se de canoa até os Confins. Não, disse-lhe a mulher revoltada. Não, disse-lhe a mulher revoltada.

2) ORAÇÕES INTERROGATIVAS (Iniciadas por palavra interrogativa) Quem me dará um beijo? Quem me dará um beijo? Por que vos entristeceu? Por que vos entristeceu? Quem se apresentará primeiro Quem se apresentará primeiro

3) ORAÇÕES EXCLAMATIVAS (Iniciadas por palavra exclamativa) Quanto nos custa dizer a verdade! Como te iludes com ele! Como te iludes com ele! Como te amo, meu querido! Como te amo, meu querido!

4) ORAÇÕES OPTATIVAS (Quando não iniciadas pelo verbo) Deus o guarde! Os céus te favoreçam! Que a terra lhe seja leve!

USO FACULTATIVO DE PRÓCLISE 1. Com pronomes pessoais Eu lhe obedeço Eu lhe obedeço Eu obedeço-lhe Eu obedeço-lhe Ele me avisou sobre a prova. Ele me avisou sobre a prova. Ele avisou-me sobre a prova. Ele avisou-me sobre a prova.

Utiliza-se : 1) Quando verbo se encontra no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Realizar-se-á uma grande obra. Realizar-se-á uma grande obra. Abraçar-te-ei por mais essa vitória. Abraçar-te-ei por mais essa vitória. MESÓCLISE

2) Quando antes do verbo não há palavra que exija a próclise. Encontrar-se-iam pela manhã. Encontrar-se-iam pela manhã. Havendo palavra atrativa, impõe-se a próclise. Havendo palavra atrativa, impõe-se a próclise. Não lhe pedirei nada Não lhe pedirei nada

OBSERVAÇÃO De modo algum haverá ênclise com o verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito do modo indicativo. De modo algum haverá ênclise com o verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito do modo indicativo. Ex: dir-lhe-ei, far-se-ia, chamá-lo-ia Ex: dir-lhe-ei, far-se-ia, chamá-lo-ia

ÊNCLISE 1. Em frase iniciada por verbo (que não seja no futuro), uma vez que não se inicia oração com pronome átono: Aproximou-se da jovem atraente. Aproximou-se da jovem atraente. Justificou-nos a sua ausência à reunião.

2. Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo: Convide-as para jantar. Convide-as para jantar. Deixe-o sobre a mesa. Deixe-o sobre a mesa.

3. Quando o verbo no gerúndio não vier precedido da preposição em: Saiu, olhando-me nos olhos. Saiu, olhando-me nos olhos. Nada falou, deixando-nos tristes. Nada falou, deixando-nos tristes.

4. Junto a infinitivo impessoal, precedido da preposição a, com os pronomes: o, a, os, as: Todos corriam a ouvi-lo Junto a infinitivo pessoal, regido de preposição, usa-se a próclise. Junto a infinitivo pessoal, regido de preposição, usa-se a próclise. Repreendi-os por se queixarem muito.

COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS EM TEMPOS COMPOSTOS VERBO AUXILIAR + PARTICÍPIO VERBO AUXILIAR + PARTICÍPIO O pronome átono junta-se ao verbo auxiliar e jamais ao particípio, podendo ocorrer, de acordo com as regras estudadas, a próclise, a ênclise e a mesóclise: O pronome átono junta-se ao verbo auxiliar e jamais ao particípio, podendo ocorrer, de acordo com as regras estudadas, a próclise, a ênclise e a mesóclise: Os amigos o tinham prevenido. Os amigos o tinham prevenido. Os amigos tinham-no prevenido. Os amigos tinham-no prevenido. Ter-lhe-ia sido nocivo aquele remédio? Ter-lhe-ia sido nocivo aquele remédio?

COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS EM LOCUÇÕES VERBAIS 1) Verbo auxiliar + infinitivo 2) Verbo auxiliar + prep. + infinitivo 3) Verbo auxiliar + gerúndio Podem estar em próclise, ênclise ou mesóclise, ora ao verbo auxiliar, ora à forma nominal. Podem estar em próclise, ênclise ou mesóclise, ora ao verbo auxiliar, ora à forma nominal.

1) VERBO AUXILIAR + INFINITIVO Devo calar-me. Devo-me calar. Devo me calar. (tipicamente brasileira) Não os mandei entrar.

2) VERBO AUX. + PREP. + INFINITIVO Há de costumar-se. Há de se acostumar. Não se há de acostumar. Deixou de visitá-lo. Deixou de o visitar. Não o deixou de visitar. Não deixou de visitá-lo. Não deixou de o visitar.

3. VERBO AUXILIAR + GERÚNDIO Esta idéia me foi surgindo. A imagem dela vai-se delineando. Seus amigos estavam preparando-lhe uma festa surpresa.

ATENÇÃO 1.Nos tempos compostos ou nas locuções verbais quando se verifcar alguma das condições que determinam a próclise, o pronome fica antes do verbo. Hoje se ficou sabendo o resultado. Jamais nos deixou sair sozinha. Ninguém se havia preparado para enfrentar a tempestade.