ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

Estatística do 3.º Período Biblioteca Escolar
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de.
QUEBRANDO A CUCA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
A razão como comparação
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Medidas de Posição e Dispersão
Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão oral matemática; Leitura.
SARESP 2008 Escala de Proficiência
FUNÇÃO MODULAR.
Números inteiros.
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Revisão de Potências de dez,
* DESEMPENHO ESCOLAR DOS EX-ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO A FREQUENTAR A ESCOLA SECUNDÁRIA DONA MARIA (2010/2011) - Análise comparativa.
“O ENSINO DA GEOMETRIA NO 1º CICLO”
Resposta de freqüência de um compensador por avanço de fase
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
ESTATÍSTICA.
Renda até 2 SM.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
U S R M UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY EM MATOSINHOS ARMES
30 de janeiro de 2013 EB1 Afonsoeiro Funcionamento dos Ninhos Projeto Alicerces.
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Reflexão – dados quantitativos e qualitativos da
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
Dulce Pereira Cristina Raimundo Marisa Costa 10 julho 2013.
Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Simetria de reflexão e simetria de rotação
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Simples.
Salas de Matemática.
Geometria da compensação por avanço de fase
2 Campo Elétrico Livro texto:
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
Conjuntos dos números racionais (Q)
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
Conselho Pedagógico 14/01/09 Análise Estatística das Classificações do 1º Período (08/09) E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires.
ESCOLA BÁSICA 2,3 AMADEU GAUDÊNCIO NAZARÉ
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
“Relatório de autoavaliação o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo, à avaliação das.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Secretariado de Exames
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
ProfªMárcia Regina Berbetz Conte
Rafael Felipe Sawitzki
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO Novembro de 2012.
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305)
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1 ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2012/2013 António Gaspar Marta Procópio

Introdução A avaliação de matemática tem por base os resultados da primeira fase das provas finais de matemática de 2013 e da avaliação interna do agrupamento de escolas, no ano letivo 2012/2013. Além de uma avaliação global, é também apresentada uma análise por tema matemático: números e operações, geometria e medida e organização e tratamento de dados. É ainda feita uma comparação do sucesso deste ano letivo com o do ano letivo anterior.

A prova final de matemática 2013 Tabela B – Distribuição das questões da prova final por tema matemático

Resultados da prova final de matemática 2013 Temas Sucesso Insucesso Números e operações 74,5% 25,5% Geometria e medida 46,2% 53,8% Organização e tratamento de dados 77,4% 22,6% Quadro 1 – Posicionamento dos resultados da prova final de matemática 2013, do agrupamento de escolas Da análise do Quadro 1 conclui-se há menor sucesso escolar no tema Geometria e Medida. A maioria das turmas com 4.º ano(8 em 14 turmas) obteve mais de 50% de níveis inferiores a 3 neste tema.

Avaliação externa por temas Tabela C – Distribuição dos resultados da prova final de matemática 2013 por tema matemático

Avaliação Externa Números e Operações Sucesso Insucesso 74,5% 25,5% A taxa de sucesso situa-se no nível 4 52% de representatividade (13 questões) 38% das questões são de resolução de problemas

Avaliação Externa Organização e Tratamento de Dados Sucesso Insucesso 77,4% 22,6% A taxa de sucesso situa-se no nível 4 12% de representatividade (3 questões) 33% das questões são de resolução de problemas

Avaliação Externa Geometria e Medida Sucesso Insucesso 46,2% 53,8% A taxa de sucesso situa-se no nível 2 36% de representatividade (9 questões) 22% das questões são de resolução de problemas

A prova final de matemática 2013 Tabela D – Distribuição das questões da prova final por categoria

A prova final de matemática 2013 Tabela E – Distribuição das questões da prova final por categoria

Geometria RP

Geometria RC

Geometria RC

Medida EM

Medida RC

Geometria RC

Geometria RC

Geometria EM

Medida RP

Qual a razão do insucesso em Geometria?

RP Resposta mais frequente O Hugo tem razão porque as figuras A, B e C têm o mesmo perímetro e a mesma área.

Resposta mais frequente RC Resposta mais frequente Não leem? Consideram que é para desenhar uma figura com um eixo de simetria?

Respostas mais frequentes RC Falta de conhecimento. reto ou obtuso Respostas mais frequentes

EM Falta de conhecimento aleada à prática. x x Resposta mais frequente

Resposta mais frequente RC Não leem? Resposta mais frequente

Resposta mais frequente RC Resposta mais frequente x Metade da pontuação Não leem?

Resposta mais frequente RC Não leem? Resposta mais frequente Zero pontos

Falta de visualização espacial. EM Falta de visualização espacial. x

Falta de conhecimento em números e operações e não em medida. RP Falta de conhecimento em números e operações e não em medida. Não compreenderam que é o sextuplo de 4.

Tabela A – Comparação da avaliação interna com a avaliação externa Conclusão Na generalidade os resultados deste ano foram bastante positivos. Tabela A – Comparação da avaliação interna com a avaliação externa

Conclusão Comparativamente ao ano letivo anterior, o sucesso na valiação externa, aumentou em todos os temas matemáticos. O sucesso global aumentou em 10%. Temas Sucesso 2011/2012 Sucesso 2012/2013 Números e Operações 46% 75% Geometria e Medida 38% Organização e Tratamento de Dados 42% 77% Global 45% 65%

Conclusão A percentagem de níveis negativos deslocaram-se para os niveis positivos, sobretudo para o nível 4 (aumento de 12%).

Conclusão Comparativamente ao ano letivo anterior, o sucesso global na avaliação interna, diminuiu em 2%. Sucesso 2011/2012 Sucesso 2012/2013 Global 98% 96% Porém, a percentagem de níveis 4 aumentou em 10%. O sucesso global interno melhorou.