ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1 ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2012/2013 António Gaspar Marta Procópio
Introdução A avaliação de matemática tem por base os resultados da primeira fase das provas finais de matemática de 2013 e da avaliação interna do agrupamento de escolas, no ano letivo 2012/2013. Além de uma avaliação global, é também apresentada uma análise por tema matemático: números e operações, geometria e medida e organização e tratamento de dados. É ainda feita uma comparação do sucesso deste ano letivo com o do ano letivo anterior.
A prova final de matemática 2013 Tabela B – Distribuição das questões da prova final por tema matemático
Resultados da prova final de matemática 2013 Temas Sucesso Insucesso Números e operações 74,5% 25,5% Geometria e medida 46,2% 53,8% Organização e tratamento de dados 77,4% 22,6% Quadro 1 – Posicionamento dos resultados da prova final de matemática 2013, do agrupamento de escolas Da análise do Quadro 1 conclui-se há menor sucesso escolar no tema Geometria e Medida. A maioria das turmas com 4.º ano(8 em 14 turmas) obteve mais de 50% de níveis inferiores a 3 neste tema.
Avaliação externa por temas Tabela C – Distribuição dos resultados da prova final de matemática 2013 por tema matemático
Avaliação Externa Números e Operações Sucesso Insucesso 74,5% 25,5% A taxa de sucesso situa-se no nível 4 52% de representatividade (13 questões) 38% das questões são de resolução de problemas
Avaliação Externa Organização e Tratamento de Dados Sucesso Insucesso 77,4% 22,6% A taxa de sucesso situa-se no nível 4 12% de representatividade (3 questões) 33% das questões são de resolução de problemas
Avaliação Externa Geometria e Medida Sucesso Insucesso 46,2% 53,8% A taxa de sucesso situa-se no nível 2 36% de representatividade (9 questões) 22% das questões são de resolução de problemas
A prova final de matemática 2013 Tabela D – Distribuição das questões da prova final por categoria
A prova final de matemática 2013 Tabela E – Distribuição das questões da prova final por categoria
Geometria RP
Geometria RC
Geometria RC
Medida EM
Medida RC
Geometria RC
Geometria RC
Geometria EM
Medida RP
Qual a razão do insucesso em Geometria?
RP Resposta mais frequente O Hugo tem razão porque as figuras A, B e C têm o mesmo perímetro e a mesma área.
Resposta mais frequente RC Resposta mais frequente Não leem? Consideram que é para desenhar uma figura com um eixo de simetria?
Respostas mais frequentes RC Falta de conhecimento. reto ou obtuso Respostas mais frequentes
EM Falta de conhecimento aleada à prática. x x Resposta mais frequente
Resposta mais frequente RC Não leem? Resposta mais frequente
Resposta mais frequente RC Resposta mais frequente x Metade da pontuação Não leem?
Resposta mais frequente RC Não leem? Resposta mais frequente Zero pontos
Falta de visualização espacial. EM Falta de visualização espacial. x
Falta de conhecimento em números e operações e não em medida. RP Falta de conhecimento em números e operações e não em medida. Não compreenderam que é o sextuplo de 4.
Tabela A – Comparação da avaliação interna com a avaliação externa Conclusão Na generalidade os resultados deste ano foram bastante positivos. Tabela A – Comparação da avaliação interna com a avaliação externa
Conclusão Comparativamente ao ano letivo anterior, o sucesso na valiação externa, aumentou em todos os temas matemáticos. O sucesso global aumentou em 10%. Temas Sucesso 2011/2012 Sucesso 2012/2013 Números e Operações 46% 75% Geometria e Medida 38% Organização e Tratamento de Dados 42% 77% Global 45% 65%
Conclusão A percentagem de níveis negativos deslocaram-se para os niveis positivos, sobretudo para o nível 4 (aumento de 12%).
Conclusão Comparativamente ao ano letivo anterior, o sucesso global na avaliação interna, diminuiu em 2%. Sucesso 2011/2012 Sucesso 2012/2013 Global 98% 96% Porém, a percentagem de níveis 4 aumentou em 10%. O sucesso global interno melhorou.