GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segunda guerra mundial
Advertisements

Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
Ascensão do Nazi-fascismo
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
A ERA ESTALINISTA NA URSS
Nazismo e Fascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
No governo de Napoleão III, a França se envolveu em uma série de conflitos que marcaram o período por grandes dificuldades financeiras. No fim do século.
SEGUNDA GUERRA CAUSAS: TRATADO DE VERSALHES ASCENÇÃO NAZI-FASCISTA
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
Projetos ideológicos e conflitos políticos
Primeiro reinado 1822: D. Pedro realiza a independência do Brasil em 7 de setembro de D. Pedro passa de príncipe regente a imperador e seu período.
MONARQUIA ABSOLUTISTA E PARLAMENTAR
IMPÉRIO CAROLÍNGIO CAPÍTULO 1 Da página 11 até 23.
SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais,
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
INDEPENDÊNCIA – AMÉRICA INGLESA
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
EXPANSÃO BURGUESA CAPÍTULO 1 PÁGINAS: 11 ATÉ 22.
Estados Totalitários Século XX.
A ERA VARGAS ( ) *GOVERNO PROVISÓRIO ( )
A II GUERRA MUNDIAL
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
O Fascismo na Península ibérica
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
2ª Guerra Mundial.
II Guerra Mundial.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
Cordão Sanitário. Cordão Sanitário * Na Europa, a crise do liberalismo foi combatida com a organização de Estados forte, com alta concentração de poderes.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Era Vargas.
Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
A Era Napoleônica ( ).
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
IMAGENS DO ANTI-SEMITISMO ALEMÃO:
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Consequências da Segunda Guerra Mundial
Rússia- Pré revolucionária
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
Revolução Russa Rússia.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
Uma história de resistência
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
 Proposta do Capítulo: saber um pouco mais sobre a “Era dos Extremos”.  Assuntos estudados nesse Capítulo: - O impacto da Primeira Guerra Mundial -
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

GUERRA CIVIL ESPANHOLA Na Espanha durante entre as décadas de 1920 e 1930 havia uma polarização política muito forte. CONSERVADORES X REPUBLICANOS CONSERVADORES: eram adeptos do Fascismo (regime autoritário).

REPUBLICANOS: eram socialistas, anarquistas e comunistas que defendiam mudanças econômicas e sociais. 1936: nas eleições desse ano CONSERVADORES e REPUBLICANOS (Frente popular) disputaram o poder. A Frente Popular venceu as eleições, mas os conservadores não aceitaram o resultado e iniciaram um golpe militar pelo general Francisco Franco.

O golpe militar deu origem a uma guerra civil que durou de 1936 a 1939. Francisco Campos e os militares receberam ajuda do governo fascista italiano – mais de 70 mil soldados italianos, armamentos e aviões. Apoio do governo alemão (nazismo) – armas, munições e apoio militar. Os nazistas realizaram bombardeios aéreos sobre as cidades controladas pelos republicanos.

Os golpistas (Franco e os militares) controlavam diversas áreas do território espanhol. Promoviam fuzilamentos em massa. Determinaram o estado de sítio: podiam dissolver reuniões públicas, invadir sindicatos e sedes de organizações de esquerda (“contrárias”).

Os republicanos tiveram o apoio da União Soviética – fornecimento de caminhões, tanques, armas e aviões. O governo soviético incentivou a formação das Brigadas Internacionais – 45 mil combatentes (operários e intelectuais voluntários de vários países). Os republicanos “promoveram” o fuzilamento de militares e de membros da elite econômica espanhla.

REGIME FRANQUISTA Os franquistas avançaram rapidamente sobre as áreas controladas pelos republicanos. Superioridade militar devido ao apoio recebido dos governos italiano e alemão. Os republicanos não tinham um poder centralizado e bem organizado (socialistas, comunistas e anarquistas).

Os franquistas venceram a guerra civil e instalaram um governo ditatorial, Francisco Franco. O regime autoritário tinha o apoio de autoridades da Igreja, grupos de empresários ligados às finanças, à indústria, ao comércio e a agricultura. s Os franquistas passaram a exercer o controle sobre a educação, os sindicatos, os meios de comunicação e os órgãos de segurança.

Estima-se que entre 400 mil e 1 milhão de espanhóis tenham morrido durante essa guerra que durou três anos.

Referências Bibliográficas Toledo, Eliete; Dreguer, Ricardo. História. Editora: Atual. São Paulo, 2009. Projeto Araribá - História. Editora: Moderna. São Paulo, 2007. Campos, Flavio de; Miranda, Renan Garcia. A Escrita da História. Editora: Escala Educacional. São Paulo, 2005. Cotrim, Gilberto. História global e geral. Editora: Saraiva. São Paulo, 2007.

IMAGENS Todas as imagens dessa apresentação estão disponíveis no site de busca Google.