A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ERA ESTALINISTA NA URSS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ERA ESTALINISTA NA URSS"— Transcrição da apresentação:

1 A ERA ESTALINISTA NA URSS
JARV 2007|2008

2 A era estalinista Lenine morre em 1924; Estaline: põe fim à NEP;
Colectivização e Nacionalização dos meios de produção; Planificação da Economia: definição de objectivos de produção = Planos Quinquenais.

3 Os Planos Quinquenais 1º plano: indústrias pesada, eléctrica e
Duração: 5 anos, aproximadamente. 1º plano: indústrias pesada, eléctrica e nos transportes; 2º plano: indústrias alimentar e têxtil; 3º plano: indústrias químicas e siderúrgicas (interrompida com a 2ª Guerra Mundial)

4 Na agricultura O domínio da agricultura foi organizada em:
Sovkhozes – Propriedades do Estado exploradas por camponeses assalariados; Kolkhozes – Cooperativas de produção agrícola exploradas em comum pelos camponeses. Os Kulaks (antigos proprietários das terras) vão destruir colheitas e a produção e vão ser enviados para campos de concentração (na Sibéria).

5 A violência totalitária
Controlo do partido Comunista e por Estaline; Culto da Personalidade; Uso indiscriminado de propaganda (jornais, rádio, literatura, cinema e cartazes) a enaltecer as obras do regime e da figura de Estado – Estaline; Feroz perseguição, tortura, deportação e eliminação aos opositores políticos: artistas, kulakes, escritores, cientistas, militantes e funcionários do partido, etc – clima de terror; Utilização de polícia política: a Tcheca e KGB

6 A Guerra Civil de Espanha

7 Espanha: a vitória republicana
Em 1923, o rei Afonso XIII convida o general Primo de Rivera a formar governo, impondo uma ditadura militar, até 1930; A vitória republicana nas eleições ditou o fim da ditadura militar e o exílio do rei e do general Rivera para Marrocos; Em 1936, a Frente popular, comandada por coligações de esquerda (socialistas, anarquistas e comunistas), vencem as eleições – iniciam-se o caos e a tragédia contra os conservadores e a igreja; Assassinato de Calvo Sotelo, líder do partido monárquico.

8 A guerra civil ( ) Em 1936, o general Franco, (combatente em Marrocos), chefiou uma sublevação militar contra o poder republicano, iniciando uma luta que irá provocar uma guerra civil, entre nacionalistas e republicanos F. Franco – o “Caudilho”

9 As forças de apoio na guerra civil de Espanha - internas
Os Nacionalistas, de direita e fascistas, eram apoiados, pelos conservadores, pelos monárquicos, pelos falangistas*, pelas forças da igreja católica e pelo exército, incluíndo os destacamentos de Marrocos. * Falangistas: movimento de direita, fundado por Primo de Rivera, em 1933

10 As forças de apoio na guerra civil de Espanha - internas
Os republicanos eram apoiados pelas: forças da frente popular: comunistas, anarquistas e socialistas; da marinha espanhola; dos operários; das frentes nacionalistas bascas e catalãs (estas províncias, defensoras de independência e separação política)

11 As forças de apoio na guerra civil de Espanha - externas
A nível externo: Os Nacionalistas eram apoiados pela Legião Azul (Itália fascista), pela Legião Condor (Alemanha nazi) e indirecta e discretamente por Portugal, no controlo de fugitivos junto às fronteiras e prisão de desertores. Os republicanos, tinham ajuda das chamadas Brigadas Internacionais: França, Inglaterra e alguns pequenos contingentes dos EUA e, com armamento e dinheiro da força soviética (comunista).

12 A Guerra Civil Espanhola
As forças franquistas tiveram um apoio significativo da Alemanha, esta que aproveitou o conflito interno espanhol para testar o seu armamento e material bélico, nomeadamente no que toca à aviação – Legião Condor. A Guerra Civil durou 3 anos, onde se verificou um saldo desastroso de mortos e dezenas de cidades destruídas. O caso mais célebre, a cidade basca de Guernica Acerca desta cidade, Ernest Hemingway escreveu uma obra intitulada: “Por Quem os Sinos Dobram”

13

14 Propaganda das forças Franquistas/ Nacionalistas Republicanos


Carregar ppt "A ERA ESTALINISTA NA URSS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google