A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regimes autoritários nos anos 30

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regimes autoritários nos anos 30"— Transcrição da apresentação:

1 Regimes autoritários nos anos 30
O Fascismo Está um trabalho razoável, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Enunciaram os princípios do Fascismo mas não os caracterizaram. Existe demasiada informação nalguns slides e informações essenciais não aparecem. Poderias ter dado exemplos mais concretos. Não se justifica num trabalho de pesquisa deste tipo, não existir uma imagem!

2 As ideias Fascistas O fascismo tem oitos ideias características principais que são: Podiam ter sido aqui indicadas as 8 ideias e nos diapositivos seguintes explicadas.

3 Nacionalismo: Apenas a raça, ideologia e costumes do país são dignas e válidas, existe um desrespeito por outras raças criando conflitos.

4 Ideologia Oficial: Existe um controle da publicidade, edição de jornais, revistas, livros, cinema e da rádio para uma propaganda a favor do Estado (não existe liberdade de expressão).

5 Imperialismo: A disposição dos Estados mais fortes para dominar económica e politicamente os países mais fracos.

6 Militarismo: O uso da força militar para o controle da oposição fascista. O movimento “camisas negras” defendia o estado. As crianças tinham treino militar e eram educadas na ideologia fascista.

7 Corporativismo: Forma de organizações agrupando tanto patrões como operários. Os seus inimigos eram a democracia e o comunismo, pretendia conflitos sociais.

8 Totalitarismo: O Estado e superior aos interesses do povo. O Estado a cima de tudo. “ Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.”

9 Culto da Personalidade:
Considerava-se o tratava-se o Chefe como um deus.

10 Autoritarismo: O Governo esta a cima de qualquer movimento popular.

11 Mussolini - Duce Benito Mussolini ( ) foi o chefe de um partido político de extrema direita apoiado por um pequeno grupo de políticos: Partido Nacional Fascista. Esse partido usava a violência como principal arma aos militantes de extrema esquerda e participava nas greves. Está um trabalho razoável, referiste os princípios do Fascismo e caracterizaste-os correctamente. As causas da subida ao poder da extrema direita não são explicitadas. Poderiam ter dados outros exemplos mais concretos. Imagens e cor apropriadas, sendo que não deveriam ter escrito tudo em maiúsculas. Boas sugestões de vídeos. Parabéns.

12 A Subida ao poder Após um período de grandes perturbações políticas e sociais, período em que alcançou grande popularidade, guindou-se a chefe do partido (Duce), e em 1922 organizou a famosa marcha sobre Roma, um golpe de propaganda. O próprio Mussolini nem sequer esteve presente, tendo chegado de comboio. Usando as suas milícias (chamadas de ‘camicia nera’, camisas negras) para instigar o terror e combater abertamente os socialistas, conseguiu que os poderes investidos o nomeassem para formar governo. Foi nomeado Primeiro Ministro pelo rei Vítor Manuel III, alcançando a maioria parlamentar e, consequentemente, poderes absolutos na governação do país.

13 O Partido Fascista Em 1919, fundou os Fasci Italiani di Combatimento, organização que originaria, mais tarde, o Partido Fascista. Baseando-se numa filosofia política teoricamente socialista, conseguiu a adesão dos militares descontentes e de grande parte da população, alargou os quadros e a dimensão do partido.

14 Hitler – Führer Adolfo Hitler ( ) (Führer - significado é Guia) fundou o partido NAZI, a pequena e a média burguesia, operariado e desempregados apoiavam o seu partido. O seu sonho era conseguir entrar na Academia de belas artes, sem compridos os seus objectivos viveu na rua até ser admitido no exército Alemão. Participou com um posto de cabo na 1º Guerra, tendo sido ferido em combate.

15 Hitler- Frütrer Em 1921, assumiu a chefia do Partido Partido-Nacionalista e colaborou, logo em 1923, uma tentativa tomada ao poder. Fracassado esse golpe, foi, condenado a 5 anos de prisão. Tento comprido só 6 meses de pena. Nos quais escreveu o seu conhecido livro Mein-Kampf em que exponha as suas teorias racistas e anti-semitas.

16 Subida ao Poder O Partido NAZI teve um grande crescimento, tanto em número de militares como eleitores. Nas eleições de 1932, o partido NAZI foi o mais votado. O presidente da republica nomeou Hitler a Chanceler da Alemanha.

17 Trabalho elaborado por:
Bárbara Rafaela nº5


Carregar ppt "Regimes autoritários nos anos 30"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google