A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo

2 Regimes Totalitários de Direita
OS FASCISMOS Regimes Totalitários de Direita

3 TOTALITARISMO “Regime Político em que o Estado é mais importante que o indivíduo, o cidadão. Em nome dos interesses do Estado, os governantes passam a controlar, de forma absoluta, os diversos setores da sociedade, intervindo nos meios de comunicação, nos órgãos de segurança, nos sindicatos, etc. Esse tipo de atuação leva ao fim da democracia liberal e da liberdade de expressão”

4 FATORES: 1) CRISES: Anos 20 – Pós 1ª Guerra – Itália
Anos 30 – Grande Depressão – Alemanha 2) BURGUESIA X SOCIALISMO

5 CARACTERÍSTICAS 1) NACIONALISMO EXALTADO 2) ANTI-LIBERALISMO
3) ANTI-SOCIALISMO 4) UNIPARTIDARISMO 5) LIDERANÇA CARISMÁTICA 6) MILITARISMO 7) ROMANTISMO 8) AUTORITARISMO 9) RACISMO 10) IRRACIONALISMO

6 SLOGANS FASCISTAS "Quem tem aço tem pão!“
"Nada jamais foi ganho na história sem derramamento de sangue!“ É melhor um dia de leão do que cem anos de carneiro!“ “Um minuto no campo de batalha vale por uma vida inteira de paz!"

7 O FASCISMO ITALIANO “Criamos o nosso mito. O mito é uma fé, uma paixão. Não é preciso que seja uma realidade (...). O nosso mito é a nação, o nosso mito é a grandeza da nação” (Benito Mussolini)

8 “SEMPRE SÉRIO. SEMPRE JOVEM.
BENITO MUSSOLINI “SEMPRE SÉRIO. SEMPRE JOVEM. SEMPRE TRABALHANDO.”

9 “CRER, OBEDECER E COMBATER”
“MUSSOLINI SEMPRE TEM RAZÃO”

10 “FASCIO DI COMBATIMENTO”

11 FASCISMO ITALIANO: FATORES: Poucas compensações territoriais;
Gastos Militares de US$15 bilhões 500 mil mortos, 700 mil feridos; Inflação, Desemprego Aumento no custo de vida Queda na produção industrial Contínuas greves e ausência de mercado externo

12 ASCENÇÃO DO FASCISMO NA ITÁLIA
1919: Fundação do Partido Fascista Esquadras: Camisas Negras 1921: Mussolini Deputado Outubro/1922: MARCHA SOBRE ROMA 1925: Mussolini DUCE 1929: Tratado de Latrão (Mussolini e o Papa Pio XI – Criação da cidade-estado do Vaticano)

13 Juventude Fascista Discurso do Duce

14 PROPAGANDA FASCISTA

15 PROPAGANDA FASCISTA

16 CORPORATIVISMO “Assembléia de representantes de associações patronais e de sindicatos de trabalhadores. O Estado Corporativo deveria buscar a harmonização dos interesses conflitantes do capital e do trabalho dentro dos quadros das corporações (apaziguamento das lutas de classe)”

17 FASCISMO ALEMÃO (NAZISMO)

18 NAZISMO – FATORES: Humilhações do Tratado de Versalhes
Catastrófica inflação após a 1ª Guerra (em 1923 um dólar valia dois trilhões e meio de marcos) Militarismo Receio do Comunismo Efeitos da Crise de 1929 – Fim do Plano Dawes

19 ADOLF HITLER

20 ASCENÇÃO DO NAZISMO 1919: Fundação do Partido Fascista Alemão
1920: Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães Seções de Assalto: SA – “Camisas Pardas” 1923: PUTSCH DE MUNIQUE “MEIN KAMPF” (Minha Luta)

21 “[...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.” (Adolf Hitler – Mein Kampfk)

22 1924 – 1929: Recuperação Econômico-Financeira da Alemanha (Plano Dawes) e atuação do Ministro da Propaganda Nazista Joseph Goebbels 1932: Eleições Presidenciais – Mal. Hinderburg X Hitler (vitória de Hindenburg) Hitler forma uma coalização governamental assumindo o cargo de chanceler 1933: Incêndio do Reichstag

23 Atuação da SA, SS e GESTAPO: censura, perseguições, terror policial;
1934: Morte do Mal. Hindenburg; HITLER: Chanceler e Presidente FÜHRER (Guia) Fundação do III Reich Alemão

24 Ministro de Propaganda Nazista Joseph Goebbells

25 PROPAGANDA NAZISTA

26

27

28 HITLER E EVA BRAUN

29 HITLER E MUSSOLINI

30 VOLKSWAGEN (Carro do Povo)

31 FIM


Carregar ppt "HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google