A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:"— Transcrição da apresentação:

1 Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939).
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas: Nacionalismo extremado (xenófobo). Totalitarismo. Militarismo. Anticomunismo. Antiliberalismo. Unipartidarismo. Culto ao líder.

2 Propaganda governamental.
Educação dirigida. Corporativismo (F). Racismo (N). Expansionismo territorial (N). Causas Gerais: Crise do pós-1ª Guerra Mundial. Crise de 29 Crescimento dos partidos socialistas (medo da burguesia). Revanchismo.

3 PRINCIPAIS DITADORES FASCISTAS:
HITLER ALEMANHA FRANCO ESPANHA MUSSOLINI ITÁLIA SALAZAR PORTUGAL

4 IDEOLOGIAS EM CHOQUE: PROPAGANDA COMUNISTA PROPAGANDA FASCISTA

5 O Fascismo italiano: Itália pós-1ª Guerra Mundial: Monarquia parlamentar com vários problemas, entre eles, dívidas, desemprego e inflação. Crescimento dos grupos socialistas nas eleições. Surgimento dos “Fascio de Combate” (1919): Grupo de combatentes liderados por Benito Mussolini, que afirmava defender a ordem e a grandeza da Itália. Reprimia movimentos populares sociais com extrema violência. Formavam tropas fardadas de preto, tendo o apelido de “Camisas Negras”.

6 1922: Marcha sobre Roma: 50 mil camisas negras marcham exigindo a colocação de Mussolini no poder.
Mussolini assume o poder e implanta ditadura. É chamado de “Duce”. 1929: Tratado de Latrão – criação do Estado do Vaticano, que dá ao governo de Mussolini o reconhecimento e apoio da Igreja Católica. Perseguição de opositores (especialmente comunistas), fechamento de partidos, controle do ensino e comunicações, ênfase no patriotismo e treinamento físico, criação de obras públicas e incentivo a agricultura.

7 Alemanha pós 1ª-Guerra Mundial: República de Weimar (parlamentar).
O Nazismo alemão: Alemanha pós 1ª-Guerra Mundial: República de Weimar (parlamentar). Tratado de Versalhes. Dívidas de guerra. Necessidade de reconstrução. Crise econômica. Fome, miséria, desemprego. Hiperinflação (chegando a 32400% ao mês!). Crescimento dos grupos socialistas nas eleições. Adolf Hitler CRISE ABALA ALEMÃES

8 Hitler é preso “Mein Kampf” (Minha Luta) Princípios básicos do nazismo anti-semitismo (perseguição aos judeus)

9 Busca por conquistas territoriais (“Espaço Vital”).
Não cumprimento do Tratado de Versalhes; 1932: Com a crise de 29, os nazistas se fortalecem, e conquistam 1/3 do parlamento alemão (Reichstag). 1933: Hitler é nomeado 1º ministro. 1934: Hitler é nomeado “Führer” (guia do povo) e proclama o 3º Reich (Império). Reichstag é incendiado pelos nazistas – pretexto para seu fechamento bem como o cancelamento de eleições e todos os partidos políticos. Culpa é atribuída aos comunistas que são severamente perseguidos, presos e mortos;

10 Criação das SS (Seções de Segurança – polícia política) e GESTAPO (polícia secreta), ambos para perseguir opositores ou “ameaças” ao regime. 1935: Leis de Nuremberg restrição da cidadania e direitos aos judeus. Proibição de casamentos entre judeus e não judeus. 1938: Noite dos cristais 5700 estabelecimentos judaicos (entre eles 267 sinagogas) depredados, como num prenúncio do posterior holocausto.

11 IMAGENS DO ANTI-SEMITISMO ALEMÃO:
NOITE DOS CRISTAIS Alemães: não comprem de judeus Fora judeus “Sou uma porca. Dormi com um judeu”

12 OLIMPÍADAS DE 1936: O MITO DA SUPERIORIDADE CAI AOS PÉS DE JESSE OWENS

13 Doutrinação através da educação e propaganda (Goebbels).
Criação de obras públicas, investimentos na indústria bélica, criação de leis trabalhistas, limitação de salários. Expansionismo militar: 1938 – anexação da ÁUSTRIA (Anchluss) 1939 – Anexação da TCHECOSLOVÁQUIA (Sudetos) 01/09/1939 – Anexação da POLÔNIA (dando origem a II Guerra Mundial).

14 O EXPANSIONISMO DE HITLER: ANEXAÇÃO DA ÁUSTRIA (ANCHLUSS)

15 ANEXAÇÃO DA TCHECOSLOVÁQUIA - SUDETOS

16 A Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939) – a implantação do fascismo na Espanha:
Espanha: industrialização tardia (somente no início do século XX); País atrasado em relação ao resto da Europa Ocidental. 1931 – Espanha vira uma República Parlamentarista. Surgimento da FALANGE: partido fascista da Espanha, liderado por Francisco Franco; 1936: FRENTE POPULAR (coligação de esquerda reunindo socialistas, comunistas, sociais democratas e simpatizantes em geral) vencem eleições para o parlamento espanhol.

17 X Franco dá golpe de Estado, iniciando sangrenta guerra civil:
REPUBLICANOS (Frente Popular + Brigadas internacionais de simpatizantes) FASCISTAS * (Falange liderada por Franco + latifundiários + Igreja + classe média);

18 FORÇAS OPONENTES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA: RESISTÊNCIA REPUBLICANA
BRIGADAS INTERNACIONAIS RESISTÊNCIA REPUBLICANA SATIRIZANDO FRANCO

19 O FASCISMO ESPANHOL “VARRENDO O LIXO COMUNISTA”, AUXILIADO POR OUTRAS POTÊNCIAS EUROPÉIAS

20 Franco recebe apoio de Hitler e Mussolini – “Laboratório” da II Guerra Mundial;
Vitorioso, Franco implanta violenta ditadura e fica no poder até sua morte em 1975.

21


Carregar ppt "Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google