Revolução Russa 1918.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO RUSSA.
Advertisements

Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Emerson Guimarães.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
1 – REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Antecedentes: País mais atrasado da Europa. Base agrícola. Sem liberdades.
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
SOCIALISMO Sociedade igualitária
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX)
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
História das Cavernas ao terceiro milênio
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
Revolução Russa..
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias.
A Revolução Russa.
Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX
Revolução Russa Webster Pinheiro.
Revolução russa No final do século XIX, a Rússia não havia passado pelas reformas ocorridas na Europa Ocidental a partir do fim da Idade Moderna. Na política,
Clique para prosseguir! 
Professor Fabio.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Revolução Russa 1918.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917 – 1920.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
O fim do império e o surgimento da URSS
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
 T RANSFORMAÇÃO R ADICAL, R ÁPIDA E V IOLENTA.  R OMPIMENTO COM A ORDEM ESTABELECIDA.  A INVERSÃO DA H IERARQUIA.  D ESTRUIR PARA RECONSTRUIR. PORTANTO,
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Conceitos Históricos: socialismo, revolução
REVOLUÇÃO RUSSA.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Revolução Bolchevista Revolução Socialista
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Helder Molina Revolução Russa URSS.
Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL “Paz, terra e pão”.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA HISTÓRIA GERAL
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
Revolução Russa Rússia.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
Revolução Russa Alan.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
Revolução Russa.  Segundo Karl Marx e Frederic Engels, o primeiro país a passar por uma revolução socialista seria a Inglaterra, pois nos dizeres desses.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
PROLETARIADOS DE TUDO MUNDO, UNI-VOS!.  SOCIALISMO  SUBSTANTIVO MASCULINO  POL. DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA QUE PREGA A COLETIVIZAÇÃO DOS MEIOS DE.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair REVOLUÇÃO RUSSA (1917)  DEFINIÇÃO: Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.  ANTECEDENTES:
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Transcrição da apresentação:

Revolução Russa 1918

Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação da ditadura do proletariado, em outubro do mesmo ano.

Primeira revolução inspirada no socialismo ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II) Atraso tecnológico Ausência de liberdades Extrema pobreza da população

Rússia Czarista: Privilégios para a nobreza,exploração para o povo

Até 1917, o Império russo foi governado por monarquias absolutistas comandadas por Czares. (O termo czar vem do latim Cesar. Acabou por ser adaptado a lingua russa CZAR e ao alemão KAISER) Com cerca de 175 milhões de habitantes de diversas etnias, 80% da população russa vivia no campo explorada pela nobreza rural. Com a industrialização formou-se o operariado.

ÚLTIMO CZAR: NICOLAU II Filho de Alexandre III, foi o último Czar da Rússia, tendo sido morto com toda a família imperial russa em 1918, durante a Revolução Russa. Foi casado com Alexandra de Hesse, teve um filho e quatro filhas, entre elas, a princesa Anastácia Romanova.

Anastásia (Анастасия) é a terceira a contar da esquerda na fila de cima

A última fotografia conhecida do czar Nicolau II da Rússia, tirada depois da sua abdicação (março de 1917).

Mencheviques e Bolcheviques, diferenças: Mencheviques (minoria) Divisão do POSDR – Partido Operário Social Democrata Russo Mencheviques (minoria) Bolcheviques (maioria) Líder J. Mártov V.I.Lenin Quem é considerado membro do partido Aquele que se inscreve e paga as cotas O revolucionário profissional. O ativista, escolhido por sua determinação e participação na causa. Deve implantar-se a ditadura do proletariado? Não. Deve-se apostar na democracia Sim. É uma fase necessária da revolução

Quais as regras do funcionamento do partido? Não existem regras rígidas a ser seguidas. Regras estabelecidas pelo “centralismo democrático”. Qual o papel dos camponeses? Deve-se ficar no aguardo Devem ser mobilizados junto com o proletariado fabril Qual o momento em que se dará a revolução na Rússia. Talvez em cem anos Não é possível a demora. A revolução deve ser acelerada Existem condições favoráveis a implantação do socialismo na Rússia? É preciso passar antes pela fase de implantação industrial para então sim pensar-se no socialismo. A revolução socialista deve ocorrer na Rússia, elo mais frágil do sistema capitalista mundial.

LÊNIN

1ª fase: REVOLUÇÃO BRANCA – Março/novembro – 1917 Derrubada do Czar. Governo provisório: Príncipe Lvov (comando) Kerensky (1º ministro). Governo de caráter liberal burguês. Jornada de trabalho de 8 horas Separação da Igreja do Estado Surgimento dos SOVIETES: conselhos de operários, camponeses e soldados. Manutenção da Rússia na I Grande Guerra.

Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL “Paz, terra e pão”. “Todo o poder aos sovietes”. Formação da Guarda Vermelha Out/1917 – Bolcheviques tomam o poder. TOMADA DO PALÁCIO DE INVERNO.

2ª fase: Revolução vermelha A REVOLUÇÃO DE OUTUBRO (1917) E O GOVERNO DE LÊNIN (1917 – 1924): Lênin no comando do país. Acordo de paz com a Alemanha (Brest-Litovski) Reforma agrária. Poder aos Sovietes.

Czar fuzilado. Confisco de propriedades privadas Declaração do direito nacional dos povos Estatização da economia

Propaganda Bolchevique

Após a guerra civil a Rússia ficou completamente arrasada. Para tentar reconstruir o país Lênin criou a GOSPLAN (Comissão estatal de planificação econômica ) e o NEP.

NEP (Nova Política Econômica) – 1921 – 1928 recuperação da economia russa. elementos capitalistas (provisórios e parciais) e base socialista. “Um passo para trás para dar dois passos para frente”. Pequenas e médias empresas (até 20 funcionários).

Liberdade de comércio interno Comércio livre de produtos agrícolas. Permissão para entrada de capital estranageiro Liberdade de salário aos trabalhadores Autorização para o funcionamento de empresas particulares Controle do Estado russo sobre setores vitais (comércio exterior, sistema bancário, e as grandes indústrias de base)

A Ditadura comunista e a fundação da URSS Imposição de ditadura partidária Eleição de Stálin para secretário-geral do Partido Comunista Criação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ) Órgão máximo: Soviete Supremo(legislativo) que elegia oum comitê executivo(Presidium).

O Partido Comunista controlava efetivamente o poder da URSS.

A Função do Partido: 1º lugar; escolher as novas elites que serão os quadros da nação, educá-las para funções de direção. 2º lugar; controlar os órgãos estatais, estimular sua atividade e verificar a sua lealdade; 3º lugar; manter os dirigentes em contato diretamente com as massas, assegurando em cada fração da população a difusão das diretrizes vindas de cima.

Socialismo em um só país. A disputa de poder: 1924 – Lênin morre. TRÓTSKY : Revolução Permanente X STÁLIN : Socialismo em um só país.

TRÓTSKY: Assassinado a mando de Stálin no México em 1940. O STALINISMO (1924 – 1953): Ditadura totalitária. Eliminação da oposição. Expurgos, prisões e torturas. TRÓTSKY: Assassinado a mando de Stálin no México em 1940.

Burocratização estatal. Controle do ensino e comunicações. Culto ao líder Propaganda Russificação

PROPAGANDA STALINISTA: STÁLIN: Protetor dos povos TRÓTSKY: inimigo do Estado

Controle da arte (Realismo Socialista): Funções didáticas. Incentivo à submissão. Nacionalismo. Mensagens e linguagens populares de fácil assimilação. Cancelamento da NEP (1928). Planificação econômica. Coletivização agrícola. Prioridade industrial (base).

Durante todo o período stalinista(1924-1953); calcula-se que o terror político foi responsável pela prisão de mais de cinco milhões de cidadãos e pela morte de mais de meio milhão de pessoas.