Gimnospermas Profª Fernanda Landim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Advertisements

Reino Plantae ou Reino Vegetalia
ESCOLA ESTADUAL DR MARTINHO MARQUES
Os grandes grupos - reprodução
Reino vegetal ou Metaphyta ou
REPRODUÇÃO SEXUADA DAS PLANTAS
BRIÓFITAS.
A conquista do ambiente terrestre
Reino Vegetal Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas
GIMNOSPERMAS.
Ciclo Reprodutivo das Plantas
Angiospermas.
Ciclos de reprodução adalberto.
Adalberto.
Reino Metaphyta Gimnospermas.
BIOLOGIA GIMNOSPERMAS
Gimnospermas.
Gimnospermas Filos Cycadophyta Cinkgophyta Conipherophyta Gnetophyta
Fanerógamas Plantas com flores
GIMNOSPERMAS gimno = nu; sperma = semente
Plantas.
Professora Alba Alencar
Plantas & Reprodução Edu Rabelo Prof Edu Rabelo.
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Profº Fernando Milhorança
BRIÓFITAS Habitat Locais terrestres, úmidos e sombreados. Algumas estão em água doce, mas nunca no mar. Características Gerais - Vegetal de pequeno porte.
REINO PLANTAE.
Reino Plantae.
Grupo: Gabriel, Odécio, Rafael e Rômulo
Alunos: Isaac £ Wagner Campo Grande, 26 de Maio de 2008.
Coníferas, Cicas Gnetófitas, Gincófitas
Gimnospermas.
Professora Fernanda Landim
Reino Plantae.
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Cap.7 Diversidade das plantas Gimnospermas e angiospermas
REINO DAS PLANTAS.
Os grupos vegetais e a conquista do ambiente terrestre
REVISÃO MUITO LEGAL, BOA DA BRECA, BOA MERMO!
Biologia Móds. 40/41 Setor B Prof. Rafa Briófitas Pteridófitas.
Professora Alba Alencar
PTERIDÓFITAS, GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS.
Estudo da “Bostânica” Reino Vegetalia, Metaphyta ou Plantae
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)
GIMNOSPERMAS Prof Fabiano.
Reino Plantae Professora: Vanesca 7º ano Ciências 2014.
Briófitas/Pteridófitas Gimnospermas/Angiospermas
Professora Cristiane C. Camargo 2015
OS VEGETAIS.
Gimnospermas.
Briófitas/Pteridófitas Gimnospermas/Angiospermas
Reino Plantae.
GIMNOSPERMAS Prof. Waldemar Ernani Martins.
Reino Plantae.
Estudo da “Bostânica” Reino Vegetalia, Metaphyta ou Plantae
Glauco Vieira de Oliveira
Plantas Felícia Duarte.
VEGETAIS FANEROGÂMICOS
Reino Plantae Luz do Sol (Caetano Veloso)
2 Ano Ensino Médio 3º Bimestre Professor: Hugo Vieira
Cap. 7 – Gimnospermas e Angiospermas – 7ª série
Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão
Reprodução de Pinus 19 de Abril de 2013 Professor: Danilo Camargo
Capítulo 7 – Gimnospermas e Angiospermas
Gimnospermas São plantas que pertencem ao grupo das vasculares com sementes, que é formado pelas gimnospermas e angiospermas. São conhecidas como espermatófitas.
Gimnospermas Aula 14 Página 178.
3º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff
Transcrição da apresentação:

Gimnospermas Profª Fernanda Landim

Gimnospermas do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente‘ Formação de sementes nuas Plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias, cicas, ginkgo biloba e os ciprestes. Vasculares Possuem raízes, caule e folhas. Reprodução sexuada independe (não depende) da água Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos ou cones. A fase mais duradoura e permanente é a esporofítica bem como em todos os vegetais vasculares Há produção de sementes

Cones ou estróbilos Araucárias Cyca

Reprodução das gimnospermas Existem dois tipos de estróbilos, um grande e outro pequeno Estróbilo maior é considerado feminino cada esporângio, chamado de óvulo, produz esporos (megásporo) O megásporo (esporo) fica retido no esporângio, não é liberado O contato com o grão de pólen provoca o desenvolvimento do esporo no interior do estróbilo feminino, que origina o gameta feminino chamado de oosfera. É no interior do óvulo que está a oosfera.

Reprodução das gimnospermas O estróbilo menor é considerado masculino O esporângio masculino é chamado de saco polínico que produz muitos esporos Cada esporo origina um gametófito masculino, também chamado de grão de pólen, que produz gametas chamado de núcleo espermático A ruptura dos sacos polínicos libera inúmeros grãos de pólen (gametófito masculino jovem) Carregados pelo vento, podem atingir os óvulos que se encontram nos estróbilos femininos.

Reprodução das gimnospermas Cada grão de pólen, aderido a uma abertura existente no óvulo, inicia um processo de crescimento que culmina com a formação de um tubo polínico, correspondente a um grão de pólen adulto (gametófito masculino adulto). Quando o núcleo espermático atinge o interior do óvulo corre a fecundação da oosfera Após a ocorrência da fecundação e da formação do embrião, o óvulo converte-se em semente A dispersão das sementes, em condições naturais, pode ocorrer pelo vento, no caso do pinheiro comum, ou com ajuda de animais (gralhas-azuis ou esquilos) como acontece com os pinhões do pinheiro-do-paraná.

Semente Presente a partir de gimnospermas Possui casca resistente que fornece uma eficiente proteção ao embrião contra o calor, o frio, ou ação de certos organismos Contém nutrientes em seu interior garantindo o desenvolvimento do embrião até a ocorrência de sua germinação A semente foi outra aquisição evolutiva que adaptou as gimnospermas ao ambiente terrestre.

Ciclo de vida: gimnospermas Ao longo do seu ciclo de vida, apresenta uma fase mais duradoura e permanente, o esporófito, que faz reprodução assexuada e forma gametófito, que é menos duradoura e fará uma reprodução sexuada para formar um esporófito e assim sucessivamente.

Será que vocês aprenderam? 1- Quais as novidades evolutivas que as gimnospermas apresentam em relação às pteridófitas? Grãos de pólen e a semente 2- Qual a função dos estróbilo (cones)? São estruturas reprodutoras, formadas por folhas modificadas, que ocorrem nas gimnospermas. Nessas estruturas formam-se os gametas necessários para a reprodução dessas plantas.

3- Cite quatro exemplos de plantas do grupo das gimnospermas. Sequoias Pinheiro Cicas Cipestre Ginkgo biloba

4- Explique os fatores que tornaram as plantas do grupo gimnospermas independentes da água para a reprodução. Isso ocorre devido a presença do grão de pólen e do tubo polínico. O grão de pólen permite que o gameta masculino seja transportado pelo ar até a parte feminina da planta. O tubo polínico possibilita que o gameta masculino atinja o gameta feminino.

5- Como se chama o gameta feminino das gimnospermas 5- Como se chama o gameta feminino das gimnospermas? Onde está localizado? Gameta feminino é chamado de oosfera. A oosfera encontra-se dentro de uma cápsula chamada de óvulo. *ATENÇÃO: Nos animais o termo óvulo corresponde ao gameta feminino. Nos vegetais, porém, o óvulo é uma cápsula e o gameta feminino, a oosfera, está dentro dele.

Bons estudos!!!!