Prof.ª Marcelle Pimentel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras ligadas ao aspecto sonoro
Advertisements

Figuras de Linguagem.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1.
Vícios de Linguagem estudo.
O que é um cortiço? “Habitação coletiva das classes mais pobres".
ROTEIRO DE ESTUDOS 1º. ANO Ensino Médio
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
Figuras de Linguagem Exemplos.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Estilística Prof. Édson Carlos.
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
Simbolismo Poesia no fim do século
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
Interpretação textual Aulas 03
(ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras
Interjeições e Onomatopeias
Análise linguística de textos publicitários
Planos do conteúdo e da expressão
Clica aqui para continuar
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
Figuras de linguagem ou estilo
FIGURAS DE LINGUAGEM 1 - Figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos especiais de que vale quem fala ou escreve, para comunicar.
ORTOGRAFIA.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Repetições na propaganda
LITERATURA SIMBOLISMO Prof. Nichele.
GRAMÁTICA Prof. Glauberto Nascimento
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
Capítulo 6 Estilística fônica.  A Estilística fônica tem como alvo de estudo o significado e a expressividade produzidos por determinados sons.
LINGUAGEM LITERÁRIA Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Prof.ª Patrícia Tavares
LITERATURA Capítulo 4.
Profª. Rose Cléa Duarte Universidade Castelo Branco.
Quando estou em dúvida, onde procurar??????
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
CARACTERÍSTICAS DO SOM
LINGUAGEM.
Linguagens e Códigos Prof.ª Patrícia Viana.
Introdução ao estudo da Fonética.
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
Simbolismo.
BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA FONOLOGIA
Coesão por quê?.
  CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA.
Recursos para histórias em quadrinhos e ilustrações de textos
A mão.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Consciência Fonológica
TIPOS DE VARIEDADES LINGUÍSTICAS O usuário da língua a emprega de acordo com as características específicas do contexto, da intenção, da região, dos.
LITERATURA SIMBOLISMO Prof. Nichele.
LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: CAROLINE.
Gramática Fonética Encontros vocálicos
Figuras de linguagem.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
SIMBOLISMO – 1893 “MISSAL “ “BROQUÉIS” - CRUZ E SOUSA CONTEXTO HISTÓRICO: .Consolidação da República .Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul palco.
Evolução fonética e semântica
Aula 7 – Moteto em Ré menor ou Beba Coca Cola
Língua Portuguesa – 2º trimestre 3º ano E. M. – Prof. Eduardo Belmonte.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Transcrição da apresentação:

Prof.ª Marcelle Pimentel Estilística Fônica Prof.ª Marcelle Pimentel

A Estilística fônica A estilística fônica tem como alvo de estudo o significado e a expressividade produzidos por determinados sons.

FIGURAS DE EFEITO SONORO ALITERAÇÃO: é a repetição de uma consoante ao longo de um verso ou ao longo do poema. Consiste na repetição do mesmo fonema consonântico, de forma a obter um efeito expressivo. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas Vagam nos velhos vórtices velozes 'Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas (Violões que choram... - Cruz e Sousa)‏

ALITERAÇÃO – NOMES MARCANTES A aliteração permite construir frases marcantes e é frequentemente utilizada em títulos, nomes de empresas, publicidade etc.: Coca-Cola Mickey Mouse Marilyn Manson Jack Johnson (Wikipédia)‏

"Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral.” ASSONÂNCIA É a repetição de vogais iguais ao longo de um verso ou de um poema. "Sou Ana, da cama da cana, fulana, bacana Sou Ana de Amsterdam” (Chico Buarque)‏ "Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral.” (Caetano Veloso)‏

ONOMATOPEIA É a imitação de um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. “(…) foguetes, bombas, chuvinhas, chios, chuveiros, chiando, chiando chovendo chuvas de fogo chá – Bum?”

EFEITOS EXPRESSIVOS FONEMAS CONSONANTAIS: sensações auditivas, táteis e cinéticas e os traços afetivos que delas emanam. Repetição de /p/,/b/, /t/, /d/ , /k/, /g/, /f/, /v/, /s/,/m/,/z/, /x/,/j/ – podem sugerir sensações auditivas (explosões, assobios,ruídos abafados) Fonemas /r/, /l/ – sensações cinéticas e táteis.

FONEMAS VOCÁLICOS Os fonemas vocálicos se prestam a intensificar as sensações visuais. Fonema /a/ - indicativo de formas extensas e iluminadas. Fonema /u/ - revela a visualização de ambientes lúgubres e melancólicos.