A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura, 2014. Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura, 2014. Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:"— Transcrição da apresentação:

1 Literatura, 2014. Professora Nichele

2 Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:  SEMÂNTICOS – SENTIDO  FONOLÓGICOS – SOM  SINTÁTICOS – DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS NO DISCRUSO

3 COMPARAÇÃO  QUANDO SE COMPARA UMA COISA COM A OUTRA (USA-SE MUITO “COMO”) “ ELA TEM OS OLHOS NEGROS COMO DUAS JABUTICABAS”

4 METÁFORA  TAMBÉM É UMA COMPARAÇÃO, MAS UMA COMPARAÇÃO ABREVIADA. “ SEUS OLHOS SÃO ESPELHOS D´ÁGUA.”

5 HIPÉRBOLE  FIGURA USADA PARA DEMONSTRAR UM EXAGERO. ENFATIZAR ALGO. “ MÃE, EU TÔ MORRENDO DE FOME.”

6 PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPÉIA  CARACTERÍSTICAS ANIMADAS A SERES INANIMADOS “E OS MEUS OLHOS FICAM SORRINDO. O VENTO CANTA PARA MIM.”

7 METONÍMIA  SUBSTITUIÇÃO DE UMA PALAVRA POR OUTRA OU EXPRESSÃO “AS PAREDES OUVEM TUDO”. “ EU OUÇO CHICO BUARQUE.” “ EU LEIO MACHADO DE ASSIS.” “ EU COMI UM PRATO DE FEIJÃO.”

8

9 GRADAÇÃO  ENCADEAMENTO DE PALAVRAS OU EXPRESSÕES, DE FORMA CRESCENTE OU DECRESCENTE, SEGUNDO SEU SENTIDO. “SOU O INTERVALO ENTRE O QUE DESEJO SER E OS OUTROS ME FIZERAM. OU METADE DESSE INTERVALO, PORQUE TAMBÉM HÁ VIDA... SOU ISSO, ENFIM...”

10 ANTÍTESE  APROXIMAÇÃO DE PALAVRAS DE SENTIDOS OPOSTOS. “SEMPRE É POUCO QUANDO NÃO É DEMAIS.”

11 PARADÓXO  APRESENTAÇÃO DE IDEIAS QUE SE CONTRADIZEM. “FALHEI EM TUDO. COMO NÃO FIZ PROPÓSITO NENHUM, TALVEZ TUDO FOSSE NADA.”

12 EUFEMISMO  É A ATENUAÇÃO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO COM SENTIDO DESAGRADÁVEL OU INCÔMODO. “MENINOS FICANDO AZUIS E DESENCARNANDO LÁ NO BREJO DA CRUZ.”

13 IRONIA  É A UTILIZAÇÃO DAS PALAVRAS DE FORMA A, PELO CONTEXTO, SUGERIR O OPOSTO DAQUILO QUE SE ESTÁ TRANSMITINDO. “NOSSA, COMO VOCÊ ESTÁ GENTIL HOJE.”

14 CATACRESE  É UMA METÁFORA QUE SE CRISTALIZOU PELO USO; OU, A NOMEAÇÃO DE ALGO COM A UTILIZAÇÃO DE UMA PALAVRA JÁ EXISTENTE. “A ASA DA XÍCARA QUEBROU. “ “ dente de alho” “ELE EMBARCOU NO AVIÃO.”

15 ALITERAÇÃO  REPETIÇÃO INTENCIONAL DE UMA MESMA CONSOANTE. “PASSARÁ, TEM PASSADO, PASSA COM A SUA FINA FACA.”

16 ASSONÂNCIA  REPETIÇÃO INTENCIONAL DE UMA MESMA VOGAL. “SOU ANA, DA CAMA, DA CANA, FULANA, BACANA. SOU ANA DE AMSTERDAM.”

17 ONOMATOPEIA  TENTATIVA DE REPRODUÇÃO LINGUÍSTICA DE SONS E RUÍDOS. “TOC, TOC, TOC.”

18 PERÍFRASE  Designa os seres através de seus atributos. O rei dos animais foi generoso. (leão) A cidade Luz é muito bonita. (Paris) A cidade maravilhosa. (Rio de Janeiro)

19 PLEONASMO  Palavras redundantes, visa um efeito expressivo, reforço da ideia. Foi o que vi com meus próprios olhos! Vicioso: subir para cima; descer para baixo; sair para fora.

20 POLISSÍNDETO  Repetição de conjunção coordenativa, geralmente e. E há tempos são os jovens que adoecem E há tempos o encanto está ausente E há ferrugem nos sorrisos E só o acaso estende os braços...

21 ASSÍNDETO  Sem conjunção. A criança acorda, chora, mama, ri, chora, dorme de novo.


Carregar ppt "Literatura, 2014. Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google