Interjeições e Onomatopeias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Roteiro 1: adoração: significado e objetivo
Advertisements

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
PEDRO E O LOBO.
INTERJEIÇÃO.
A CIGARRA E A FORMIGA: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
BARREIRAS AO OUVIR.
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
“Lições de bichos e coisas”
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
  A ESPERA Dueto Caio Lucas & OlhosDe£in¢e ZzCouto.
CATIVAR....
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
ORAÇÃO DE UM CÃO ABANDONADO
AUMENTE O SOM ! PARA CONTINUAR Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
LA VAI O PASTOR A PROCURA
Prof. Simone Bacellar Língua Portuguesa – 7o. ano
Pão Velho Ligue o Som Transição automática Ria Slides.
Carroça Vazia.
CATIVAR....
Prof.ª Marcelle Pimentel
A VOZ DA ALMA Rúbia A. Dantés.
Clique no mouse para continuar
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Era um fim de tarde de sábado.
O SOBREVIVENTE.
RIFA-SE UM CORAÇÃO RIFA-SE UM CORAÇÃO RIFA-SE UM CORAÇÃO
Interjeições As interjeições são palavras invariáveis que exprimem estados emocionais, ou mais abrangente: sensações e estados de espírito; ou até mesmo.
O Deus do impossível “Após um naufrágio, o único sobrevivente
A História dos sapinhos….
ENTENDENDO O BEM E O MAL (PARTE 01).
  A VOZ DA ALMA.
Crase Gramática.
UM DIA DE SOL Paulo Roberto Gaefke.
A VOZ DA ALMA Autor desconhecido Ligue o Som.
SEGURANDO UM AO OUTRO A dedicada enfermeira, sobrecarregada com tantos pacientes a atender, viu um jovem entrar no quarto e, inclinando-se sobre o paciente.
Experiências das Três Leis de Newton
DOIS LOBOS Automático Ligue o som.
Para conversar com Deus é preciso antes de tudo aprender a estar em silêncio. Muitos se queixam que não conseguem ouvir a voz de Deus e, portanto, não.
Classe de Palavras Invariáveis
BARULHO DA CARROÇA.
Um dia... Uma semana... Um mês... Uma eternidade outra vez.
Estória dos Sapinhos.
UM DIA DE SOL Paulo Roberto Gaefke.
Aprendendo a viver.
Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí – E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes.
A TESE DO COELHO.
Onde tudo posso encontrar... Naquele Lugar Que sobrevive do início ao fim, no intransponível que mora em mim... Onde tudo posso encontrar, onde todo.
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Era um fim de tarde de sábado.
Depois que conheci a Internet ganhei muito da vida. Ganhei abraços virtuais que chegaram na hora certinha que eu estava precisando; ganhei flores que.
Deus do Impossível.
Marjorye, Bruno lopes e Bruno Novaes- 2 PPN
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Ria Slides Era um fim de tarde de sábado. Eu estava molhando o jardim da minha casa, quando vi um menino parado junto ao portão, me olhando.
RIFA-SE UM CORAÇÃO RIFA-SE UM CORAÇÃO RIFA-SE UM CORAÇÃO
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 4
Aprendendo a viver Aprendi que se aprende errando.
Naja, Eternamente Naja. Minha querida Naja, Hoje, por fim, estou começando a preparar uma mensagem para você. Estava procurando uma música que na sua.
O SOBREVIVENTE. Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder ficar.
Recursos para histórias em quadrinhos e ilustrações de textos
Todos nós buscamos a felicidade... e nessa busca percorremos caminhos que nem sempre nos levam a ela... muitas vezes nos afastam cada vez mais do ponto.
Rifa-se um coração Rifa-se um coração quase novo.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Quando queremos que alguma coisa fique ancorada à nossa vida, fazemos de tudo para mantê-la presa à nós. Criamos laços e os apertamos com todo nosso.
RIFA-SE UM CORAÇÃO Clarice Lispector Rifa-se um coração quase novo. Um coração idealista. Um coração como poucos. Um coração à moda antiga. Um coração.
Justiça Quando criança eu tinha a mania de me sentir sempre injustiçado. Por um ou outro motivo, não me tinham feito justiça, sem perceber que, para.
Transcrição da apresentação:

Interjeições e Onomatopeias Prof.ª Irlane Araújo Interjeições e Onomatopeias

Interjeição É a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas.

Observe os exemplos: Ah, como eu queria voltar a ser criança! Hum! Esse pudim estava maravilhoso! Puxa! Ganhei o maior prêmio do sorteio!

Monteiro Lobato- Emília no país da Gramática

Onomatopeia Consiste na imitação aproximada entre o som de uma palavra e a realidade que a mesma representa. A palavra tenta imitar, pois, o som natural da coisa significada. Traduz ruídos, gritos, a "voz" dos animais, o som de máquinas, a voz humana, expressão de alguns sentimentos (dor, riso...), o barulho que acompanha os fenômenos da natureza, instrumentos musicais, etc.

Observe os exemplos: Mal abriu a janela e atchim! (= espirrou) Pisou no assoalho encerado e pá! ( = foi ao chão, caiu) Cansei-me do blablablá daquele vendedor. (= conversa fiada ) Chega desse nhenhenhém!  (= remungos, falatório, queixas)  "Não se ouvia mais que o plic-plic-plic da agulha no pano". (M. de Assis)  "Passa tempo. / Tic-tac, Tic-tac. / Passa hora, chega logo". (V. de Morais)