A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Empresarial O processo de Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial O processo de Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
Professora Luciana Moura - Faculdade Novo Milênio

2 O Processo de Comunicação
1- Fonte: quem tem informação a ser transmitida 2- Mensagem: Informação enviada por uma fonte 3- Canal de comunicação: meio pelo qual a mensagem é transmitida 4- Receptores: Quem lê, ouve, vê, sente ou prova a mensagem 5- Processo de codificação: transforma uma ideia abstrata em um conjunto de símbolos (emissor) 6- Processo de decodificação: transforma um conjunto de símbolos numa ideia (receptor)

3 Fonte? Mensagem? Canal? Receptor? Codificação? Decodificação?

4

5

6

7 Expressões Idiomáticas
No primeiro slide você lê a expressão idiomática. Nos demais … adivinhe!

8 Entrando pelo cano

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47 Campo de Experiência Para que a mensagem seja comunicada de modo eficaz, o emissor e o receptor precisam compartilhar de um campo de experiência – compreensão e conhecimentos similares. Exemplos: Coca-cola Diet na França; a cor azul na Holanda, na Suécia, na Índia e no Irã; Barbie e Ken na Índia; mistura para bolo no Japão; etc.

48 Feedback FEEDBACK – É o fluxo da mensagem do receptor de volta para o emissor e indica se a mensagem foi decodificada e compreendida como esperado. Permite reforçar, mudar ou modificar a mensagem para se certificar de que ela seja entendida da maneira pretendida. Verbal, não verbal, impessoal, interpessoal. Pré-testes, pós-testes, lembrança e reconhecimento.

49 Erros de Comunicação - Ruídos
A comunicação parece fácil de ser executada, mas pode ser muito difícil. Ruídos – Fatores estranhos que podem atrapalhar uma comunicação A fonte pode não conseguir transformar adequadamente a ideia abstrata num conjunto de símbolos eficazes. Uma mensagem pode ser transmitida pelo canal errado e nunca chegar ao receptor correto. O receptor pode não transformar adequadamente o conjunto de símbolos na ideia abstrata correta O feedback pode ser tão demorado ou distorcido que se torna inútil ao emissor. Exemplos: Erro de impressão que afeta o significado (PMVV); palavras ou imagens que não conseguem comunicar a mensagem; vendedor mal interpretado; sotaque; jargões, etc.

50

51

52 Processo de comunicação

53 Comunicação Pessoal 7% pela palavra 40% voz, tonalidade, som
53% gesto, expressões, movimentos 2

54 "Os olhos conversam tanto quanto as línguas que utilizamos, com a vantagem de que o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido no mundo todo". (Ralph Wando Emerson)

55 O que transmite informação?
Expressão verbal (a fala em si, o encadeamento de idéias...) Comunicação não-verbal (postura e domínio do corpo, gestos, olhar) Elementos paralinguísticos (dicção, voz, expressividade, entonação, respiração)

56 O que transmite informação?
HARMONIA ENTRE LINGUAGEM VERBAL LINGUAGEM NÃO-VERBAL ELEMENTOS PARA- LINGUÍSTICOS

57 O que transmite informação?
Exemplo ocorrido em 1960 Presidência dos Estados Unidos Richard Nixon x John F. Kennedy 3

58 Comunicação não é o que você diz, mas o que as pessoas entendem.
David Ogilvy

59 Como você se comunica?

60

61

62 Darci, da seção de Compras da Companhia XYZ S/A, tinha uma reunião no escritório de Roberto, às 10h00, para discutir os termos de uma encomenda bastante grande. No caminho daquele escritório, escorregou em um chão recém encerado, e como resultado, sofreu uma contusão na perna. Na hora em que Roberto foi notificado do acidente, Darci estava a caminho do hospital para tirar Raio –X. Roberto telefonou ao hospital para pedir informações, mas ninguém lá parecia saber de qualquer coisa sobre Darci. É possível que Roberto tenha telefonado ao hospital errado

63

64


Carregar ppt "Comunicação Empresarial O processo de Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google