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COMUNICAÇÃO É parte integrante da administração porque envolve as pessoas e suas tarefas, mas não deve ser considerada como um fim em si mesma. Transfere.

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1 COMUNICAÇÃO É parte integrante da administração porque envolve as pessoas e suas tarefas, mas não deve ser considerada como um fim em si mesma. Transfere o significado sob a forma de idéias ou informações de uma pessoa para outra, por esta razão é um instrumento da administração.

2 COMUNICAÇÃO Elementos da comunicação Mensagem Pessoas escrita falada
demonstrada Pessoas Emissor Receptor (es) Comunicar, entender, passar informações

3 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Fonte de mensagem de comunicação = fato A codificação A transmissão A recepção A decodificação A retro-informação para a fonte - feed-back.

4 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
Barreiras organizacionais níveis organizacionais autoridade gerencial especialização Barreiras interpessoais Percepção seletiva Atitude defensiva Má escuta Uso impreciso da linguagem

5 TIPOS DE COMUNICAÇÃO Descendente Ascendente Lateral ou horizontal
Diagonal As pessoas é que se comunicam nas organizações. A comunicação exige algum tempo do nosso cotidiano.

6 FORMAS DE LINGUAGEM Por sinais Por ação Por objeto

7 FORMAS DE LINGUAGEM O CORPO FALA... A face Os gestos Os sons
A tonalidade da voz As atitudes

8 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
O que quer dizer ? Alegria ? !

9 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
E esta ? Surpresa boa ?!

10 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
O que sugere esta carinha ? Decepção ?

11 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
E esta ? Preocupação ? !

12 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
E esta carinha ? Surpresa ruim ? !

13 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
O que significa ? Tristeza ? !

14 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
E esta ? Raiva ?

15 COMUNICAÇÃO AS COMUNICAÇÕES ORGANIZACIONAIS SÃO: 7 % VERBAIS
93 % POR OUTRAS FORMAS DE LINGUAGEM

16 FEED BACK TIPOS DE FEED BACK NAS ORGANIZAÇÕES: Elogio;
crítica construtiva; nunca criticar de forma a inibir futuras iniciativas; incentivar o funcionário a perceber como poderia ter uma solução diferente.

17 FEEDBACK Formas de Feed Back Reações Prováveis Resultado
Verdade com Amor Aceitação Mudança Surpresa Crescimento Mentira com Amor Aprovação Estagnação Desconfiança Reforço do Comportamento Verdade com Desamor Agressividade Revida Descrédito Raiva Conflito Mentira com Desamor Agressividade Mágoa Fuga Inimizade

18 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA
Tenha consciência de que a comunicação seja efetiva. Use a retro-informação - feedback

19 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA
Seja um ouvinte efetivo Para de falar ao mesmo tempo Faça quem fala sentir-se à vontade Mostre a quem fala que você QUER ouvir Pare de fazer outra outra coisa enquanto o outro fala, especialmente - falar ao telefone... Elimine distrações

20 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA
Coloque-se na situação de quem está falando e perceba o ponto de vista do outro

21 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA
Contenha seu gênio, a ira pode fazer com que você entenda tudo errado

22 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA
Siga com calma em argumentação e crítica Cuidado com a defensiva - não discuta, Faça perguntas, isto encoraja as pessoas a falarem e esclarecer fatos,

23 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA
Pare de falar, e escute, afinal de contas, temos uma só boca e dois ouvidos, portanto, OUVIR é MAIS Importante, do que falar !!!


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