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BÁRBARA GUIMARÃES
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VOCÊ decide É IMPORTANTE dar O FEEDBACK? Reconheça a real necessidade. Pergunte a si mesmo: vai construir ou destruir a harmonia, a ordem? BÁRBARA GUIMARÃES
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Forneça o FEEDBACK POSITIVO e o NEGATIVO. Avalie a real necessidade
Forneça o FEEDBACK POSITIVO e o NEGATIVO. Avalie a real necessidade. Pergunte a si mesmo: vai construir ou destruir a harmonia, a ordem? BÁRBARA GUIMARÃES
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COMPREENDER A SITUAÇÃO
DIAGNOSTICAR é ... ONDE ACONTECEU? COMO ACONTECEU? COMPREENDER A SITUAÇÃO perguntando PORQUE? PARA QUE? BÁRBARA GUIMARÃES
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JAMAIS faça se … Você não sabe detalhes sobre a situação.
Não puder acompanhar as consequências. A pessoa não tiver poder para mudar. O outro está de baixo astral. Não for para melhoria (aha eu te disse / te peguei). Se o ambiente, momento não forem adequados. BÁRBARA GUIMARÃES
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9 dicas 1.Seja descritivo. Quando você (faz isso)
por causa (de tal fato), eu me sinto (assim). Você pode reavaliar/reconsiderar e fazer (X) porque penso/sinto que acontecerá (Y)? O que você acha? BÁRBARA GUIMARÃES
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9 dicas 2.Evite rótulos. Você é … Você age como … BÁRBARA GUIMARÃES
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9 dicas 3.Evite exageros e generalizações: menos é mais! Exemplo: Você sempre…. Você nunca …. BÁRBARA GUIMARÃES
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4.Sem julgamentos: bom, ruim, pior! Você deve…
9 dicas 4.Sem julgamentos: bom, ruim, pior! Você deve… BÁRBARA GUIMARÃES
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5.Fale por você. Evite espressões: Muitas pessoas Todos A maioria
9 dicas 5.Fale por você. Evite espressões: Muitas pessoas Todos A maioria BÁRBARA GUIMARÃES
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9 dicas 6.Fale primeiro sobre você, depois sobre o comportamento da outra pessoa. Fico aborrecido quando você … Aprecio a sua tolerância. BÁRBARA GUIMARÃES
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7.Coloque a situação numa afirmação, não como pergunta.
9 dicas 7.Coloque a situação numa afirmação, não como pergunta. Quando você vai chegar no horário? Eu fico apreensivo quando você se atrasa. BÁRBARA GUIMARÃES
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8.Fale quando tiver certeza. Lembre-se: fatos e dados.
9 dicas 8.Fale quando tiver certeza. Lembre-se: fatos e dados. BÁRBARA GUIMARÃES
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9.Ajude as pessoas a ouvir e aceitar elogios.
9 dicas 9.Ajude as pessoas a ouvir e aceitar elogios. seja autêntico! BÁRBARA GUIMARÃES
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você sabe receber? Muitas vezes ouvimos de quem não sabe como dar FEEDBACK. Acontece de não sabermos receber elogios. Ajude-o a reformular a crítica. O que eu disse ou fiz que o desagradou? BÁRBARA GUIMARÃES
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RESPIRE BÁRBARA GUIMARÃES
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OUÇA BÁRBARA GUIMARÃES
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FAÇA PERGUNTAS PARA ESCLARECER, ENTENDER, COMPREENDER você pode me dizer ….?
BÁRBARA GUIMARÃES
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Fale o que você compreendeu com suas palavras para que a pessoa perceba que você ouviu e entendeu a mensagem. BÁRBARA GUIMARÃES
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Reformule a frase para que a pessoa perceba que você estava atento e compreendeu.
BÁRBARA GUIMARÃES
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Reconheça os pontos válidos.
BÁRBARA GUIMARÃES
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Peça tempo (se necessário) para organizar o que ouviu, consultar outras pessoas antes de responder o feedback. Não fuja! BÁRBARA GUIMARÃES
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CINCO ATITUDES OK! Dê muitos elogios. Seja esbanjador(a)!
Aceite os elogios, você merece! Todos merecem ser queridos e amados só por existir, cada um por seus atos, sem pretender a perfeição. Devemos também, saber aceitar dicas de melhoria para corrigir nossos erros e podermos crescer e melhorar cada vez mais. Peça os elogio, feedbacks positivoss que necessite. Cada pessoa sabe exatamente o que precisa e em que momento precisa. É importante que as pessoas aprendam que têm o direito de pedi-lo às pessoas que nos são importantes. Como não aprendemos a pedir atenção, alguns desde cedo já encontram um saída indireta: adoecendo, deixando de comer, portando-se mal. Dê a si mesmo elogios que merecer. Quando se é perfeccionista, com o lema "nunca é o bastante" essa ação se torna difícil. É importante que falemos bem de nós mesmos, com moderação (é claro), e nos premiemos. Podemos também nos dar um presente, um passeio, um objeto, uma conversa com alguém querido! Recuse delicadamente estímulos negativos. Cada um tem o seu valor e não tem porque se deixar humilhar, mas é bom saber se defender sem devolver a agressão. BÁRBARA GUIMARÃES
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referências COVEY, Stephen. Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes. São Paulo: Best Seller, 2002. SCHOLTES, Peter R. Times de qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. BÁRBARA GUIMARÃES
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