A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer."— Transcrição da apresentação:

1 As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.

2 Intervenção Oportuna e participação positiva
Devemos opinar de modo pertinente e claro sobre o tema ou assunto que está em debate evitando a fuga ao mesmo. Devemos participar sempre que temos algo a dizer que julgamos ser importante para o esclarecimento do assunto e não porque nos apetece intervir por intervir, a despropósito, só para derem conta que também estamos presentes.

3 Fundamentar e defender a nossa tese
Devemos procurar sempre fundamentar o que estamos a defender, não parece ter qualquer sentido dizer eu penso assim porque me apetece e não tenho que dar justificações a ninguém! Devemos desejar que todos participem, porque o debate será tanto mais rico quanto mais alargado. Não podemos monopolizar o debate. Tu não és o único (a) a ter opinião sobre o assunto. É preferível pedires a palavra mais do que uma vez do que fazeres intervenções arrastadas e repetitivas.Por isso é bom que faças intervenções claras, objectivas mas também curtas.

4 Pedir a palavra ao Moderador do Debate
Sempre que queiras intervir e usar da palavra, deves fazer ver essa intenção ao moderador do debate e, portanto, pedir a palavra. Além disso, é importante que tenhas consciência que não deves interromper ninguém quando está no uso da palavra. Podes não concordar com as suas posições. Mas isso não te dá o direito de o interromper abusivamente. Se, não concordas com alguma opinião dos colegas ou do professor, deves tomar nota e pedir a palavra no momento oportuno para depois dares a tua opinião.

5 A Ética presente no Debate
Quem participa num debate deve procurar respeitar sempre a verdade e deve procurar chegar à verdade. O Objectivo do Debate é o esclarecimento Quem participa no debate só deve defender ( as posições as teses, os princípios) aquilo em que acredita. Todo o participante num debate pode questionar ou problematizar as posições defendidas pelos outros participante, desde que o faça com respeito e honestidade intelectual.

6 A ética presente no Debate
Todo o participante no debate tem o direito de pedir esclarecimentos aos seus parceiros acerca das posições que defendem e tem o direito de esperar ser esclarecido sobre tais posições. Quem participa num debate deve procurar ser coerente e não deve entrar em contradição, isto é, não deve defender uma posição e seguidamente a posição contrária. Quem participa num debate tem o direito de mudar de opinião. Tal pode acontecer a partir do momento em que aceite os argumentos apresentados pelos outros participantes porque os considera mais válidos do que os seus.

7 A Ética presente no Debate
Em Síntese Quem participa num debate deve procurar sempre manter uma posição de isenção, entendendo como tal que deve procurar ser independente, imparcial, não sendo as suas opiniões condicionadas exclusivamente em função dos gostos, simpatias ou interesses pessoais.


Carregar ppt "As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google