A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Feedback Realimentação ou retroalimentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Feedback Realimentação ou retroalimentação"— Transcrição da apresentação:

1 Feedback Realimentação ou retroalimentação

2 GOGV Grupo observador, grupo verbalizador (Marcos Masetto e Lea Camargos)

3

4 Feedback se torna útil quando...
• É descritivo em vez de apenas avaliativo, isto é, quando não há julgamento apenas, mas o relato com exemplos dos eventos; • É específico em vez de generalizado. Deve-se procurar focar em comportamentos e atitudes específicas; • É compatível com as necessidades do observador e do observado. Quando atende só a necessidade do observador, costuma ser destrutivo. Deve-se levar em conta a necessidade do observado; • É dirigido para comportamentos que o observado possa modificar, pois, se não for assim, ao considerar falhas em algo que não se consegue mudar, cria-se uma situação muito frustrante e não construtiva; • É solicitado em vez de imposto. Quando o observador já possui um combinado anterior com o observado fica mais fácil sua execução; • É oportuno em relação ao tempo da devolutiva, pois se passar muito tempo entre o ato de observar e o feedback perde-se o sentido do mesmo, tanto em relação ao elogio quanto à crítica; • É esclarecedor, assegurando uma comunicação precisa, por isso o uso de um protocolo de observação combinado anteriormente com o professor é essencial.

5 Habilidades de Comunicação
Perguntas esclarecedoras São aquelas que ajudam a clarear alguma situação, ação ou ideia observada na prática do professor observado. São perguntas que devem estimular o relato e não a reflexão para definição de encaminhamentos. As perguntas que fazem parte deste momento de feedback devem sempre começar com o que, quantos, quem, quando, quais etc. Exs.: “O que aconteceu na atividade desenvolvida pela dupla Aline e Gustavo, que você precisou intervir?”; “Quais eram os objetivos da atividade avaliativa que você promoveu?”; “Quanto tempo os alunos levaram para resolver os exercícios propostos?”

6 Habilidades de Comunicação
Paráfrase Consiste em repetir, com suas palavras, o que o observador disse, para verificar se ficou claro o entendimento. Algumas construções de frases que podem colaborar neste momento são: “Deixa eu ver se ficou claro. Pelo que você relata, a que ocorreu com a dupla Aline e Gustavo foi isso, isso e isso. Você confirma este entendimento?”; “Pelo que você me diz, os objetivos da atividade avaliativa foram este, este e este. É isso mesmo?”; “Pelo que entendi, os alunos levaram X minutos para resolver os exercícios. É isso mesmo?” Este exercício faz com que o observador reflita sobre o que ele falou e confirme o entendimento tanto para ele como para o observado. Este já é um primeiro momento de avaliação. Muitas vezes, ao repetir, ele percebe que a explicação não ficou clara e acaba descrevendo o fato novamente. Caso isso ocorra, faça novo uso de paráfrases para confirmar os novos entendimentos. Quando isso ocorre, uma frase clássica, usada pelo observado é: “Não foi bem isto que eu quis dizer. Na realidade, o que aconteceu foi isso, isso e isso.”

7 Habilidades de Comunicação
Perguntas de sondagem São realizadas para que o professor possa refletir sobre o fato ou ação ocorrida. Têm como objetivo fazer com que ele pense sobre sua prática e proponha encaminhamentos. É uma estratégia em que o observador não dá a resposta, mas faz o professor pensar em novas situações para o desafio criado. Ex. “Já que avaliamos que o trabalho entre a dupla Aline e Gustavo não fluiu bem, o que poderiam ser novos encaminhamentos?”; “Que outras estratégias avaliativas poderiam ser criadas para que pudéssemos verificar melhor o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos?”; “Como poderíamos planejar melhor a aula para que os alunos tivessem mais tempo para se dedicar aos exercícios propostos?”

8 Sequência para promover o feedback
Perguntas esclarecedoras Uso de paráfrases Perguntas de sondagem Síntese da discussão e opinião

9 Síntese da discussão e opinião
Apoio/encorajamento - mostra que a equipe gestora está à disposição para contribuir para que ele faça um bom trabalho. O professor coordenador enfatiza que ele pode procurá-lo, mesmo fora de momentos formais de feedback. • Recomendação são sugestões teóricas metodológicas que podem ser dadas ao professor. Por exemplo, “Revisite o texto da Lerner, trabalhado na reunião, que ela apresenta projetos para os alunos melhorarem na leitura”. • Esclarecimento conceitual - É necessário sempre esclarecer algum conceito teórico que não ficou entendido ou que deseja reafirmá-lo. Ex. “Você está trazendo um gênero para o trabalho com textos, está se preocupando com o propósito didático da leitura e escrita, porém, para que os alunos se motivem, é preciso de um propósito social, no caso um destinatário bem definido para a escrita. Para que eles estão escrevendo? Quem irá ler? Segundo Solé, ...”


Carregar ppt "Feedback Realimentação ou retroalimentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google