Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Redação de textos técnicos recomendações
Claudia Bauzer Medeiros
2
Roteiro Perguntas importantes – o que um texto deve conter
Como atrair o leitor – resumo, introdução e conclusões Erros comuns – sintaxe Erros comuns – semântica Como fazer uma revisão bibliográfica
3
Perguntas básicas Quem é o leitor? USUÁRIO
Professor, aluno, leigo, etc Qual o contexto? (vocabulário, definições) Qual o objetivo do texto? Explicar problema/solução, estado da arte Qual o principal problema abordado? Qual a contribuição? Seis palavras-chave?
4
Proposta de pesquisa Qual é o problema abordado?
É um problema meritório (já foi resolvido antes, tem alguma utilidade)? O texto convence o leitor de que o problema foi resolvido de forma adequada? Qual a natureza do problema/da contribuição? Teórica Implementação Domínio de aplicação
5
Pontos importantes RESUMO = curto e objetivo (300 palavras) INTRODUÇÃO
1 parágrafo descrevendo o problema 1 parágrafo descrevendo a solução 1 frase ligando os dois contendo: O objetivo deste trabalho/projeto/proposta é INTRODUÇÃO Deve motivar o trabalho Deve resumir a natureza da solução Deve enumerar as contribuições CONCLUSÕES Deve resumir o que foi dito Deve repetir a enumeração das contribuições Deve sugerir direções futuras de aproveitamento
6
O que explicar no texto Qual a área de aplicação (saúde, alimentação, transporte)? Qual o problema dentro da área (localização, alocação de recursos, diagnóstico)? Quem será beneficiado (pessoa, organismo)? Onde será usada a solução (casa, negócio, governo)? Qual a natureza da solução (algoritmos, metodologia, ferramenta, sistema)? Quais as contribuições principais? Tudo isto deve aparecer na introdução e resumo!!! 7. Como meu trabalho se relaciona com o resto do mundo? (revisão bibliográfica)
7
Erros comuns – sintaxe/gramática
Ortografia – USAR verificador!!! FRASES LONGAS – causam os demais Concordância (sujeito-predicado) A conversão dos dados …… não apresentaram Frases sem verbo ou sem sujeito 3. Separar sujeito de predicado
8
Erros comuns – sintaxe/gramática
Pontuação Ler em voz alta, parando para respirar nos pontos e hesitando nas vírgulas Adjetivos Tradução ao pé da letra Misturar tempos de verbos – em especial, condicionais são fatais! Seção com um único parágrafo
9
Qual a diferença? A principal contribuição é o projeto da interface que está sendo usado em várias escolas primárias de Campinas. A principal contribuição é o projeto da interface que está sendo usada em várias escolas primárias de Campinas. Leia as duas frases acima e entenda a diferença – veja como uma letra muda tudo!
10
Sugestões Usar corretor ortográfico
Contar número de vírgulas em uma frase Identificar o sujeito, o verbo e o objeto Eliminar adjetivos e advérbios inúteis Não mudar de contexto do apresentador (Esta tese, nós fazemos, pretende-se)
11
E ainda - evitar Frases que contenham “o mesmo” e equivalentes
Frases que comecem com Isso porque, Devido a, Por causa de, Mas, E, Uso de voz passiva (torna mais longo) Excesso de vírgulas Excesso de adjetivos Pronunciamentos ufanistas
12
Erros comuns - conteúdo
Repetir a mesma idéia várias vezes Findo o texto, escrever 1 frase para cada parágrafo e ler o conjunto de frases – faz sentido? 2. Ignorar o perfil do leitor 3. Confundir objetivos e solução (o que quero resolver, como quero resolver) - Pensar em <Especificação, algoritmo e implementação> 4. Misturar estado da arte com contribuição própria Deixar claro no texto a contribuição (“nossos resultados, o trabalho descrito neste artigo, a proposta a ser desenvolvida neste projeto”) 5. Prometer e não cumprir 6. Texto que não flui (parágrafos estanques)
13
Revisão Bibliográfica
Objetivo = mostrar o contexto da solução apresentada Não é um conjunto de parágrafos desconexos sobre artigos lidos Sugestões “Os principais enfoques […] são A, B e C. Os artigos 1 e 2 tratam de A, 2 e 3 de B e 5 e 7 de C. A seguir são analisados estes artigos.”
14
Ligar revisão à solução = COMO?
Tabela Comentários a cada enfoque “O enfoque de todos os autores é X. Apresenta as vantagens de y,z,w, mas por outro lado os inconvenientes t, q. Como se verá nos próximos capítulos, a solução proposta {neste texto, nesta tese, por nós} combina y e z e ainda evita o problema t.”
15
Finalmentes Escrever UMA ou DUAS frases (para você mesmo) sobre “o que eu quero que o leitor tenha entendido ao fim do texto” Garantir que estas frases apareçam Pedir a alguém para ler e resumir o que leu, respondendo as perguntas 1 a 7 – para quem escreveu, qual o objetivo, qual a motivação, qual a contribuição.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.