A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatórios de Atividades de Pesquisa: como elaborar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatórios de Atividades de Pesquisa: como elaborar?"— Transcrição da apresentação:

1 Relatórios de Atividades de Pesquisa: como elaborar?
Seminários PROPESQ Relatórios de Atividades de Pesquisa: como elaborar? Anna Maria Becker Maciel Maria José B. Finatto Valdir do Nascimento Flores Instituto de Letras da UFRGS 29 de agosto de 2008

2 Objetivo inicial RELATÓRIO CIENTÍFICO
Informe descritivo - ordenado e objetivo - de atividades de pesquisa realizadas. Todo bolsista de IC deve relatar, na forma de relatório, o cumprimento do Plano de Atividades apresentado para a concessão da bolsa e o aproveitamento decorrente da experiência na Iniciação Científica no âmbito do projeto de pesquisa em que é colaborador. Os relatórios estão inseridos no Programa de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Bolsas.

3 PONTOS DE PARTIDA FINALIDADE DO TEXTO: Prestar contas; demonstrar o cumprimento do Plano de Atividades apresentado para a concessão da bolsa e o aproveitamento decorrente da experiência na Iniciação Científica. LIMITAÇÃO: quem recebe o relatório não participa do dia-a-dia do seu trabalho. É preciso explicar/SITUAR para que o leitor compreenda e VALORIZE o seu esforço.

4 PRIMEIRO PASSO Recupere o texto do Projeto de Pesquisa em que você atua – dica: consultar o Sistema de Pesquisa da UFRGS (site PROPESQ) – lá você vê uma BOA síntese do TODO do projeto em que atua. LEIA os relatórios dos bolsistas que atuaram antes de você. Sempre ajuda! MUITO IMPORTANTE: recupere o seu PLANO DE ATIVIDADES DO BOLSISTA.

5 UM PLANO Tarefas e cronograma: 1) familiarização com:
pesquisas anteriores e dicionários já desenvolvidas no grupo TERMISUL; a base de dados do Projeto TERMISUL; o desenho atual projetado para o NOVO site TERMISUL; o tipo de acervo já reunido e disponível. (seguem mais 10 atividades) VEJA: quadro de meses e tarefas.

6 SEGUNDO PASSO Veja o que foi prometido.
Reveja/ avalie o seu cronograma de tarefas. Faça um esquema/assinale os itens cumpridos. Liste o que não foi feito e rascunhe uma justificativa INICIAL para o que não pôde ser feito.

7 VOCÊ precisa de Objetividade (descrições pontuais)
Detalhamento (relação de etapas ou fases das atividades/metodologia desenvolvidas) Organização (partes constituintes gerais e específicas, selecionadas conforme necessidades)

8 UM ROTEIRO BÁSICO 1 não copie- esta apresentação estará no site da PROPESQ!
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 2. INTRODUÇÃO 3.RESULTADOS 4.CONCLUSÃO * ou INDICATIVOS 5. MATÉRIA ENCAMINHADA PARA PUBLICAÇÃO 6. PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE OU DESDOBRAMENTO DO TRABALHO

9 UM ROTEIRO BÁSICO 2 7. OUTRAS ATIVIDADES DE INTERESSE UNIVERSITÁRIO
8. APOIOS/ AGRADECIMENTOS 9. APRECIAÇÃO PESSOAL DO BOLSISTA (importante!) 10. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ou DE ESTUDO 11. ANEXOS

10 UM ROTEIRO BÁSICO 3 Converse com o seu ORIENTADOR Mostre para ele a sua idéia, o seu rascunho. Leve para que ele avalie o seu roteiro de itens do texto do relatório (roteiro básico).

11 COMO EVITAR EMBARAÇOS? Coloque-se no lugar do seu leitor e pergunte: a pessoa que ler o meu relatório vai entender o que foi feito, como foi feito, por que foi feito e vai ainda assim GOSTAR/VALORIZAR o trabalho?

12 Na área de Humanas, o desafio é:
OBJETIVIDADE em meio a trabalhos mais teóricos/reflexivos do que experimentais BOA SUCESSÃO DE IDÉIAS: Será preciso situar sem “enrolar” ou deixar perdido o leitor em meio a uma teia de informações e de etapas do trabalho realizado. Siga uma ordem.

13 A INTRODUÇÃO A INTRODUÇÃO DEVE SITUAR A PESQUISA NA QUAL O SEU TRABALHO SE INSERE TAMBÉM DEVE INDICAR A PARTE DESSE TODO QUE COUBE AO BOLSISTA A pesquisa do Projeto como um todo não é sua pesquisa de IC!

14 Um exemplo a superar 1 Introdução O projeto apresentado tem objetivos em duas linhas de pesquisa distintas. Na primeira, a do Catálogo de Expressões Recorrentes de Pediatria, são objetivos: a) implementar um catálogo bilíngüe português-inglês de construções usuais empregadas em papers publicados em revistas no Brasil e no exterior, na área de Pediatria; b) caracterizar macro e microestrutura dos textos de artigos técnicos de Medicina/Pediatria; c) apontar a organização de frases e de parágrafos e as construções de diferentes tipos de papers (artigo, artigo original, estudo de caso, artigo de revisão); e) descrever as principais e mais freqüentes terminologias, colocações e fraseologias de artigos de Pediatria; f) oferecer ferramentas interativas para familiarização do usuário aprendiz de tradução com a formulação de papers técnico-científicos, especialmente na área de Pediatria. Na segunda linha, relacionada à disciplina Sintaxe do Texto do curso de Letras-Tradução, pretendemos: a) implantar a disciplina(...) SOCORRO! Do que se trata? Não entre assim “de sola” nos objetivos, INTRODUZA!

15 Um exemplo a superar 2 Catálogo de Construções Recorrentes em Textos de Pediatria para Aprendizes de Tradução - RESULTADOS (...) também foi criada pelo bolsista Adriano uma ferramenta geradora de contextos para a verificação dos tipos de usos de cada expressão. De que tipos? Tal ferramenta facilita a inclusão de construções recorrentes selecionadas pelo bolsista de Letras, Gustavo, pela orientadora do projeto, Maria José. Facilita como? Inclusão onde? Com a lista gerada automaticamente, com a pré-seleção de construções recorrentes e com o gerador de contextos, já contamos com a implementação de mais de 600 das construções que farão parte do Catálogo de Construções Recorrentes. Como assim?

16 ALGUNS EXEMPLOS RELATORIO BIC- FAPERGS – Rafaela Guimarães Barbosa – ver introdução e síntese de tarefas Relatório BIC – Estela Rubia Brugali Corbellini Relatório PIBIC - Fabio Aresi


Carregar ppt "Relatórios de Atividades de Pesquisa: como elaborar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google