A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica!
Autora: professora Ana Fuchs (teatro)

2 1º Passo - Projeto "Fazer um projeto é lançar ideias para frente, é prever as etapas do trabalho, é definir onde se quer chegar com ele - assim durante o trabalho prático, saberemos como agir, que decisões tomar, qual o próximo passo que teremos que dar na direção do objetivo desejado" (Bagno, 1998, p. 26)

3 O projeto ajuda a estruturar a pesquisa que será feita.
É composto principalmente por: 1. Título 2. Pergunta principal - é a base da pesquisa científica. A partir da pergunta principal estruturamos o objetivo da pesquisa. 3. Perguntas secundárias - colaboram para a construção das conclusões a respeito da pergunta principal. 4. Hipóteses - possíveis respostas que o aluno tem a respeito das perguntas. 5. Objetivos - o que se pretende aprender, refletir, pesquisar, pensar, etc... 6. Justificativa - a importância da pesquisa para o aluno e sua comunidade. "A justificativa é a defesa que você faz de seu projeto. Nela você apresenta argumentos que convençam as pessoas de que aquele trabalho é digno de interesse." (BAGNO, 1998, p.29)

4 7. Metodologia - como será feita a pesquisa (com levantamento bibliográfico em livros, revistas, arquivos, com entrevistas, experiências, instalações, etc) e a análise de dados (como os dados pesquisados serão analisados, comparando os resultados dos experimentos, entrevistas e experiências com o levantamento bibliográfico) 8. Referências bibliográficas - livros, revistas,textos, vídeos, imagens, sites e outras referências que ajudarão na compreensão e análise dos dados. 9. Produto final -  como a pesquisa será apresentada. Através de um texto, de uma instalação, de um espetáculo, etc

5 2º Passo - Execução do projeto (realização da metodologia), coleta e análise de dados.
- Fichamento de livros, revistas, artigos, etc; - Elaboração e realização de entrevistas; Realização de experiências, instalações, espetáculos, etc Realização da saídas de campo, visitações, coleta de materiais para análise. Análise de dados (comparação, contraposição e análise do material coletado e pesquisado).

6 3º Passo - O produto final
- Elaboração do texto final, explicando o processo de pesquisa, apresentando a análise de dados e as conclusões. - O texto pode apresentar a estrutura: Introdução, desenvolvimento e conclusões. Importante: o texto deve revelar autoria - apresentando o material e o ponto de vista do aluno a respeito da pesquisa.

7 Faça sua pesquisa ser interessante Mostre o quanto você trabalhou
Dicas finais Organize sua PBWORKS para que todos consigam ver sua produção (faça um link para cada etapa) Faça sua pesquisa ser interessante Mostre o quanto você trabalhou BOM TRABALHO!


Carregar ppt "Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google