A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL

2 DEFINIÇÃO DE PROJETO “um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados” ONU

3 Elaborar um Projeto significa
Reconhecer a necessidade de intervenção diante de um problema, analisar esta necessidade, estabelecer alternativas de intervenção, analisar e tomar decisões frente à elas.

4 - Onde estou? - Onde quero chegar? - Como chegar lá?

5 O projeto é uma construção coletiva
Segundo Danilo Gandin “A construção em conjunto acontece quando o poder está com as pessoas. Todos crescem juntos, transformam a realidade, criam o novo em proveito de todos e com o trabalho coordenado.”

6 Etapa I A definição do projeto: o que queremos fazer?
Essa etapa inclui a escolha do público-alvo, seus problemas e necessidades e a definição da missão do projeto. Inclui ainda a definição dos objetivos de resultados e de alguns princípios de trabalho.

7 Etapa II O plano de trabalho: como vamos agir?
Aqui desenhamos o plano de trabalho, como linhas de ação e atividades dispostas no tempo. Inclui a definição de papéis e responsabilidades das pessoas envolvidas.

8 Etapa III O andamento do projeto: como vamos avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados
Essa etapa aborda o acompanhamento constante do projeto, a busca de conclusões parciais e finais e a disseminação para a sociedade.

9 Etapa IV O orçamento: quanto vai custar tudo isso?
Etapa final: é a elaboração do orçamento do projeto, com uma análise sobre os valores financeiros.

10 Fatores chaves para êxito de um projeto segundo Domingos Armani:
- Ter objetivos e resultados claramente definidos. - Construir um clima de colaboração e envolvimento da equipe. - Sempre contar com a participação de potenciais beneficiários diretos do projeto em todas as principais atividades planejadas. - Ouvir todos os integrantes envolvidos de forma a harmonizar divergências. - Realizar um diagnóstico consistente. Fatores chaves para êxito de um projeto segundo Domingos Armani:

11 O Diagnóstico O diagnóstico não é neutro – ele é conduzido e estruturado pela visão político ideológica da situação problema.

12 O diagnóstico deve promover:
- O levantamento detalhado de dados e informações que possam caracterizar as condições de vida dos potenciais beneficiários. - A identificação das dinâmicas sócio políticas econômicas e culturais que explicam a situação problema. - A identificação e avaliação das iniciativas similares de caráter público ou privado.

13 - A identificação das percepções, das experiências e das expectativas dos potenciais beneficiários em relação à problemática. - O envolvimento genuíno dos atores sociais e institucionais relevantes no processo. - O levantamento da bibliografia relevante sobre o tema, tanto do ponto de vista teórico quanto da análise de experiências similares.

14 O diagnóstico pode ser realizado:
- Reuniões com grupos beneficiários. - Pesquisa documental. - Entrevistas qualitativas com informantes chave. - Oficinas de análise da problemática a partir dos dados e informações levantados. O diagnóstico pode ser realizado:

15 Roteiro básico para elaboração de um projeto.
- Título do projeto. - Sumário da proposta.(último) - Apresentação da instituição. - O contexto do projeto. - Objetivos : geral e específicos. - Justificativa do projeto. - Metodologia a ser utilizada.

16 Cont. Roteiro Elaboração Projeto
- Cronograma das atividades. - Cronograma financeiro. - Recursos humanos e materiais. - Critérios ou sistema de acompanhamento e avaliação. - Bibliografia utilizada. - Anexos. Cont. Roteiro Elaboração Projeto

17 - São os objetivos estabelecidos que irão apontar a direção do trabalho. - Podemos definir objetivo como ” resultado direto obtido através da implementação do projeto, expresso de maneira clara e precisa”. - Os objetivos devem ser operacionalizáveis e exeqüíveis. Objetivo - O que?

18 Justificativa - Por que?
- A justificativa é o espaço onde você vai expor seus argumentos, articular as considerações entre as deficiências locais, suas necessidades e potencialidades. - É ela que fundamenta sua proposta, esclarecendo suas hipóteses, mostrando, em uma seqüência lógica, sua importância no avanço da solução dos problemas.

19 Metodologia – Como? - Deve haver lógica e seqüência entre as ações. - Coerência entre as atividades previstas, os objetivos e a justificativa. - Relação causal entre as ações previstas e o alcance dos resultados desejados. - Deve esclarecer o nível de participação da população.

20 Critério ou sistema de acompanhamento e avaliação
Deve descrever como será feita a avaliação do projeto, citando ou relacionando alguns indicadores que serão utilizados.

21 Em  uma  Metrópole   existe  uma  Sociedade   Espírita  localizada  em  bairro  pobre  da cidade,  em  que  as crianças  frequentadoras da  Escola de Evangelização vão sozinhas e apresentam dificuldades na leitura e escrita,  algumas vão com roupas precárias, alimentam-se pouco em casa,  nota-se que são oriundas de famílias em situação de risco social.  Um grupo de pessoas do centro, se interessou em  fazer uma aproximação com essas  f amílias  e  ajudar  dentro das necessidades  ali  encontradas. Não  possuem  muitos recursos, nem  espaço, mas  há  possibilidade  de parcerias. 1ª SITUAÇÃO PROBLEMA

22 2ª SITUAÇÃO PROBLEMA Instituição localizada em área central distribui sopa tres vezes por semana a todos que ali buscam saciar a fome, porém os recursos são escassos e terão que suspender a distribuíção em pelo menos duas vezes.

23 3ª SITUAÇÃO PROBLEMA Em um Centro Espírita, o DAPSE atende várias Papeleiras que não possuem qualificação para outros ofícios, embora algumas até tivessem interesse em aprender algo novo. Também possuem baixa escolaridade. Um grupo de pessoas desse centro, tem o interesse de ajudar e desenvolver um projeto da área de qualificação e geração de renda. O que podem fazer?


Carregar ppt "ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google