A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da pesquisa
Profa. Dra. Kátia Barbosa Macêdo Universidade Católica de Goiás

2 Pesquisa A pesquisa é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. (Ander-Egg, 1978) É um trabalho de produção de conhecimento sistemático, não meramente repetitivo mas produtivo, que faz avançar a área de conhecimento a qual se dedica.

3 Exigências da pesquisa
A existência de uma pergunta que se deseja responder; A elaboração de um conjunto de passos que permitam chegar à resposta; A indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida.

4 Planejamento da pesquisa 1
1- Preparação da pesquisa: 1.1-Decisão; 1.2-Especificação dos objetivos; 1.3-Elaboração de um esquema; 1.4-Constituição da equipe de trabalho; 1.5-Levantamento de recursos e cronograma.

5 Planejamento da pesquisa 2
2- Fases da pesquisa: 2.1-Escolha do tema; 2.2-Levantamento dos dados; 2.3-Formulação do problema; 2.4-Definição dos termos; 2.5-Construção de hipóteses ou questões norteadoras; 2.6-Indicação de variáveis;

6 Planejamento- fases da pesquisa
2.7-Delimitação da pesquisa; 2.8-Amostragem; 2.9-Seleção de métodos e técnicas; 2.10-Organização do instrumental da pesquisa; 2.11-Teste de instrumentos e procedimentos;

7 3-Execução da pesquisa 3.1-Coleta de dados; 3.2-Elaboração dos dados;
3.3-Análise e interpretação dos dados; 3.4-Representação dos dados; 3.5-Conclusões 3.6-Relatório de pesquisa; 4- Divulgação.

8 Planejamento Identificar a modalidade mais adequada ao projeto, tendo em vista a natureza do tema, da questão e os recursos disponíveis. Fazer um levantamento bibliográfico que subsidie as decisões do desenho da pesquisa, como teorias de base, técnicas de coleta e análise, campo, etc

9 Planejamento Selecionar um tema considerando prioridades do setor, instituição, município, lacunas conceituais e teóricas, relevância social. Refletir sobre a relevância e pertinência da questão. Formular uma questão central que demande investigação.

10 Formulando o problema Tornar o problema concreto e explícito através de: Imersão sistemática no assunto; Estudo da literatura existente; Discussão com pessoas que acumularam experiência prática no campo de estudo.

11 Formulando o problema O pesquisador deve identificar um tema preciso, recortar o objeto; Escolher e organizar o tempo de trabalho; Realizar uma pesquisa bibliográfica ou revisão de literatura; Analisar e organizar o material selecionado.

12 Delimitação do problema
Definição de problema Identificação e descrição dos problemas Organização dos serviços Priorização dos problemas Explicação dos problemas Causas imediatas e mediatas Conseqüências diretas e indiretas

13 Construir o Projeto de pesquisa
O problema que exige respostas deve ser delimitado dentro de um campo de estudo; A tarefa de pesquisa deve ser exeqüível Deve-se evitar coleta de dados para favorecer uma resposta- tendenciosa Definir os conceitos e teorias a serem utilizados Prever as etapas com cronograma e recursos

14 Projeto Empreendimento planejado
Conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas Objetivos específicos Orçamento definido Tempo limitado ONU (1984)

15 Etapas Aspectos éticos Delimitação do problema
Definição de objetivos e da população-alvo Escolha das estratégias de intervenção Identificação de mecanismos de acompanhamento e avaliação Orçamento e cronograma

16 Aspectos éticos Autonomia – consentimento livre e esclarecido
Beneficência – riscos x benefícios Não-maleficência – evitar riscos previsíveis Justiça e eqüidade – relevância social, igual consideração dos interesses envolvidos

17 Questões-chave na Justificação
Definir porque é importante fazer essa pesquisa-intervenção? Há relevância para a saúde pública, impacto populacional, social? Em quê essa pesquisa avançará em relação a outras já desenvolvidas? A que perguntas sua pesquisa trará respostas? A que grupos sociais a pesquisa poderá interessar?

18 Definição de objetivos
Objetivo geral = problema central Objetivos específicos = causas e conseqüências Indicadores de verificação Meios de verificação Objetivos devem ser claros, concisos e contextualizados, pertinentes à problemática Objetivos devem ser viáveis, com tempo e recursos passíveis de execução

19 Objetivos Imagem-objetivo: mais que uma soma de objetivos, uma construção que harmoniza e ordena um conjunto de objetivos Objetivo: uma variável da IO, a situação que se deseja obter ao final do projeto Tipos de objetivos: De resultados e de sistema Originais e derivados Gerais e específicos Únicos e múltiplos Complementares, competitivos e indiferentes Imediatos e mediatos

20 Componentes da metodologia
Definição dos tipos de estudo: Documentação 1-indireta , 2-direta (campo ou laboratório); 2.1-Estudo exploratório- aumentar experiência e conhecimento sobre um problema 2.2-Descritivo- descreve com exatidão os fenômenos de determinada realidade 2.3-Experimental – permite testar hipóteses de causa-efeito. 3-Observação – observação ou entrevista.

21 Técnicas de pesquisa Técnica é um conjunto de preceitos ou processos da ciência; habilidade para usar preceitos ou normas. Pode ser: Documentação indireta- pesquisa documental; Documentação direta- pesquisa de campo ou de laboratório Observação

22 População-alvo Sinonímia: população-objetivo, população-meta, grupo meta, grupo focal Grupo de indivíduos que possuem em comum algum atributo, carência ou potencialidade que o projeto pretende suprir ou desenvolver Beneficiários: diretos, indiretos (legítimos e ilegítimos), público

23 Estratégias de intervenção
Estratégia, ação, atividade Análise de direcionalidade Análise de viabilidade Política Técnica Administrativa Projetos dinamizadores

24 Estratégias de intervenção: Procedimentos
Coleta de dados Documentos Observação Questionários Entrevistas Outros Análise de dados Estatística Análise de conteúdo Análises específicas relacionadas a cada tema ou objeto de estudo.

25 Orçamento e cronograma
Ações – Atividades – Insumos Custos Unidade de custo Custo estimado- recursos financeiros, humanos, materiais de consumo, permanentes Cronograma Meses Semanas

26 Efeitos ou conseqüências
Todo acontecimento que se pode atribuir à ação do projeto Efeitos procurados e não-procurados Previstos e não-previstos Positivos e negativos

27 Processos e Resultado Processos Atividades: ações que geram um produto
Conjunto de atividades Funções e operações Atividades: ações que geram um produto Produtos: bens produzidos ou serviços prestados Resultados: produtos, efeitos e impactos

28 Acompanhamento e avaliação
Objetivos Indicadores de verificação Meios de verificação Responsáveis Periodicidade Avaliação somativa e formativa

29 Elaborar relatório Normas da ABNT
Os resultados podem ser elaborados em forma de: Relatório; Monografia Dissertação ; Tese.


Carregar ppt "Metodologia da pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google