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O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

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Apresentação em tema: "O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

2 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Antes que a comunicação se realize, é necessário um propósito, expresso na forma de mensagem a ser transmitida.

3 Ele vai passar por uma fonte (o emissor) para um receptor.
A mensagem é codificada (convertida em formato simbólico) e transmitida através de uma mídia (canal) até o receptor, que traduz (decodifica) a mensagem iniciada pelo emissor.

4 O resultado é a transferência de um significado de uma pessoa para outra.

5 FONTE – inicia a mensagem pela codificação de um pensamento;
MENSAGEM – é o produto físico codificado pelo emissor.

6 Quando falamos, a fala é a mensagem;
Quando escrevemos, o texto escrito é a mensagem. Quando gesticulamos, os movimentos de nossos braços e as expressões em nosso rosto são a mensagem.

7 CANAL - é a mídia por onde a mensagem viaja.
Ele é selecionado pelo emissor, que deve determinar qual canal é formal e qual é informa.

8 CANAIS FORMAIS São estabelecidos pela organização e transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros. Tradicionalmente, eles seguem a rede de autoridade dentro da organização.

9 CANAIS INFORMAIS Estes canais são espontâneos e surgem como resposta às escolhas individuais.

10 RECEPTOR – é o sujeito a quem a mensagem se dirige
RECEPTOR – é o sujeito a quem a mensagem se dirige. Antes que a mensagem seja recebida, seus símbolos precisam ser traduzidos em uma forma que possa ser compreendida pelo receptor. Isto é a decodificação da mensagem

11 RUÍDO – é composto pelas barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem.
Exemplos de possíveis fontes de ruídos: Problemas de percepção; Excesso de informação; Diferenças culturais.

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13 DIREÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Descendente – a comunicação que flui dos níveis mais alto para os mais baixos é descendente; Ascendente – a comunicação que se dirige aos escalões mais altos do grupo ou da organização é ascendente;

14 Lateral – quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal é a comunicação lateral.

15 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
COMUNICAÇÃO ORAL – é o principal meio de transmitir mensagens. Ex. palestras, os debates formais entre duas ou mais pessoas.

16 COMUNICAÇÃO ESCRITA – engloba memorandos, cartas, s, transmissões de fax, jornais internos, informativos em murais e qualquer outro meio que usa a linguagem escrita para comunicar informações. evita

17 Por que o emissor escolhe a comunicação escrita?
Porque ela é tangível e verificável. Geralmente, tanto o emissor quanto o receptor mantêm registro das mensagens. Desvantagem da comunicação escrita – elas consomem mais tempo.

18 COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL – todas as vezes em que transmitidos uma mensagem verbalmente, também enviamos junto uma mensagem não-verbal.

19 Em alguns casos, o componente não- verbal pode estar sozinho. Ex
Em alguns casos, o componente não- verbal pode estar sozinho. Ex. em um barzinho de paquera, enviam-se mensagens por um olhar rápido, um olhar mais demorado, ou sorriso, um franzir de sobrancelhas.

20 Os exemplos mostram que nenhuma discussão sobre comunicação estaria completa sem uma análise da comunicação não-verbal.

21 Expressão facial Não é fácil avaliar as emoções de alguém apenas a partir da sua expressão fisionômica. Por vezes os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos, mas muitas pessoas tentam inibir a expressão emocional.

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23 Movimento dos olhos: desempenha um papel muito importante na comunicação. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, mas noutro contesto pode significar ameaça, provocação.

24 Desviar os olhos quando o emissor fala é uma atitude que tanto pode transmitir a idéia de submissão como a de desinteresse. Movimentos da cabeça: tendem a reforçar e sincronizar a emissão de mensagens.

25 Postura e movimentos do corpo: os movimentos corporais podem fornecer pistas mais seguras do que a expressão facial para se detectar determinados estados emocionais. ex.: inferiores hierárquicos adotam posturas atenciosas e mais rígidas do que os seus superiores, que tendem a mostrar-se descontraídos.

26 Comportamentos não-verbais da voz: a entoação (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunicação. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada.

27 A aparência de uma pessoa reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar.
Através do vestuário, penteado, maquiagem, apetrechos pessoais, postura, gestos, modo de falar, etc., as pessoas criam uma projeção de como são e de como gostariam de ser tratadas.

28 As relações interpessoais serão menos tensas se a pessoa fornecer aos outros a sua projeção particular e se os outros respeitarem essa projeção.


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