"Família é prato difícil de preparar"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Doce Aroma do Café.
Advertisements

Monstrinhos Irresistíveis
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Um pedaço de bolo....
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Assim é a Vida....
A Bagagem.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Visita De Jesus
Família é prato difícil de preparar.
Trecho do livro “O Arroz de Palma”
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Hoje é terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira,
EU APRENDI.
Trecho do livro “O Arroz de Palma”
O TEMPO NÃO VOLTA!.
E SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
EU DESISTO... por Thais Cadorim
Olá meninas, essa aqui é minha prima Jessie!
Hoje é terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
RECEITA DE VIDA Pra Você....
A BAGAGEM.
Assim é a Vida....
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Quando sua vida começa,  você tem apenas uma mala pequenina de mão...
AS MUITAS FORMAS DE AMAR E SER AMADO
Uma pergunta, uma senhora resposta... Pergunta:

PRESSIONAR A TECLA F5 PARA INICIAR Clicar com o mouse uma vez
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis,
Amizade Talvez Seja Isso...
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Assim é a Vida....
Confesso que já fiz!!! Passa automático.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
Pegue as rédeas da sua vida!
ALGO ERRADO Paulo Roberto Gaefke.
Alguém Existe clique.
Hoje é domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo, 12 de abril de 2015domingo,
Aprendi Clique.
Mensagem aos amigos: orientações para 2009 Para bom entendedor...
Hoje é segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira,
Amizade é isso... Ligue o Som.
UMARECEITA DE DE VIDA. VIDA. UMA RECEITA DE VIDA.
E se... a história tivesse outro fim?
Hamilton A Mala, da vida....
Foi na noite de Natal. Um anjo apareceu a uma família
Alegria que transforma tudo...
UMARECEITA DE DE VIDA. VIDA. UMA RECEITA DE VIDA.
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
Porque pensa que são importantes.
By Búzios Slides EU DESISTO Automático.
CLICAR P/ AVANÇAR SLIDES
01 AS FORMIGUINHAS E A DONA BARATA. AS FORMIGUINHAS E A DONA BARATA Elazier Barbosa
Amizade Talvez Seja Isso...
De novo... TheAngel® E tudo começou de novo... Escutei isso quando ia dar meia-noite E fiquei pensando... o que faço com o que havia antes? Como esqueço.
Às vezes nos perguntamos: "O que eu fiz pra merecer isso?" ou...
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
A Bagagem By Búzios Slides Automático Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão... À medida em que os anos vão passando, a bagagem.
SOBRE MIM.
STRESS.
A vida é simples, mas o ser humano faz questão de complicar e é por isso que o estresse invadiu o mundo, porque as coisas fáceis não tem graça, para.
Progressão automática. S e a felicidade já foi possível, para você um dia, então, ser feliz agora também o é. Se a felicidade vai ser possível no futuro,
Transcrição da apresentação:

"Família é prato difícil de preparar" (de "O Arroz de Palma”, de Francisco Azevedo)

Família é prato difícil de preparar. São muitos os ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo. Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir.

Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio. Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida.

Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente.

E você?   É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia. Como saiu no álbum de retratos? O mais prático e objetivo? A mais sentimental? A mais prestativa? O que nunca quis nada com o trabalho? Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero e do grau comparativo. Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida. Não há pressa. Eu espero. Já estão aí? Todas? Ótimo.

Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola. Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.

Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar, tornam a família muito mais colorida,interessante e saborosa.

Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.

Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada. 

Não existe Família à Oswaldo Aranha; Família à Rossini; O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe Família à Oswaldo Aranha; Família à Rossini;  Família à Belle Meunière; Família ao Molho Pardo,  em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria. Família é afinidade, é “à  Moda da Casa”. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.

Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.  Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança.

Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie.

é prato que quando acaba, nunca mais se repete. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. é prato que quando acaba, nunca mais se repete.

FIM