Análise dia 15 de maio de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO DO COE PROVINCIAL
Advertisements

Nas Regiões sul, sudeste e no centro-oeste do Brasil.
Programação - Caiobá FM – 102,3 MHz
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Marco Conceitual Do ponto de vista jurídico, o território é a
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Climas brasileiros e domínios climáticos
El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.
Equilíbrio Eletrostático
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
Torcida... Confronto.... COMECA+CAMPANHA+PARA+PLEBISCITO+SOBRE+DIVISAO+DO+PARA,00.html.
Zona Climática.
Incidência de raios no Sudeste deve superar média em 2011
Atmosfera e climatologia
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
AULA DE PREVISÃO DE TEMPO
Dias sem SOMBRA Versão: Jorge Hönel Apresentação Diego P. de A. Gonçalves.
ESTADO DE DEFESA Estado de defesa é uma situação de emergência na qual o Presidente da República conta com poderes especiais para suspender algumas garantias.
TEMPO E CLIMA.
O que você deve saber sobre
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
CLIMAS DO BRASIL Tempo e Clima no Brasil Cavalcanti et al. (2009)
Revenda Legal em números
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
PROFESSORA: Marise Rabelo
Análise Sinótica.
PROGRAMAS CONQUISTA FM
AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
Síntese dos Relatórios IPCC e PBMC
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Dúvidas “Astronômicas”
Frentes e Frontogênese
ANÁLISE DE RISCO E TENDÊNCIA CLIMÁTICA DEFESA CIVIL DE SÃO PAULO JANEIRO DE 2012.
Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos.
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
Análise Sinótica. Período a ser apresentado 4ª-feira: G1-sáb/dom, G2-2ª e 3ª 6ª-feira: 4ª e 5ª.
Climas do Brasil.
Feriados Sair Legendas Contato na CORED Auditorias Integradas
Equilíbrio Eletrostático
Biomas brasileiros.
Feriados Sair Legendas Contato na CORED Eventos (Congresso, Seminários, Encontros, Workshop) Auditorias Integradas Treinamentos – Metrologia Legal Treinamentos.
COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE PLANETA TERRA – 5º ANO
O BRASIL NO MUNDO.
Nosso planeta e sua vizinhança cósmica
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Análise sinótica 15 e 16 de maio de Destaques – 15/maio/2013 Vento forte aumenta o frio no Sul Forte massa polar avança sobre o Sul. Rajadas passaram.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Previsões do vidente e tarólogo
PREVISÃO DO TEMPO A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO EL NIÑO ( E ), EM 4 ESTADOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Andreza Carla A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO EL NIÑO (
Mapeamento de Áreas de Risco MODELAGEM PARA SELE Ç ÃO DE MUNIC Í PIOS COM VULNERABILIDADE A EVENTOS DE ENXURRADAS.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
EM 2009.
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE:
Climas do Brasil Prof. Filipe Santos.
GEOGRAFIAGROTH.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SO SERIDÓ- CAMPUS CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CLIMA PIBIDIANOS:DANILOEDIJANEÉLLONJAÍNE.
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS DA ANA
INTERTROPICAL Temperada MEC MEAMEA MEA MTC MPA INVERNO.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
Transcrição da apresentação:

Análise dia 15 de maio de 2014

Notícias Climatempo: Muita chuva em Salvador (BA) 16 de maio de 2014 às 02:39 por Valdir Herrmann Um núcleo de nuvens bastante carregado se formou sobre a região de Salvador na noite da quinta-feira e se intensificou ainda mais nesta madrugada de sexta-feira. A chuva que começou com fraca intensidade por volta de 21h ganhou cada vez mais força e na desta sexta-feira a região do aeroporto registra chuva moderada e por vezes forte. Pelas medições do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), entre 23 horas de quinta (15) e 06 horas desta sexta-feira, foram acumulados quase 61 milímetros. Em 24 horas (entre 06h de quinta e 6h de sexta) o acumulado estava em 85 milímetros. Maio normalmente é o mê mais chuvoso do ano em Salvador, média histórica de 324,8 mm. No restante da madrugada da sexta-feira e também ao longo de todo o dia, a capital baiana ainda ficará sujeita a chuvas intensas. A instabilidade deve persistir também no sábado.  A partir de domingo as chuvas serão mais passageiras. Essas áreas de instabilidade estão em fase de enfraquecimento. Ao longo desta sexta-feira a região de Salvador ainda vai ficar cheia de nuvens, mas não há mais risco de temporais.

Notícias Somar: 08:00hs Tempo seco provoca recordes de frio no interior paulista As cidades mais ao norte de SP tiveram a madrugada gelada  A última madrugada amanheceu fria sobre o Estado de São Paulo, principalmente nas cidades em que ficam ao norte paulista. Hoje, o município de Catanduva bateu recorde de frio, a mínima ficou na casa dos 10,8ºC. Em Ribeirão Preto, esta foi a manhã mais fria do ano também com 12ºC e São Carlos com 12,2ºC. “Isso aconteceu por conta da massa de ar seco que manteve o céu aberto na madrugada e possibilitou a perda de energia do solo para a atmosfera” – explica a técnica em meteorologia da Somar, Patrícia Vieira. O tempo seco favorece o aumento da concentração de poluentes e às 7h da manhã já havia qualidade do ar moderada em 12 das 26 estações da Cetesb. A qualidade tende a piorar ao longo do dia. De acordo com a Somar Meteorologia, a quinta-feira será mais um dia de tempo seco na maior parte do Estado paulista.

Notícias Somar: 11:00hs Excesso de chuva deixa cidades do Amazonas em alerta máximo e vem mais água por ai Enquanto a população do centro-sul do país sofre com a seca, o extremo norte do Brasil tem excesso de água. A quinta-feira começou debaixo de chuva entre o norte do Amazonas e Pará, as pancadas também atingem desde o litoral do Maranhão até o Rio Grande do Norte, no Nordeste. Para se ter uma ideia, a maior chuva registrada no território brasileiro nesta última madrugada foi vista em Macau – RN, o volume chegou aos 65,6mm.  O excesso de água já causa problemas para os moradores do Amazonas, cerca de 90 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes. Nesta semana, a Defesa Civil emitiu alerta máximo em Itacoatiara por causa da cheia do Rio Amazonas. O nível do rio está prestes a atingir a cota histórica de 15,03 metros registrados em 2012. Para este nível ser batido faltam apenas 35 centímetros. As cidades de Boca do Acre e Humaitá, interior do Amazonas, decretaram Estado de Calamidade e pelo menos 19 municípios estão em situação de emergência. Atualmente, as precipitações estão concentradas sobre o norte do Pará, Amapá e Roraima. Fato que é comum para esta época do ano. E desta vez, essas chuvas vão afetar os rios Negro e Solimões.  Chuva forte também atinge o oeste do MT e MS, mas está precipitação não é comum para esta época do ano Não é só no Norte do país que tem excesso de água. Chove muito em alguns pontos do Centro-Oeste também, o que não é comum para esta época do ano. A precipitação não dá trégua ao oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para se ter uma ideia, apenas nesta madrugada choveu o normal para o mês inteiro em Corumbá - MS, o volume chegou aos 50mm em apenas 24 horas.

Imagens de satélite http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic?i=br