A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atmosfera e climatologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atmosfera e climatologia"— Transcrição da apresentação:

1 Atmosfera e climatologia
Prof: Humberto 1º ano

2

3 A troposfera é a camada da atmosfera mais importante, porque todos os fenômenos meteorológicos que interferem na Terra – chuvas, umidade, ventos, nuvens – ocorrem nessa camada. É aí que se encontram mais de 80% dos gases da atmosfera. A estratosfera é onde se encontra a camada de ozônio, que filtra os raios ultravioletas emitidos pelo Sol. A ionosfera é muito importante porque reflete as ondas radiofônicas e devolve-as para a Terra.

4 “ Tempo bom, temperatura estável e umidade relativa do ar 60%”
UMIDADE DO AR “ Tempo bom, temperatura estável e umidade relativa do ar 60%” A umidade do ar pode ser considerada a sua capacidade máxima de reter umidade. Portanto , umidade relativa de 60% quer dizer que faltam 40% para atingir a capacidade de retenção total de vapor de água no ar e começar a chover.

5 Esse tipo de chuva ocorre quando o ar, em ascensão vertical, se resfria, se condensa e se precipita na forma de chuva. Esse tipo de chuva é muito comum nas regiões equatoriais, como a Amazônia.

6 Também conhecidas como chuva orográfica, ocorrem com a ascensão e o resfriamento do ar, quando tem de ultrapassar barreiras montanhosas. No litoral do nordeste brasileiro, a barreira do planalto da Borborema provoca chuvas na Zona da Mata e no litoral.

7 Resultam do choque de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente
Resultam do choque de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente. As chuvas frontais são freqüentes no litoral oriental brasileiro, como consequencia do encontro da massa polar atlântica (fria) com a massa tropical atlântica (quente)

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20


Carregar ppt "Atmosfera e climatologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google