A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,"— Transcrição da apresentação:

1 A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre, que nem sempre apresentou a mesma composição química.

2 Antes a atmosfera era constituída por:
Hidrogénio Metano Amónia Ferro elementar Actualmente a atmosfera é constituída por: 78% de Azoto 21% de Oxigénio 1% de Dióxido de Carbono, Vapor de Água, Metano, Crípton, Xénon, Ozono, Néon, Árgon …

3 Composição do ar na Troposfera

4 Importância da Atmosfera
Filtra e absorve a radiação nociva Protege a terra dos corpos celestes Controla a temperatura (Equilíbrio térmico) Fonte de vida

5 Estrutura vertical da Atmosfera

6 Estrutura vertical da Atmosfera
Troposfera Estratosfera Mesosfera Termosfera (ionosfera) Exosfera

7 Características da Troposfera
Onde se processam todo o tipo de fenómenos meteorológicos A temperatura diminui com a altitude, cerca de 0,6ºC por 100m Contém gases, vapor de água e poeiras Tem uma espessura de cerca 12 km no equador e 6 km nos pólos Tem como limite superior a tropopausa

8 Características da Estratosfera
Estende-se desde o limite da troposfera até cerca dos 50 km de altitude, a estratopausa. Nesta camada, a temperatura mantém-se constante até cerca dos 25 km, subindo depois com a altitude. Este facto deve-se à existência do ozono, gás que absorve uma parte importante da radiação ultravioleta (solar) que penetra na atmosfera (protegendo a Terra destes raios nocivos), e aí provoca um aumento da temperatura.

9 Características da Mesosfera
Caracteriza-se pela descida da temperatura (80ºC negativos). É uma camada com temperaturas muito baixas porque absorve a energia solar. Tem como limite a mesopausa

10 Características da Termosfera
É constituída por uma camada que se estende da menopausa até cerca de 500km a 600km de altitude, termopausa. A temperatura aumenta com a altitude, atingindo 200ºC. O nome ionosfera deve-se ao facto dos gases que a constituem, serem muito rarefeitos, apresentando-se as moléculas sob forma de partículas electrizadas, ou seja iões. Tem como limite superior a termopausa.

11 Características da Exosfera
A camada que está para além da ionosfera e é a parte mais externa da atmosfera. É uma camada que faz ligação entre a atmosfera e entre o espaço interplanetário.

12 Os Perigos que assolam a Atmosfera
EFEITO DE ESTUFA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO AQUECIMENTO GLOBAL CHUVAS ÁCIDAS SMOG


Carregar ppt "A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google