Projeto VIDA NOVA Dra. Paula Frassinetti Lima de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna - Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro PLANO DE QUALIFICAÇÃO.
Advertisements

RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Iv seminário estadual de vigilância do óbito materno infantil
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Universidade Federal de Pelotas
Experiência bem sucedida no PSF de Suape
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
Selo de Qualidade da Informação
Óbitos Infantis e Fetais
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
SMS - ACI CLIPPING REDE DE PROTEÇÃO À.
Acolhimento Mãe-Bebê na Unidade Básica após a Alta da Maternidade
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
Óbitos Infantis e Fetais
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Sandra Regina de Souza Área Técnica de Saúde da Criança
COMITÊ REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO DE EVITABILIDADE DA SÍFILIS CONGÊNITA
APIM Atenção à Primeira Infância e à Maternidade
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal de Belo Horizonte
Escola Nacional de Saúde Pública - junho de 2005
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Atenção Básica em Saúde
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
COMITÊ ESTADUAL DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
1.
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
1.
GESTÃO DE CASO. É um processo que se desenvolve entre o gestor de caso e a pessoa com condição crônica de alto risco para planejar, monitorar e avaliar.
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Linha Cuidado Saúde da Mulher
GERÊNCIA DA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE JOINVILLE - SC.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Projeto VIDA NOVA Dra. Paula Frassinetti Lima de Andrade Prefeitura Municipal de Registro Departamento de Saúde

Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Analisou-se a situação no município em 1998 e observou-se que as Afecções Perinatais eram responsáveis por 76,9% das 26 mortes ocorridas em menores de 01 ano e que, em um estudo da Fundação SEADE, referente a este mesmo ano, segundo critério de evitabilidade; dos 15 óbitos ocorridos em menores de 07 dias, 06 seriam reduzíveis por um diagnóstico e tratamento precoce e 09 por um adequado controle da gravidez. Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Hoje, o Sistema de Saúde conta com: 01 Pronto Socorro Municipal; 03 unidades Básicas de Saúde; 06 Postos do Programa de Saúde da Família; 02 Postos de Atendimento à Saúde da Comunidade; 01 Hospital de Proteção à Maternidade e Infância de Registro (filantrópico); 01 Hospital e Maternidade São José (particular); 01 Hospital de Referência Regional (HRVR); 01 Ambulatório de Especialidades (regional); 01 Laboratório Regional (Adolfo Lutz); 01 Direção Regional de Saúde (DIR XVII), que é formada por 15 municípios e tem sua sede em no município de Registro; 01 Consórcio Regional de Saúde (CONSAÚDE). Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Garantir que as gestantes sejam atendidas ainda no primeiro trimestre de gravidez e com uma cobertura de seis consultas de pré-natal; Um pré-natal de qualidade e com definição de protocolos e fluxos de referência, principalmente para a gestação de risco; Garantir 100% de atendimento a todos os RN’s ainda nos primeiros quinze dias de vida; Acompanhar o crescimento e desenvolvimento até os 05 anos de idade; Garantir 100% de cobertura vacinal de rotina por DPT em menores de 01 ano; Aumentar o percentual de crianças menores de 04 meses em aleitamento materno exclusivo; Captar todos os RN’s faltosos para o serviço de saúde mais próximo de sua residência; Captar todos os RN’s nascidos na área de abrangência dos Agentes Comunitários de Saúde; Incluir na vigilância de risco todos os RN’s de baixo peso, crianças hospitalizadas menores de 01 ano, filhos de mães adolescentes, filhos de mães HIV positivas e portadoras de sífilis congênita. Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Tabela 01 – Implantação do Programa de Saúde da Família no Vale do Ribeira Município Nº de ACS Nº de Equipes % Cobertura Barra do Turvo 04 02 83,86 Cajati 06 00 Cananéia 15 03 82,99 Eldorado 18 48,42 Iguape 13 25,04 Ilha Comprida 08 97,44 Iporanga 12 01 75,69 Itariri 20 74,83 Jacupiranga 09 19,83 *Juquiá 21 66,10 Miracatu 17 45,45 Pariquera-Açu 26 37,92 Pedro de Toledo 16 110,70 Registro 43 38,27 Sete Barras 74,95 TOTAL 246 37 58,76 Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde * O município de Juquiá custeia 01 equipe com recursos próprios

Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Como conteúdo programático foram abordados: Realizaram-se também duas oficinas, sendo a primeira de sensibilização e a segunda onde foram apresentados os resultados alcançados e elaborada uma reprogramação de acordo com os problemas levantados. Como conteúdo programático foram abordados: Mortalidade Infantil e seus Componentes; O que é o Projeto VIDA NOVA-Fluxograma de Atendimento; Sensibilização para captação precoce das gestantes e RN’s. Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Diminuição da mortalidade infantil; RESULTADOS ALCANÇADOS Diminuição da mortalidade infantil; Diminuição da prevalência do recém-nascido de baixo peso ao nascer; Aumento da cobertura de pré-natal e de parturientes acima de seis consultas de pré-natal; Aumento da prevalência do aleitamento materno exclusivo (AME) em menores de 04 meses; Aumento da coleta do teste do pezinho; Atendimento de 100% de todos os RN’s SUS-dependentes nos primeiros quinze dias de vida; Atendimento em 100% de todos os RN’s nascidos de baixo peso SUS-dependentes e implantação do Ambulatório do Recém-Nascido de Baixo Peso ao Nascer; Construção de protocolos de referência de pré-natal de alto risco para a Unidade Básica de Saúde IV, no município de Registro; Criação do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil, através do Projeto de Lei nº193/2001. Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

INDICADORES DE SAÚDE NOS ANOS DE 1998 A 2001 REGISTRO/SP TABELA 02 - Mortalidade Infantil e seus componentes Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde Ano Total De Nascidos Vivos Mães < 20 anos % Mortalidade Infantil NEOP NEOT Pós NEO 1998 1.164 303 26.9 15 4 7 1999 1.285 334 27.4 11 3 5 2000 277 23.79 12 6 2001 1.073 353 32.89 Fonte: SEADE – DIR XVII - Registro/SP

TABELA 03 - Nascidos vivos com peso igual ou inferior a 2.500g e óbito de crianças < de 1 ano Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde Ano Nascidos Vivos RN com peso < 2.500g % Óbito < 1 ano 1998 1.164 89 7.64 26 1999 1.285 94 7.31 19 2000 73 6.27 21 2001 1.084 72 6.64 16 Fonte: SINASC – Registro/SP

TABELA 04 - Percentual de parturientes com cobertura acima de 6 (seis) consultas de pré-natal Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde Ano % 1998 35.2 1999 14.08 2000 28.93 2001 42.08 Fonte: SINASC – Registro/SP

TABELA 05 - Percentual de crianças < de 4 meses em aleitamento materno exclusivo nas últimas 24 horas Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde Ano % 1998 22.3 2000 39.8 Obs.: pesquisa realizada a cada 2 anos. Próxima pesquisa: 2002 Fonte: Instituto de Saúde – SES / Departamento Municipal de Saúde de Registro/SP

TABELA 06 - Cobertura vacinal de rotina por DPT (3ª dose) em < de 1 ano Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde Ano % 1998 114.24 1999 100.4 2000 98.35 2001 99.90 Obs.: quantidade de doses aplicadas em 2001: 1.072 doses.

Gráfico 01- Mortalidade Infantil, segundo critério de evitabilidade Município de Registro/2001 Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde 37,50% 25% 18,75% 12,5% 6,25% T000 -reduzíveis por adequado controle da gravidez Fonte: SEADE T010 -reduzíveis por adequada atenção ao parto T100 -reduzíveis por diagnóstico precoce T200 -reduzíveis através de parcerias com outros setores T207 -não evitáveis

Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Gráfico 02- Evolução da Mortalidade Infantil, Neonatal e Pós-Neonatal Município de Registro – 1998 a 2001 Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde Fonte: SEADE/SIM/SINASC

Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Município de Registro/SP PESQUISA PROJETO VIDA NOVA Município de Registro/SP Março/2002 Universo Pesquisado 196 pessoas Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Distribuição por Bairro Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Distribuição por Idade Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Distribuição por Escolaridade da Mãe Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

O Projeto VIDA NOVA facilitou a primeira consulta do bebê? Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Qual a sua opinião sobre as orientações recebidas no Hospital? Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Que assunto o profissional abordou? Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

A cartilha recebida facilitou seu entendimento em relação ao aleitamento materno? Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

As orientações sobre vacinação na contra capa da pasta auxiliaram você para programar as vacinas do bebê? Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

O Cartão do Menino ou da Menina ajuda no acompanhamento da saúde do seu filho? Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

O que você fez com a Pasta recebida? Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Outros Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Gostou do Diploma recebido? Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

O Projeto VIDA NOVA facilitou a sua primeira consulta após o parto? Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Como reprogramação, o Departamento Municipal de Saúde pretende: Qualificar os profissionais de saúde que atendem o pré-natal, sensibilizando-os para uma melhor assistência ao pré-natal; Normatizar o atendimento às gestantes em toda a rede de saúde, estimulando o Cartão da Gestante; Estimular a formação de grupos de gestantes a fim de garantir cada vez mais a informação sobre os fatores de risco da gravidez e prepará-las para o momento do parto; Construir protocolos de referência para o pré-natal de alto risco para a Unidade Básica de Saúde IV, no município de Registro; Capacitar equipes Obstétricas para o uso correto do preenchimento do Partograma; Capacitar Obstetras, Enfermeiras e Neonatologistas para o Atendimento Humanizado ao parto e cuidados Neonatais; Estimular a formação de Comissão de Infecção Hospitalar; Intensificar os trabalhos do Comitê Municipal de Mortalidade Materno-Infantil e criar um Fórum permanente de discussão, envolvendo toda a rede básica e hospitalar; Buscar investimentos para treinamento e capacitação das equipes que trabalham no atendimento e acompanhamento das gestantes consideradas de risco e para equipar o serviço de Neonatologia do Hospital de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Registro (APAMIR) para atendimento aos RN’s de risco. Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

RESULTADO DAS OFICINAS Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde RESULTADO DAS OFICINAS

Implantação do Alojamento Conjunto; Após discussão, foram relatadas como forças propulsoras e instrumentos de modificações no cenário de saúde local: Implantação do Alojamento Conjunto; Ações de redução da Mortalidade Infantil; Encaminhamento de RN’s que apresentaram Teste do Pezinho alterado, para tratamento especializado; Programa de Humanização do Pré-Natal, Parto e Nascimento; Capacitação de profissionais; Garantia do atendimento em Pediatria e Gineco/Obstetrícia; Criação do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil; Criação do Ambulatório de Recém-Nascido de Baixo Peso; Captação precoce da gestante; Visitas domiciliares; Incentivo ao Cartão da Criança; Consulta garantida para os recém-nascidos; Implantação de mais Postos do Programa de Saúde da Família; Planejamento familiar. Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Unidade Básica de referência para RN’s de baixo peso Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Hospital São João – APAMIR Alojamento Conjunto Visita pela Aux. de Enfermagem da rede básica Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Agente Comunitária de Saúde incentivando o Aleitamento Materno Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Atendimento na UBS IV - Mães adolescentes. Momento em que se realizava a pesquisa do Aleitamento Materno – 1998. Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde

Projeto VIDA NOVA Prefeitura Municipal de Registro Depto. Saúde "Não o que já esta criado e que se estancou; mas sim o que se cria e se transforma, possui vida e existe realmente ... " Goeth