A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ATMOSFERA.
Advertisements

Atmosfera.
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Ar e ciência Pág: 106.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Atmosfera e suas camadas
ATMOSFERA Quais as características da atmosfera e de suas camadas?
Atmosfera.
EFEITO ESTUFA.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
Profa. Renata Medici.  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície terrestre.
A Biosfera Começar O Termo ”Biosfera”. O termo biosfera designa o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats,ou seja, o meio que os rodeia.
A ATMOSFERA E SUA DINÂMICA – O TEMPO E O CLIMA Prof. Gerson Diniz Lima 1ª série EM.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Gabriel Colares Schuindt Ribeiro turma:603 Prof. Ciências: Daniele Prof. Informática: Alex 2011.
Capítulo 11 A ATMOSFERA. Gases da atmosfera 1% inclui gás carbônico, argônio e outros gases.
ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA Exosfera Tropopausa Estratopausa Mesopausa Termopausa Ficha 1 (parte I) Troposfera Mesosfera Termosfera Estratosfera.
Os peixes
Atmosfera: o ar que nos rodeia
Ciências da Natureza e suas
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
ATMOSFERA Prof. Lana Salgado 2017
PARA ENTRAR NO CLIMA Apostila 2 capítulo 9.
O sistema solar.
FLORESTA, CICLO DO CARBONO E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Professor: Guilherme Vieira
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Climatologia.
Ozônio.
Fatores de influência climática
Os Planetas Rochosos.
ATMOSFERA ? O que é a É a camada gasosa que envolve a Terra.
O AR Página 120.
O Sol e a Heliosfera.
Fatores e elementos climáticos
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
POLO DE PORTO ALEGRE - TURMA C
Ciências da Natureza e suas
A importância do ar para os seres vivos
Atmosfera 10º ano [Imagem: Christoph Hormann].
Ar.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 9 PARA ENTRAR NO CLIMA.
TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS
Origem da vida.
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
CARACTERÍSTICAS DO AR EQUIPE DE CIÊNCIAS.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
GASES ERIKA SOUZA VIEIRA.
ATMOSFERAATMOSFERA A atmosfera, vital à vida terrestre, envolve a Terra em uma espessura de apenas 1% do raio do planeta. Prof. Elisangela.
Estudo da atmosfera.
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
O planeta Terra André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Elas não se distribuem de forma igualitária e sua distância varia de acordo com a densidade dos elementos químicos que as compõem, de forma que, à medida que se afastam da superfície da Terra, mais rarefeitas elas se tornam.

Troposfera: 15km. é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico. Quase todo o vapor encontrado na atmosfera situa- se na troposfera, que ocupa 75% da massa atmosférica. Chega a atingir cerca de 17 km nas regiões trópicas e pouco mais que 7 km nas regiões polares.

Estratosfera: até 50Km. é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável. Como possui uma pequena quantidade de oxigênio, a estratosfera não é propícia para a presença do homem. Contudo, no dia 14 de Outubro de 2012, o austríaco Felix Baumgartner saltou de uma altura de 39 km, impressionando o mundo todo (porém, para isso, ele precisou de uma roupa especial que garantisse a sua respiração).

Mesosfera: com alturas de até 80km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas que oscilam em torno dos -100ºC. Sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda sua extensão, uma vez que a parte de contato com a estratosfera é um pouco mais quente, ponto da troca de calor entre as duas.

Termosfera: é a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, por isso, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC e se tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.

Exosfera: é a camada mais longe da Terra, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio. Nessa camada não existe gravidade e as partículas se desprendem da terra com facilidade. Nela encontram-se os satélites de dados e os telescópios espacial.