A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ar."— Transcrição da apresentação:

1 Ar

2 AR O ar é uma mistura de vários gases, vapor de água e partículas sólidas. O nitrogênio, presente em maior quantidade, é constituinte das proteínas. O oxigênio é utilizado principalmente na respiração dos organismos.

3 Em terceiro lugar está o grupo dos gases nobres, elementos essenciais no metabolismo.
O gás carbônico é utilizado principalmente na fotossíntese (produção do alimento pelos vegetais). Em outros estão agrupados vapor de água (que confere umidade ao ar) e partículas sólidas

4 A proporção dos gases no ar é constante. 

5 ATMOSFERA A atmosfera é uma camada de ar que recobre todo o planeta, cerca de 11 quilômetros a partir da superfície Todos estes componentes do ar formam uma "capa" que reveste o planeta. Esta capa permite a passagem dos raios solares que atingem a superfície, fornecendo luz e calor para todo o planeta.

6 Esta mesma camada impede que o calor escape durante a noite, caso contrário a diferença de temperatura seria muito grande entre o dia e a noite. Este mecanismo é semelhante ao que ocorre em estufas, e por isso conhecido como efeito estufa.

7 POLUIÇÃO DO AR Como o ar está presente em todos os locais, preenchendo os espaços vazios, torna-se facilmente alterado por quaisquer atividades. A poluição do ar tem sido discutida amplamente hoje em dia, uma vez que não está mais restrita a centros industriais. O crescimento das cidades gera conseqüências que afetam diretamente a qualidade do ar. 

8 Das indústrias, escapamentos de automóveis e através das queimadas de florestas e de lixo são lançados uma série de compostos químicos diretamente no ar.

9 Os combustíveis que fazem os veículos se movimentarem sofrem uma reação química no motor, sendo liberados, então, na forma de monóxido de carbono (CO), aldeídos, hidro- carbonetos e compôs- tos de nitrogênio e enxofre.

10 A concentração destas substâncias pode provocar desconforto (dores de cabeça, cansaço, vertigens, além de irritação dos olhos, nariz e garganta) ou mesmo contribuir para o agravamento de algumas doenças sérias como asma aguda e crônica, bronquite e enfisema. Estas doenças são decorrentes do entupimento das vias respiratórias pelas partículas que estão presentes no ar.

11 INVERSÃO TÉRMICA Em condições normais, o ar quente (mais leve) tende a subir e o ar frio, permanecer nas camadas inferiores (devido aos movimentos de convecção).

12 Quando vem uma frente fria intensa o fenômeno pode se inverter: a camada de ar frio fica presa entre duas camadas de ar quente, dificultando a formação das correntes de convecção. O ar junto ao solo fica parado, não circula, acumulando então os poluentes.

13 CHUVA ÁCIDA Alguns gases (particularmente compostos de nitrogênio e enxofre) reagem com o vapor d'água presente na atmosfera. O produto desta reação é água acidificada que ao precipitar pode causar sérios danos.

14 EFEITO ESTUFA Com o aumento da poluição, gases como compostos de carbono e outros estão se acumulando na atmosfera, retendo mais calor do que normalmente.

15 CAMADA DE OZÔNIO O clorofluorcabono (CFC), que através de uma reação química "quebra" o ozônio (O3) formando então um buraco nesta capa e diminuindo portanto a proteção contra os raios. O CFC é proveniente de atividades industriais, particularmente a produção de sprays, aerossóis, estofados e revestimentos térmicos.


Carregar ppt "Ar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google