ECOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
Advertisements

INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
ECOLOGIA.
Biologia 3B Aula 07 Relações entre os seres vivos - I
RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Não causam prejuízos a nenhum dos envolvidos. o SOCIEDADE: Relação ecológica que reúne seres da mesma espécie, sem união.
Prof.: Anderson Marques de Souza 2017
Interacções entre os seres vivos
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
ECOLOGIA IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
FATORES ECOLÓGICOS Capítulo 4 FATORES ECOLóGICOS? Fatores biológicos e físicos de um determinado ambiente, que atuam sobre o desenvolvimento de uma.
PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
Fatores do ambiente e Ciclo da água
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Curso Ecologia/CEFET MG
Relações tróficas nos ecossistemas
INTRODUÇÃO.
ECOLOGIA.
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
SOCIEDADE  insetos sociais
Relações Ambientais.
Interações Ecológicas
HABITAT NATURAL DO EGO AO ECO.
ORDEM ISOPTERA.
Relações Ecológicas.
Professor: Guilherme Vieira
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Sucessão ecológica Ciências Naturais 8º ano.
A VIDA NA TERRA Página 99.
COMUNIDADES Página 111.
Exemplo de Amensalismo
Capítulo 21 ECOLOGIA. Capítulo 21 ECOLOGIA ECOLOGIA 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência.
Rel. hamônica intraespecífica COLÔNIA
BIOGEOGRAFIA Conceitos básicos.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Microbiota do corpo humano
COMUNIDADES E POPULAÇÕES
As Relações Ecológicas
Professor: Guilherme Vieira
Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria
OS SERES VIVOS E O AMBIENTE
Ecologia A ciências da natureza ParteII.
Comunidades e Populações
Características gerais dos seres vivos
Revisão – RECUPERAÇÃO ANUAL
O que você deve saber sobre
Relação entre os seres vivos e o ambiente Conceitos
Conceitos Ecológicos.
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
AS GRANDES PAISAGENS NATURAIS BRASILEIRAS - 3º BIM.
ORGANISMO.
Como os seres vivos se relacionam?
Diversidade da vida.
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS
Nenhum ser vivo envolvido é prejudicada
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Prof.ª: Leidiane Campos Barcelos
Ciências Níveis de organização
INTRODUÇÃO À PARASITOLOGIA
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Marcelo Correa.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA - conceitos importantes -
Ecologia II.
ECOSSISTEMAS.
Conceitos fundamentais e relações alimentares
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
TEIA ALIMENTAR É um conjunto de cadeias alimentares interconectadas, geralmente representado como um diagrama das relações.
O conceito de Comunidade
Transcrição da apresentação:

ECOLOGIA

* Comunidade: várias populações que vivem em uma mesma área ou região. Conceitos Básicos: * População: indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma área ou região. * Comunidade: várias populações que vivem em uma mesma área ou região. * Fatores Abióticos: fatores físicos e químicos que interagem com os seres vivos. * Fatores Bióticos: formado pelos seres vivos. * Ecossistema: conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente em uma determinada região. * Biosfera: conjunto de ecossistemas. * Hábitat: “endereço” da espécie. * Nicho Ecológico: “profissão” da espécie, papel ecológico no ecossistema.

Relações Ecológicas

- Colônia: é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que - Sociedade: são associações entre indivíduos da mesma espécie, organizados de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente. Ex.: colmeia - Colônia: é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam um elevado grau de dependência entre si, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. Ex.: caravela portuguesa/ corais - Mutualismo: é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde ambos são beneficiados e em que ambos precisam um do outro para sobreviver. Ex.: liquens/ cupins e protozoários.

- Protocooperação: embora as duas espécies envolvidas sejam beneficiadas, elas podem viver de modo independente, sem que isso as prejudique. - Comensalismo: é um tipo de associação entre indivíduos onde um deles se aproveita dos restos alimentares do outro sem prejudicá-lo.

- Inquilinismo: geralmente essa associação ocorre como mecanismo de proteção, vivendo uma espécie (inquilina) sobre a superfície ou no interior da outra (hospedeira). Ex.: bromélias, orquídeas/ peixe agulha e pepinos do mar - Canibalismo: interação entre indivíduos de mesma espécie na qual um dos indivíduos mata e devora o outro de sua espécie. Ex.: aranha viúva-negra/ louva-a-deus.

- Competição intraespecífica: uma relação de competição entre indivíduos da mesma espécie, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, que existem em. quantidade limitada. Ex.: escassez de alimento/ disputa por parceiros. - Competição interespecífica: é uma relação de competição entre indivíduos de espécies diferentes, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, fatores existentes em quantidades limitadas. Ex.: corujas, cobras e gaviões competem entre si pelas mesmas espécies de presas (ratos, preás, coelhos etc...)

- Amensalismo ou Antibiose: consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. Ex.: penicilina - Predatismo: é uma relação desarmônica em que um ser vivo, o predador captura e mata um outro ser vivo, a presa, com o fim de se alimentar com a carne dele.

- Parasitismo: é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles é o parasita que vive dentro ou sobre o corpo do outro que é designado hospedeiro, do qual retira alimento para sobreviver em um tempo constante. Ex.: vírus/ tênia/ carrapatos. - Esclavagismo: é um tipo de relação ecológica entre seres vivos onde um ser vivo se aproveita das atividades, do trabalho ou de produtos produzidos por outros seres vivos. Ex.: formigas e pulgões/ formiga sanguinária.