A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARASITOLOGIA VETERINÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARASITOLOGIA VETERINÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
CONCEITOS

2 Parasito Indivíduo que necessita de outro ser para ter abrigo, alimento, para reproduzir e perpetuar a espécie. ENDOPARASITOS: São aqueles que têm contato profundo com tecidos e órgãos dos hospedeiros. Ex: helmintos e protozoários. ECTOPARASITOS: São aqueles que têm contato com a pele dos hospedeiros. Ex: artrópodes (ácaros e insetos)como berne, carrapatos, pulgas.

3 INFECÇÃO: INFESTAÇÃO:
Invasão de um hospedeiro por organismos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos).Termo utilizado para endoparasitos (pode ocorrer infecção sem haver manifestação de doença). INFESTAÇÃO: É o estado ou condição de ser infestado, restrito à presença de parasitas externos.Termo utilizado para ectoparasitos.

4 TIPOS DE PARASITOS Quanto a Relação com o Hospedeiro 1) OBRIGATÓRIO:
Aquele que precisa de um hospedeiro para sobreviver. Ex: Toxoplasma  2) FACULTATIVO: Aquele que pode ou não viver parasitando, ou seja têm fase de vida livre. Ex.: Sarcophagidae (As moscas são atraídas pelo exsudato das lesões, suas larvas podem se alimentar do tecido necrosado. Normalmente essas larvas são encontradas em animais em putrefação.) 3) ACIDENTAL: Acidentalmente entra em contato com o hospedeiro porém não evolui nele. Aquele que vai a outro lugar que não o ideal e fica por acaso. Ex.: Larva migrans cutânea 

5 TIPOS DE PARASITOS Quanto a Permanência no Hospedeiro 1) TEMPORÁRIO
Procura o hospedeiro somente para se alimentar. Ex.: pulgas e mosquitos 2) PERMANENTE Permanece no hospedeiro em todas suas fases.Ex.: sarnas 3) PERIÓDICO: Apenas em uma determinada fase de sua vida é parasito. Aquele que parasita por tempo determinado. Ex: carrapato, berne, miíase

6 TIPOS DE HOSPEDEIROS Quanto ao tipo de Hospedeiro 1) DEFINITIVO (HD):
É aquele onde o parasito é encontrado na sua forma adulta. Em protozoários, ele se encontra na fase sexuada. 2) INTERMEDIÁRIO (HI): É aquele onde se encontra a forma imatura do parasito. Em protozoários, ele se encontra na fase assexuada. Ex: Anopheles (HI do Plasmodium).

7 TIPOS DE HOSPEDEIROS Quanto ao tipo de Hospedeiro
3) PARATÊNICO OU HOSPEDEIRO DE TRANSPORTE É aquele que alberga o parasito. É quase dispensável, entra no ciclo por acidente. Ex: Rato no ciclo do Toxocara canis. 4) RESERVATÓRIO Seres responsáveis pela sobrevivência do parasita. O parasito pode não causar doença.

8 TIPOS DE HOSPEDEIROS Quanto ao tipo de Hospedeiro 5) VETOR
Termo usado para Artrópodes. Podem ser: Mecânico: Mero transportador. Ex: o ácaro Macrocheles  usa o besouro para se transportar. Biológico:É como um HI, pois vai haver um desenvolvimento do parasito. Ex: Anopheles (HI do Plasmodium). São essenciais para vida do parasito.

9 TIPOS DE HOSPEDEIROS Quanto ao número de Hospedeiro 1) MONOXENO:
Infesta ou infecta diretamente seu HD, sem necessitar de HI. Ex: Haemonchus. 2) HETEROXENO: Quando existe um ou mais HIs ou HDs . Ex: Ciclo de Dipylidium. Haemonchus contortus é responsável por causar verminoses gastrintestinais em ruminantes e é o principal parasita de ovinos. Dipylidium caninum, que tem como principal hospedeiro intermediário a pulga, que é acidentalmente ingerido pelo animal ao se coçar ou lamber e as Tênias, adquiridas pela ingestão de roedores ou carne crua (Ex: bovinos, ovinos e suínos).

10 TIPOS DE HOSPEDEIROS Especificidade Parasitária ESTENOXENOS :
Afetam somente 1 espécie de hospedeiro (Babesia bovis; Ascaris lumbricoides). 2) EURIXENOS: Ampla variedade de hospedeiros. (Toxoplasma gondii ;Balantidium colli). 3) OLIGOXENOS: Hospedeiros específicos, famílias ou gêneros próximos. (Echinococcus granulosus: cão, raposa, cachorro do mato).

11 TIPOS DE HOSPEDEIROS Quanto à ação do parasito sobre o hospedeiro
1) AÇÃO MECÂNICA: A) Obstrução: como a de Ascaris formam bolos de vermes no intestino e o obstruem. B) Compressão: como a do cisto hidático,que conforme vai crescendo vai comprimindo os orgãos. 2) AÇÃO ESPOLIADORA: Seqüestram nutrientes e fluidos do hospedeiro. Ex: Haemonchus.

12 TIPOS DE HOSPEDEIROS Quanto à ação do parasito sobre o hospedeiro
3) AÇÃO INFLAMATÓRIA/ IRRITANTE: Penetração ativa de larvas na pele. Ex: Strongyloides papillosus. 4) AÇÃO DE TRANSMISSÃO: Transmitem agentes patogênicos. Ex: Carrapato transmitindo Babesia.

13 TIPOS DE HOSPEDEIROS Quanto ao período de parasitismo
1) PERÍODO PRÉ-PATENTE (PPP): Do momento da infecção até a maturidade sexual. 2) PERÍODO PATENTE (PP): Da fase adulta até a fase de fim da vida dos parasitos ou fim da infecção. Em protozoários, é a fase de reprodução sexuada.


Carregar ppt "PARASITOLOGIA VETERINÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google