Índice O surgimento do Império Romano; Augusto, primeiro imperador;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Advertisements

COLÉGIO VISAO ROMA ANTIGA PROF. CAIUS VINICIUS.
O IMPÉRIO ROMANO: AS ÁGUIAS, AS LEIS E A POLÍTICA
O MUNDO ROMANO Professor Fernando.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
ROMA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
IMPÉRIO ROMANO Prof. Alan Carlos Ghedini
História Política de Roma
PROJETO MITOLOGIA GRECO ROMANA E MITOS BRASILEIROS. Heróis de todos os tempos.
Roma Império.
Civilização Clássica Ocidental - Romanos
A IGREJA NO PERÍODO DOS APÓSTOLOS
HISTÓRIA DA IGREJA Início; Expansão; Perseguições; Decadência;
Império Romano Turma:114 Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos
ROMA ANTIGA.
Elaborado por Profa. Ivone Teresinha Carletto de Lima
Roma.
Conseqüências da expansão:
Roma Antiga.
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
As visões e revelações de Daniel
MOTIVOS PARA ESTUDAR ESCATOLOGIA
Roma.
ROMA.
A Queda do Império Romano
… do Império Romano do Ocidente
Características Principais Religiões a nível Mundial
Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
ANTIGIDADE CLÁSSICA ROMA
A Religião Romana.
ROMA PERÍODOS: MONARQUIA A.C. – 509 A.C.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre;
CRISTIANISMO PRIMITIVO, CRISE DE ROMA E ANTIGUIDADE TARDIA
O Estado imperial e o legado cultural romano
Os Romanos na Península Ibérica
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma Antiga Profº Paulo Henrique.
A Crise do Império Romano e a Formação do Feudalismo
ROMA PROFESSOR TIAGO.
Império Romano Época dos imperadores, de glória para os romanos e de domínio territorial.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Queda do Império Romano e Reinos Bárbaros
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
Desenvolvido por Marcos Pizzolatto. Início Monarquia República Império Resumo Triunviratos Cultura Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
ARTE ROMANA A arte romana, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da grécia antiga e estende-se.
Professor Romildo Tavares
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
IMPÉRIO ROMANO.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
24/4/2015www.nilson.pro.br1. Civilização Romana 24/4/2015www.nilson.pro.br2.
Ano lectivo de A barbarização da Hispânia e o fim do Império romano do Ocidente.
Aula 1 - Cursinho Noturno
DECLÍNIO E QUEDA Do IMPÉRIO romano
HISTÓRIA DA IGREJA I CURSO DE TEOLOGIA POPULAR
Crise do Império Romano
A CASA DE DEUS SENDO CONSTRUÍDA
Como o Império Romano chegou ao fim?
Uma sociedade desigual
Localização. Localização Estrutura da República Romana (latim = coisa Pública) Dois Cônsules = responsável pelo governo e juiz, auxiliado por.
O Império Romano.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
ROMA ANTIGA 753 a. C / 476 d. C.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
A crise de Roma e o Império Bizantino
Religião na Antiga Grécia
O Império – Declínio e queda do Império Romano (27d.C. – 476d.C.
Transcrição da apresentação:

Índice O surgimento do Império Romano; Augusto, primeiro imperador; O alto império e as quatro dinastias que sucederam no governo de Roma; O baixo império; A divisão do Império Romano; Politeísmo e o Cristianismo; Principais divindades; Quadro cronológico ; A arte, a cultura e o direito romano;

O surgimento do Império Romano Após vencer Marco Antônio, Otávio recebeu diversos títulos que lhe conferiram grande poder. Por fim, em 27 a.C., o Senado atribuiu-lhe o título de Augusto, Terminava assim a república e começava o império.

Augusto, primeiro imperador Filho adotivo de Júlio Cesar, Augusto lutou para chegar ao poder eliminando os líderes da antiga república, notadamente Marco Antônio. Conquistou a plebe com trigo barato e a todos com as doçuras do repouso. E assim ia concentrando em suas mãos funções do Senado, dos magistrados e dos legisladores.

Senado Embora as assembléias romanas da época da república continuassem a existir depois da fundação do império, seus poderes foram todos transferidos ao senado, e assim os decretos senatoriais adquiriram total força de lei. Em teoria, o imperador e o senado eram dois ramos iguais do governo, mas a autoridade real do senado era pequena e mais um meio de o imperador disfarçar seus poderes autocráticos sob um manto de republicanismo. Ainda que prestigiado e respeitado, o senado era uma instituição glorificada que tinha sido subtraída da maioria de seus poderes e ficava à mercê do imperador. A Cúria Hostilia no Fórum Romano, lugar de reunião do senado.

Período Imperial Alto Império, período em que Roma alcançou grande esplendor (estende-se até o século III d.C.); Baixo Império, fase marcada por crises que conduziram à desagregação do Império Romano (do século III ao século V).

O Alto Império Uma serie de medidas foram adotadas por Augusto, visando controlar os conflitos sociais, solucionar problemas econômicos e, com isso, consolidar o império. Esse período tornou-se conhecido como Paz Romana. Durante dois séculos, o Império Romano, ampliou ainda mais seu território.

Dinastias que se sucederam no governo de Roma Dinastia Júlio-Claudiana (14-68) Dinastia Flávia (68-96) Dinastia Antonina (96-193) Dinastia Severa (193-235) Dinastias que se sucederam no governo de Roma Uma das mais notáveis obras de engenharia clássica, o Coliseu de Roma, mandado construir por Vespasiano, serviu para inúmeros espetáculos, incluindo dramatizações de batalhas navais. Sétimo Severo

O Baixo Império Marcado por crises em diferentes setores da vida romana; Escravos principais mão-de-obra nas grandes propriedades rurais; Aos poucos o lugar dos escravos passou a ser ocupado por camponeses Detalhe de um monumento (arco) erguido pelo imperador Constantino. Nele está retratada a ação dos exércitos romanos nas fronteiras do império contra povos inimigos. Eles tomam de assalto as muralhas de uma cidade.

A Divisão do império O Império Romano do Ocidente Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente; -Ataque dos Bárbaros; -Invasão de hérulos, principais fatos da desagregação do Império Romano do Ocidente; Invasão de povos , elevados gastos com a estrutura administrativa e militar, Perda do controle de regiões devido ao tamanho do Império; Continuidade das lutas civis entre patrícios e plebeus; A difusão do Cristianismo; O Império Romano do Oriente

Politeísmo e o Cristianismo Papel fundamental entre os humanos; Famílias se reuniam em lares para adorar seus ancestrais; Em todas as casas havia uma capela (lararium) e um altar com fogo aceso; Muito dos deuses romanos eram de origem grega; O cristianismo baseava-se nos ensinamentos de Jesus

Principais Divindades Nome romano Nome grego Atribuições Júpiter Zeus Pai dos deuses; deus do céu. Juno Hera Mãe dos deuses; protetora das mães e esposas. Marte Ares Deus da Guerra. Vênus Afrodite Deusa do amor. Ceres Deméter Deusa da vegetação, das colheitas, da fertilidade da terra. Diana Ártemis Deusa da caça. Apolo Apolo Deus da luz; protetor das artes. Mercúrio Hermes Mensageiro dos deuses; deus das estradas; protetor dos comerciantes. Netuno Posêidon Deus dos mares. Minerva Atena Deusa da sabedoria.

Quadro Cronológico DATAS ACONTECIMENTOS 27 a.C.-476 d.C IMPÉRIO 27 a.C. 14 d.C. ------------------ Reinado de Augusto. 1 ----------------------------------- Início da Era Cristã. 14 --------------------------------- Morte de Augusto. Tibério torna-se imperador. 14-68------------------------------ Período da Dinastia Júlio-Claudiana. 14-37------------------------------ Reinado de Tibério. 37-41------------------------------ Reinado de Calígula. 41-54------------------------------ Reinado de Cláudio. 54-68------------------------------ Reinado de Nero. 64---------------------------------- Incêndio de Roma e começo da perseguição de Nero aos cristãos. 68-96------------------------------ Período da Dinastia Flávia. 68-49------------------------------ Os exércitos disputam a sucessão do trono. 69-79------------------------------ Reinado de Vespasiano. 70---------------------------------- Tito destrói Jerusalém. Acontece a Diáspora: dispersão do povo judeu pelo mundo. 79-81------------------------------ Reinado de Tito. 79---------------------------------- O Vesúvio entra em erupção. 81-96------------------------------ Reinado de Domiciano. 96-193---------------------------- Período da Dinastia Antonina. 96-98------------------------------ Reinado de Nerva. 98-117---------------------------- Reinado de Trajano. 117-138--------------------------- Reinado de Antonino Pio. 161-180--------------------------- Reinado de Marco Aurélio. 27 a.C.-476 d.C IMPÉRIO

DATAS ACONTECIMENTOS 27 a.C.-476 d.C IMPÉRIO 180-192-------------------------- Reinado de Cômodo 193-235--------------------------- Período da Dinastia Severa. 193-211--------------------------- Reinado de Sétimo Severo. 211-217--------------------------- Reinado de Caracala. 218-222--------------------------- Reinado de Heliogábalo. 212--------------------------------- É concedida a cidadania romano a todos os homens li- vres habitantes das províncias romanas. 222-235--------------------------- Reinado de Severo Alexandre. 235--------------------------------- Severo Alexandre é assassinato. 235-335--------------------------- Período da anarquia militar. Reinados de: Maximino I, Gordiano III, Filipe, o Árabe, Décio, Galo, Valeriano, Galieno, Cláudio II, Aureliano, Probo, Caro, Diocle- ciano, Maximiano, Constâncio e Galério. 284--------------------------------- Inicio do reinado de Diocleciano e criação da Tetrar- quia (Diocleciano, Maximiano, Constâncio e Galério). 306-337--------------------------- Reinado de Constantino. 313--------------------------------- Pelo Edito de Milão, Constantino concede liberdade de culto aos cristãos. 330--------------------------------- Constantino transfere para Constantinopla a capital do Império. 391 O Imperador Teodósio proclama o cristianismo a reli- gião oficial do Estado. 27 a.C.-476 d.C IMPÉRIO

DATAS ACONTECIMENTOS 27 a.C.-476 d.C IMPÉRIO 395-------------------------------- Teodósio divide o Império Romano entre Ocidente e Oriente. 410-------------------------------- Os visigodos saqueiam Roma. 455-------------------------------- Os vândalos saqueiam Roma. 476-------------------------------- Odoacro depõe o imperador Rômulo Augústulo. Fim do Império Romano do Ocidente. 27 a.C.-476 d.C IMPÉRIO

A arte, a cultura e o direito romano O surgimento de uma produção artística e cultural tipicamente romano verificou-se principalmente durante o Império; Cícero (106-43 a.C.)uma das principais pessoas a produzir uma obra com características romanas; A arquitetura romana, bastante influenciada por gregos, tem seu ponto alto na construção de teatros, circos, anfiteatros, termas e basílicas; O direito Romano procurava regular as relações públicas e privadas, e se constituiu em um elaborado conjunto de leis;