Santo Inácio de Loyola Paladino da Contra-Reforma. Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, destacou-se pela coerência e radicalidade de seu espírito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas … veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: Jo
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
história da salvação A História da Salvação
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Oração Eucarística VII
Daniel 6,12-28 Naqueles dias, aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Atos dos Apóstolos 12,1-11 Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
O SENTIDO DO NATAL “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel”.
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Se não for esse, devemos nos humilhar? Por quê? E perante quem? Sofrimentos e sacrifícios. Será esse o caminho da humilhação que necessitamos para.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
Queridos familiares, O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
Santa Maria Madalena.
Primeiro dia Novena a Nossa Senhora do Carmo.
Mãe Amável.
Maria a Bem-Aventurada
Aprender que servir a Jesus significa servir os outros. Perceber que o serviço a Cristo, servindo os marginalizados, requer um “Discipulado Radical”.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
A eucaristia Começar.
ARCANJOS Texto – Os Anjos da Guarda Hoje – A. M. Weigl e Falar com Deus nº 07 Imagens – Google Música – Anjos de Resgate - Dalvimar Gallo Formatação -
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Série ANIMADOS.
1.
Nossa Senhora Rainha dos Corações.
O Ministério de Jesus Cristo
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
Trabalho de historia Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan
O perigo de perder a si próprio
Compreendo o chamado divino
A HERANÇA.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
Nossa Senhora Auxiliadora.
Nossa Senhora do Equilíbrio
Um compromisso real Atos
Era filha de André II, rei da Hungria, tendo nascido no ano Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Assunção de Maria.
Como negar a existência de um Deus,
“Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” Ef 2.6.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
JESUS A PROMESSA DA SALVAÇÃO DO SENHOR JESUS
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Queridos familiares! O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
Venha conhecer a felicidade
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Inácio de Loyola Estudos e companheiros Inácio de loyola... Convertido aos 30 anos de idade, Inácio de Loyola deixa a sua terra e dirige-se, feito peregrino,
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

Santo Inácio de Loyola Paladino da Contra-Reforma. Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, destacou-se pela coerência e radicalidade de seu espírito.

Inácio nasceu no castelo de Loyola em 1491, sendo o último dos 13 filhos de D. Beltrán de Loyola e Da. Maria Sonnez. Aos 16 anos foi enviado como pajem ao palácio de Juan Velásquez de Cuellar, contador mayor dos Reis Católicos Fernando e Isabel, o que lhe permitiu estar em contato contínuo com a corte.

Bem dotado física e intelectualmente, o jovem Inácio "deu-se muito a todos os exercícios das armas, procurando avantajar-se sobre todos seus iguais e alcançar renome de homem valoroso, honra e glória militar". Ou, como ele mesmo diz com humildade, "até os vinte e seis anos fui um homem dado às vaidades do mundo, e principalmente me deleitava no exercício das armas”.

A hora esperada pela Providência Ouvindo falar dos grandes feitos dos seus irmãos em Nápoles, envergonhou-se de sua ociosidade e participou em algumas campanhas com seu tio, vice-rei da Navarra. Depois foi enviado em socorro de Pamplona, assediada pelos franceses. Era a hora da Providência. A desproporção das forças era esmagadora em favor dos franceses, mas Inácio não quis saber de capitulação e convenceu os seus a resistirem até o fim.

"Depois de algum tempo de duração da batalha, a bala de uma bombarda atingiu-lhe a perna, quebrando-a toda. E como ela passou entre as duas pernas, a outra também foi duramente ferida". Inácio caiu por terra. Seus companheiros se renderam.

Os franceses, admirados da coragem do espanhol, trataram-no muito bem, fazendo-o levar depois, em liteira, para o castelo de seus pais. Os ossos haviam começado a se soldar de maneira defeituosa, e foi preciso quebrar de novo a perna para ajustá-los.

Isso tudo, é bem preciso dizer, sem anestesia Isso tudo, é bem preciso dizer, sem anestesia. O que levou-o às portas da morte, de modo a receber os últimos sacramentos. Quando todos esperavam o desenlace, na véspera da festa de São Pedro o doente, que era muito devoto desse Apóstolo, começou a melhorar.

Conversão de um homem coerente Seria longo narrar todas as torturas a que se submeteu esse soldado para não ficar aleijado; pois, como poderia aparecer assim na corte? Veio depois a longa convalescença, a leitura da vida de Cristo e dos santos, únicos livros que havia no castelo, e sua conversão se deu da maneira mais radical. “Vão desejo de ganhar honra."

O primeiro pensamento do novo soldado de Cristo foi o de ir para a Terra Santa e viver em oração, penitência e contemplação nos lugares em que se operou nossa Redenção. Em Montserrat, fez uma confissão geral de sua vida e depôs a espada no altar da Virgem. Viveu depois algum tempo em Manresa, onde recebeu grandes favores místicos e escreveu seus famosos "Exercícios Espirituais".

Não lhe permitiram ficar em Jerusalém, por causa da tensa situação então reinante. Inácio voltou a Barcelona para estudar, a fim de preparar-se para o sacerdócio. Foi depois para Alcalá e ainda Salamanca, onde, por causa de sua pregação e reunião de discípulos, sendo ainda leigo — o que era perigoso naquela época de novidades malsãs e heresias — foi denunciado à Inquisição e aprisionado até que sua inocência foi reconhecida.

Resolveu por isso ir a Paris, estudar na famosa universidade local Resolveu por isso ir a Paris, estudar na famosa universidade local. Foi lá que a Providência o fez encontrar os seis primeiros discípulos, com os quais fundaria a Companhia de Jesus. Entre eles estava o grande Apóstolo da Índia e do Japão, São Francisco Xavier, e o Beato Pedro Fabro. Após os votos feitos em Montmartre, o que marcou propriamente o início da Companhia, eles se encontraram em Veneza, com o plano de ir à Terra Santa. Enquanto isso, trabalhavam nos hospitais.

Como, depois de um ano, não conseguiram realizar seu intento, decidiram ir a Roma colocar-se à disposição do Sumo Pontífice. Nas proximidades da Cidade Eterna, Inácio teve uma visão na qual Nosso Senhor prometeu ser-lhe favorável em Roma. "Inácio tinha sugerido para nome de sua irmandade `Companhia de Jesus'. Companhia era compreendido em seu sentido militar, e naqueles dias uma companhia era geralmente conhecida pelo nome de seu capitão. Na Bula latina de fundação, no entanto, eles foram chamados `Societas Jesu‘.

O papel dos jesuítas foi também primordial no Concílio de Trento — onde brilharam os padres Laynes e Salmeron — bem como nas universidades e nos colégios, imunizando assim a juventude européia contra o erro. Recebendo informações dos grandes triunfos de seus discípulos, exclamava Santo Inácio: "Demos graças a Deus por sua inefável misericórdia e piedade, tão copiosamente derramada em nós por seu glorioso nome. Porque muitas vezes me comovo quando ouço e em parte vejo o que me dizem de vós e de outros chamados à nossa Companhia em Cristo Jesus"

Sua mais preciosa conquista, São Francisco Xavier, tinha-lhe tanta veneração, que muitas vezes lhe escrevia de joelhos. E nos perigos e tempestades invocava seu nome, trazendo ao pescoço, como proteção, junto a seus votos de profissão, a assinatura do Padre Inácio. Constantemente afirmava: "O Padre Inácio é um grande santo". Sua vida interior era profunda, e passava-se constantemente na presença de Deus. "Sua roupa foi sempre pobre e sem enfeites, mas limpa e asseada. Santo Inácio faleceu em Roma, no dia 31 de julho de 1556.

Formatação - Altair Castro Texto - Lepanto Imagens - Google Música - Just For You Ernesto Cortazar Formatação - Altair Castro e Graziela 18/11/2009