Rainha dos Profetas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”
Advertisements

Jesus veio cumprir a Promessa do Pai ... Seqüência da Nova Aliança.
O Verdadeiro Sentido do Natal
A Boa notícia de Deus aos homens
A uma Virgem… e o nome da Virgem era MARIA.. Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré…
A INFÂNCIA DE JESUS.
Nos relatos da Infância de Jesus
Nos relatos da Infância de Jesus
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
Cicle B Domingo IV do Advento 21 de Dezembro de 2008 Música: Kyrie natalício (séc.V)
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
Maria, mãe de Deus, Mãe do Povo.
O nascimento de Jesus Mateus 1: 22 e 23
Uma Morada para o Senhor
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
A festa que a Igreja celebra no dia dois de fevereiro, tem os nomes de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus Cristo no templo. É hoje o.
Personagens bíblicas. Advento.
Mãe Amável.
Rainha dos Apóstolos.
Virgem das Virgens.
Rainha das Virgens.
Rainha dos Patriarcas.
Mãe do Salvador.
Ainda não visitastes este site?
Maria a Bem-Aventurada
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO
O Anjo e Maria.
Seja Bem-Vindo !.
Fé: principal virtude de Maria
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Virgem Clemente.
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Maria - Um modelo de fé.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Maria de Pentecostes.
Maria, Discípula de Jesus Cristo
A disposição de um Pai Mateus
Apresentação de Jesus no Templo
Maria e José.
Mensagem Natalina : Jesus é a nossa Paz! Miquéias 5: 2,4,5.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
O nascimento de São João Batista
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
Uma Virgem conceberá.
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Em Maria se cumpriu aquilo que fora prometido a todos os patriarcas. Nela se realizou a fé de Abraão e a esperança de Isaac e Jacó. Todos esperaram.
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
Rainha dos Confessores
Eis o Cordeiro de Deus.
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Maria a escolhida de Deus
Mãe do Criador.
LIÇÃO 2 - O NASCIMENTO DE JESUS
Caríssimos, “Ao tornar-se ‘filho de Maria’, o filho do Altíssimo quer fazer-se preceder e anunciar pelos pobres e humildes: quer cercar-se de simplicidade.
Uma mulher cheia de Graça!
Virgem Maria no projeto de Salvação
Apresentação de Jesus no Templo
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VIRGEM MARIA DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte VIII.
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
Escola Bíblica Dominical
Afirmações Difíceis de Jesus: Para quem veio Jesus ? “Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu” Dn 2:19.
encontros com meu amigo jesus
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Escola Bíblica Dominical
Que a ária da Cantata 36 de Advento, de Bach, nos traga um alento litúrgico Regina.
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Rainha dos Profetas

A terceira das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha dos Profetas”, em latim Regina Prophetarum. Na verdade a grande missão de todos os profetas foi anunciar ao mundo a vinda do Salvador, por isso Maria estava no próprio coração desta grande profecia. Isto aparece claramente no sonho José, descrito logo no primeiro capítulo do Evangelho de Mateus:

“José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.  Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.  Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:  Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco”  (Mt 1,20-23).

Esta profecia de Isaías refere-se indiretamente à Maria, a jovem que Deus escolheu por sua mãe. A todos os profetas Deus anunciou que era um Deus Conosco. Ele não abandona o seu povo. É solidário, pois quem ama se faz presente. Mas na plenitude dos tempos a presença de Deus que se tornou carne de nossa carne, gente de nossa gente. Deus se fez criança.

O Apóstolo Paulo se insere nesta tradição profética para anunciar: “Ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher e sujeito à lei, para pagar a alforria daqueles que estão sujeitos à lei, para que nos seja dado ser filhos adotivos” (Gal 4,4).

Quando o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a mãe do salvador, todas estas profecias chegaram ao ápice. O céu inteiro esperava por aquela resposta. Porém, antes, a menina de Nazaré ousou perguntar como se cumpriria aquilo, pois ela era apenas noiva, ainda não conhecera homem. O anjo explicou tudo detalhadamente.

Finalmente ele disse uma frase que normalmente nossas bíblias traduzem por: “Para Deus nada é impossível” (Lc 1,37). Segundo alguns especialistas em Bíblia esta frase poderia ser traduzida como: “Deus cumpre o que promete”. Prefiro esta tradução, pois imagino que naquele momento o tempo parou para deixar Maria refletir.

Ela perpassou a história de tantos profetas que ouviram Deus e proclamaram que o messias viria para libertar Israel. Agora eram os seus ouvidos que escutavam a mesma provocação do céu: Deus promete e cumpre!!! Então Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo esta profecia” (Lc 1,38).

por isso é a rainha dos profetas. Poderíamos dizer que naquele momento “A profecia se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).O sim de Maria permitiu a encarnação de todas as profecias. Deus agora não é mais o prometido. É a Palavra encarnada para a nossa salvação. Ele assumiu nossa natureza para nos redimir. E bateu na porta para entrar. Quem abriu esta porta foi Maria, por isso é a rainha dos profetas.

No seu Magnificat a própria Virgem Maria assume um tom profético para dizer que Deus veio em socorro de Israel, seu servo, lembrado das promessas que fizera a nossos pais” (Lc 1,54-5). Tudo isso foi confirmado naquele dia em que levaram o menino para ser apresentado no templo, segundo a lei. As palavras do velho Simeão revelaram que uma grande profecia estava se cumprindo.

Ele disse: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra.  Porque os meus olhos viram a vossa salvação  que preparastes diante de todos os povos,  como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel”  (Lc 2, 29-32). Alguns anos mais tarde Jesus diria somente aos seus discípulos aquilo que deve ter conversado muitas vezes com sua mãe:

Felizes os olhos que veem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram” (Lc 10, 23-24). Todos nós, pelo batismo, devemos viver a nossa vocação de profetas:

Anunciar a verdade e denunciar toda forma de injustiça Anunciar a verdade e denunciar toda forma de injustiça. Maria viveu intensamente esta vocação profética de Nazaré até ao pé da cruz. Ela soube dizer a palavra certa, na hora certa. Sabia o tempo de aparecer e também a hora de desaparecer. Quando foi necessário o seu “sim” foi a profecia mais oportuna que nossa história jamais ouviu. Por isso podemos a invocar: Rainha dos Profetas, rogai por nós!  

Formatação – Altair Castro Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria F. Schubert– Imagens – Google Formatação – Altair Castro