Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
Assumir o compromisso do baptismo Sintonizar com o vento do Espirito Despertar Para um anuncio do reino
2
O espírito na Bíblia O PERIODO DA ANTIGA ALIANÇA
O Espírito Santo está presente na primeira página da Bíblia: "O Espírito de Deus pairava sobre as águas". Tudo era vazio e informe, e não existia a vida. Vem então o Espírito e surge uma nova atmosfera onde o homem pode respirar e viver. Moisés dirá: "Oxalá que todo o povo de Israel fosse profeta, dando-lhe o Senhor o seu Espírito!" (Num 11,29). Os reis de Israel, (Saul, David e Salomão) são ungidos com óleo, sinal de que o Espírito de Deus os penetra e os torna capazes de construir a felicidade do povo. Os profetas estão cheios do Espírito. Dirá Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim. Enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres" (Cf. Is 61,1-3). O grande profeta do Espírito é Ezequiel. E o povo de Israel foi esperando pelo dia em que Deus daria o seu Espírito a todos os crentes.
3
O período de Jesus de Nazaré
Jesus é concebido no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. No dia do seu baptismo, o Espírito desceu sobre ele em forma de pomba (Cf. Mt 3, 13-17). Na sinagoga de Nazaré, ele dirá que o Espírito do Senhor lhe foi dado em vista da sua missão de anunciar a Boa Nova do Reino (Cf. Lc 4,18-19). Jesus fala do Espírito a Nicodemos. Dirá que ele é como o vento imprevisível. E é ele quem nos faz nascer de novo (Cf. Jo 3, 1-8). Jesus, na hora da despedida, prometeu o envio do Espírito Santo. Não deixará os seus discípulos órfãos, e o Espírito irá completar neles a obra iniciada (Cf. Jo 14,16; 14,26).
4
O Espírito prometido vem no dia de Pentecostes. (Cf. Act 2, 1-8).
O Espírito assiste o Magistério e enriquece os fiéis com dons e carismas (Cf. AG 4). O Espírito habita na Igreja como num Templo e torna-a missionária, isto é, anunciadora a todos os povos do desígnio de Deus (Cf. LG 4). É ainda ele quem ajuda os cristãos a serem fortes na fé, mesmo vivendo numa sociedade difícil. Fortalece-os na fé, na esperança e na caridade. O Espírito actua também no mundo inteiro. Ele anima, purifica e fortifica as aspirações generosas de todos os homens.(Cf. GS 38). Para ele não há fronteiras; o Espírito do Senhor encheu a terra inteira. T e m p o d a i g r e j a
5
água vento fogo TRÊS SÍMBOLOS Jo. 7, 37-39 Sacia a sede
É fonte de vida Lava e purifica Jo. 14,17 É imprevisível... Não se vê... Não se sabe de onde vem nem para onde vai... MAS SENTE-SE Act. 2, 3-4 Consome as impurezas Purifica, aquece e ilumina Capacidade de moldar
6
EM JEITO DE CONCLUSÃO O Espírito é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Pai ama o Filho; o Filho ama o Pai. Neste amor do Pai e do Filho está na origem de uma pessoa, que é o Espírito Santo. Somos convidados a entrar nessa família divina. Entramos nessa atmosfera divina no Baptismo, mas este sacramento acontece cada dia. É celebrado de forma especial no sacramento da Confirmação. Por acção do Espírito vivificador, vai-se completando em nós a obra de Deus, para nossa felicidade total. Espírito define-se, portanto, como acção. Actua em nós próprios, fazendo-nos sentir que somos família divina e podemos viver confiantes e felizes. Actua nas comunidades cristãs, renovando-as de forma a serem presença visível de Deus que ama os homens. Actua no mundo inteiro, semeando as sementes do Reino e fazendo-as frutificar, para que se apresse a vinda do Senhor Jesus.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.