Porque o Mês de Maio é dedicado a Maria?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Páscoa Seu Significado
Advertisements

É TEU SANGUE É TEU SANGUE, MEU SENHOR JESUS,
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Anunciação O Anjo e Maria.
Nossa Senhora das Neves
Nossa Senhora das Neves
1º de Maio, São José Operário
“Na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende.”
Natividade da Virgem Maria.
Nossa Senhora Rainha do Universo
NOSSA SENHORA APARECIDA
Novena da Imaculada Conceição
Maria Visita sua prima Isabel
Imaculada Conceição.
Vaso Insigne de Devoção
A Santíssima Trindade e Maria.
É justo que o Pai e o Filho e o Espírito Santo coroem a Virgem como Rainha e Senhora de toda a criação. Aproveita-te desse poder! e, com atrevimento.
Maria a Bem-Aventurada
Maria – A Serva do Senhor
O Anjo e Maria.
Nossa Senhora, Rainha do Céu e da Terra
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Santíssima Trindade.
Maria - Um modelo de fé.
Sobre a Ressurreição de Cristo
Assunção Ligue o som....
Neste mês de alegria, tão lindo mês de flores. Queremos de Maria, Cantar seus louvores.
Maria, Mãe da Humanidade
Nossa Senhora Rainha dos Corações.
“Este título, conferido à Virgem Santa Maria, 'Mãe da Igreja', pertence, na verdade, à autêntica substância da devoção a Maria,
NATAL.
Nossa Senhora, Divina Pastora
Nossa Senhora das Dores
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Tudo o que no Pai Nosso pedimos, é muito reto, muito bem ordenado e conforme a fé, esperança e caridade cristã, e já por isto tem o especial agrado.
COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?
Segundo uma piedosa lenda, Maria Santíssima, tendo apenas três anos de idade, foi pelos pais, em cumprimento de uma promessa, levada ao templo, para.
Festa de Nossa Senhora do Rosário
melodia para o ouvido (São Bernardo).
Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples.
Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Esta festa comemora a fundação da Ordem dos Mercedários, dedicada nas suas origens à redenção dos cativos. Conta uma piedosa tradição que a Santíssima.
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
Ligar o som e deixar andar sozinho Pedir a graça do Espírito Santo.
Natividade de Nossa Senhora
Rainha dos Anjos.
BATISMO Na Bíblia e na História.
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
Nossa Senhora do Rosário.
Assunção de Maria.
Maria, a Mãe da Evangelização
Epifania do Senhor Site 100% Católico:
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Nossa Senhora Auxiliadora.
Festa do santo nome de Maria
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
Margarida nasceu em 22 de agosto de 1647, em Verosvres, na Borgonha, França. Sua formação cultural e religiosa foi feita por monjas clarissas. Porém,
O Rosário.
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
A presença da Virgem Mãe de Cristo figura nos escritos dos primeiros cristãos, como nas venerandas fórmulas de fé. Ela é recordada em antigos textos.
Nossa Senhora da Confiança
Nossa Senhora, Mãe e Rainha.
Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”,
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
Transcrição da apresentação:

Porque o Mês de Maio é dedicado a Maria?

É uma herança européia, uma vez que na Europa, em maio, é primavera É uma herança européia, uma vez que na Europa, em maio, é primavera. Lá, o mês de maio é celebrado em diversos paises para homenagear o reflorescimento da natureza. É um mês de festas, de divertimentos, de poesia, de origem muito antiga.

No mundo pagão, por exemplo, acontecia a Florência, isto é, grandes festas com danças, cantos, etc, em honra da deusa da vegetação, a Flora Mater. No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos e abusos destas festas, a partir do séc. XIII, a figura de Maria começa a ser associada ao mês de maio.

O primeiro a dar este importante passo foi Afonso X, rei de Castela e Leon, na Espanha. A partir de então, começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear a Virgem Santíssima.

Aos poucos, o mês vai tomando um aspecto mariano que se consolida no séc. XVIII, com a publicação de obras como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano no sentido moderno.

É importante lembrar que o mês de maio é dedicado a Maria apenas no Ocidente. Para a Igreja do Oriente, o mês mariano por excelência é agosto, quando se celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora.

Durante o mês de maio, a Igreja começou a venerar Nossa Senhora e passou a homenagear Aquela que é estrela de nossas noites e travessias. E por que a Igreja dedicou à Virgem Mãe de Deus o quinto mês do ano? A Ladainha de Nossa Senhora contém várias invocações que ajudam a compreender esta devoção.

Ali invocamos a Mãe de Cristo com alguns títulos importantes: Rosa Mística e Estrela Matutina. A estrela da manhã é o sol, o dia, a aurora. Do Céu, Maria é a luz que brilha e ilumina nossos caminhos. Nas horas do Ofício Divino, diversas vezes saudamos Maria como Aurora de nossas vidas. Vale a pena conhecer as origens desse mês para se compreender melhor a simbologia religiosa. A incursão pela mitologia ajudar-nos-á a reconhecer outras razões da consagração do mês de maio a Nossa Senhora.

Segundo alguns pesquisadores, o calendário romano reformado por Júlio César em 45 A.C. (modificado posteriormente pelo Papa Gregório XIII, daí o nome de calendário gregoriano), dedicava o quinto mês do ano ao deus Apolo (irmão gêmeo de Artemis), o qual recebeu de Hipérion o sol, a lua e a aurora.

São famosos os versos de Byron que lhe são dedicados: deus da vida, da luz e da poesia, o sol em forma humana apresentado. A lenda conta ainda que Apolo matou uma grande serpente, chamada Píton, que atemorizava o povo. A Igreja, desde as suas origens, em sua sabedoria milenar, parte de símbolos e da cultura dos povos para cristianizar estas festas.

Maria é a rosa por excelência, a flor mais bela e mais pura. É a nova Eva, vencedora do pecado e do demônio simbolizados pela serpente. Convém lembrar que a iconografia católica representa a Virgem Maria (Nossa Senhora da Conceição) pisando a cabeça da serpente. Foi Ela quem gerou a luz, o dia, o sol da justiça, que é Cristo. Desta forma, o contexto e o pretexto lendário serviram para revelar virtudes de Nossa Senhora. Atribuiu-se, assim, novo sentido às comemorações de maio, que no catolicismo passam a ser dedicado à Mãe de Deus.

Formatação - Altair Castro Texto - Internet Imagens - Google Música - Ave Maria Celina Dion Formatação - Altair Castro 08/05/2010