O CRISTIANISMO NO IMPÉRIO ROMANO E M R C Margarida Serrenho 7ºD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Advertisements

QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Tema do 2º Domingo do Tempo Pascal A liturgia deste domingo põe em relevo o papel da comunidade cristã como espaço privilegiado de encontro com Jesus.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos começaram a criar uma arte simples.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
* Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
Abra os ouvidos A mensagem de Cristo às sete igrejas da Ásia DOM10h.
Avaliação do 2° Retiro Setorial C O N V I C Ç Ã O Comunidades: Sta. Luzia, N. Sra. de Lourdes e Sta. Margarida.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
Distorções e Consequências
Como Posso merecer a Mâe do meu Senhor
Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha
Atos dos Apóstolos. Atos dos Apóstolos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.
Amai-vos como eu vos amei
Arte Cristã Primitiva.
DOMINGO DA RESSURREIÇAO
Origem e Difusão do Cristianismo
A alegria de ... SER Catequista.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
VIVER EM COMUNIDADE Que Comunidade? Por onde entrar?
PENTECOSTES 8 de Junho de 2014 Domingo do
VIVER EM COMUNIDADE Que Comunidade? Por onde entrar?
HISTÓRIA DA ARTE.
A Comunidade.
Hino 050 – “O Evangelho” Joseph Jones
«Mestre, qual é o maior mandamento
RITO DE LOUVOR:. RITO DE LOUVOR: TODOS.: Ele está no meio de nós! MIN.: Agradecidos, elevemos nossos nossos louvores ao Pai. Com braço forte ele.
"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
Carta aos Romanos.
LIÇÃO 1 - A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Artes visuais AULAS DE NIVELAMENTO
3º Domingo do Advento – Ano A
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
Falando sobre Jesus.
NÃO FIQUE PERTUBADO O CORAÇÃO DE VOCÊS!
A Comunidade.
Uma comunidade, uma família
1 Zacarias agradece pelo filho. Ir. Luiz Ribeiro LIÇÃO.
HISTÓRIA DA ARTE.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito.
DOMINGO XXIV do Tempo Comum - B Regina
«Recebei o Espírito Santo ».
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
Religiões Uma síntese geral.
DOMINGO DE PÁSCOA ANO B.
Ano Paulino.
“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos
Uma comunidade, uma família
De braços abertos.
QUEM SOU EU? O QUE QUERO DA MINHA VIDA ?.
A Palavra se fez Ser humano.
Batismo de Jesus.
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
As maravilhas advindas
CRISTIANISMO . Deus é amor e demanda que os cristãos amem os outros. . Jesus Cristo é o Senhor e Salvador dos seres humanos . A Bíblia é o guia do.
Como Posso Merecer a Mãe do meu Senhor
ENFRENTANDO AS PERSEGUIÇÕES
A) NOVO ACERTO B) NOVO ENCONTRO C) NOVA ALIANÇA D) NOVA CRIAÇÃO
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Música: Hossana de Dufay
A Ressurrreição de Lázaro - Pintura sobre rebôco, séc. III - Catacumba de São Pedro, Roma.
Transcrição da apresentação:

O CRISTIANISMO NO IMPÉRIO ROMANO E M R C Margarida Serrenho 7ºD

A convicção de que Jesus está vivo leva os cristãos a acolher e cultivar a fé, ou seja, a acreditar e a admitir em Jesus uma mensagem salvadora e libertadora. Se Cristo é a luz do mundo, temos que espalhar e anunciar por todo o mundo as maravilhas de Deus.

Rede de estradas; Comunidades judaicas; Numerosas cidades; O facto da língua grega e do latim serem compreendidas pela população; A força interior dos cristãos; Fez com que... O Cristianismo se espalhasse com facilidade pelos territórios do Império Romano.

Os romanos eram politeístas, prestavam culto ao imperador e viviam numa sociedade baseada na exploração do trabalho escravo. Os cristãos apresentam Jesus como o Salvador e afirmam um Deus amigo e libertador. Sugerem uma nova sociedade onde não se encontra a distinção entre pessoas. Onde se afirma haver a fraternidade universal.

A mensagem do Evangelho difundiu-se pelas cidades gregas até ao norte de África. Os apóstolos fundavam pequenas comunidades crentes que acompanhavam, à distancia, através das cartas (de Pedro, Paulo, João e Tiago).

Começa um período de perseguições aos cristãos Começa um período de perseguições aos cristãos. Em Roma os cristãos refugiavam-se em subterrâneos as “Catacumbas”. Lá viviam o seu culto às escondidas desenvolvendo um código de comunicação. Figura 1: Catacumbas

Os primeiros cristãos reconheciam-se com o símbolo do peixe Os primeiros cristãos reconheciam-se com o símbolo do peixe. Isto quer dizer Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Figura 2: Sinal com que se representavam os primeiros cristãos

Em 64 d. C. ocorreu um grande incêndio em Roma Em 64 d.C. ocorreu um grande incêndio em Roma. O imperador Nero com medo das suspeitas que se levantavam sobre si, lançava as culpas sobre seguidores de Cristo e vários cristãos romanos foram queimados ou lançados às feras no coliseu. Muitos lugares de culto cristão recordam o lugar onde discípulos deram a vida pela sua fé. Figura 3: Coliseu de Roma Figura 4: Basílica de São Paulo

Apesar de muitas dificuldades, muitos cristãos manterem-se fiéis à sua religião.

Actividades 1. Porque motivos eram os cristãos perseguidos pelos romanos? Porque adoravam Jesus. b) Porque eram monoteístas e recusavam-se a prestar culto ao imperador. Porque apresentavam uma proposta de amor e fraternidade entre escravos e senhores. 2. O que eram as catacumbas? As catacumbas eram o refúgio subterrâneo onde viviam o seu culto às escondidas.

3. Indica as razões pelas quais, e apesar das dificuldades, o Cristianismo se difundiu tão rapidamente. Assinala as respostas correctas. A rede viária do império romano e a existência de grandes aglomerados urbanos. As artes mágicas dos cristãos para convencer os imperadores. A língua grega e latina como idiomas falados na quase totalidade do império. O exemplo, o testemunho e a alegria contagiante dos cristãos. O facto de os romanos não terem nenhuma religião. 4. Refere o significado e simbolismo do peixe na arte e celebrações dos primeiros cristãos. Na sua língua peixe tem como significado “Jesus Cristo (de) Deus Filho Salvador”.

Fim Margarida Serrenho 7ºD Nº17