A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
7 – A Ousadia de Amar a Deus

2 A Ousadia de Amar a Deus 1°AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS 2° NÃO INVOCAR SEU SANTO NOME EM VÃO 3° GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA 4° HONRAR PAI E MÃE E OUTROS LEGÍTIMOS SUPERIORES 5° NÃO MATAR NEM CAUSAR DANO NO CORPO OU NA ALMA A SI MESMO OU AO PRÓXIMO 6° NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE 7° NÃO ROUBAR 8° NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO 9° NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO l0° NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS Base de todos os outros; Fundamento da existência cristã

3 Amar e ser amado é fundamental para o ser humano

4 Os 3 primeiros Mandamentos são a base de todos os outros
Os 3 primeiros Mandamentos são a base de todos os outros. O amor a Deus é o fundamento da vida cristã. O nosso amor a Deus é a resposta ao amor que Ele nos manifestou em primeiro lugar, vindo ao nosso encontro; Não é uma obrigação, mas um caminho de amor e liberdade. Não é nada de abstracto: quando se ama, ama-se alguém, e isso traduz-se em atitudes, gestos, palavras e até em tempo.

5 A Ousadia de amar a Deus Neste tempo tão cheio de coisas adoradas como deuses (dinheiro, poder, consumismo, prazer, egocentrismo...), quem ama a Deus corre o risco de ser criticado. É preciso coragem para manifestar esse amor, através de palavras, acções, atitudes; Quem ama a Deus, deseja celebrar esse amor com a comunidade reunida. Ousadia !

6 O amor de Deus manifestado pelos primeiros cristãos:
Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos. Profissão de fé no amor de Deus Eram assíduos à união fraterna. Eram assíduos à fracção do pão e à oração. Celebrar essa fé nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia Davam testemunho da Ressureição de Jesus. Tinham um só corpo e uma só alma. Viver a fé no dia a dia (Mandamentos) Tudo entre eles era comum. Não havia necessitados... repartia-se!

7 Domingo: dia para amar, louvar e celebrar o amor de Deus
Dia do Senhor – Deus ao terminar o seu trabalho, abençoou o sétimo dia e consagrou-o “porque nele descansou de toda a sua obra criadora” (Gn 2, 2-3) Dia de Jesus Ressuscitado – A Ressureição ocorreu “no primeiro dia da semana”. Por isso os cristãos já não celebram o sábado, mas o Domingo, como “dia do Senhor”. Dia da Igreja – É na missa dominical que os cristãos revivem de maneira particularmente intensa a experiência dos Apóstolos, na tarde de Páscoa, quando o Ressuscitado lhes apareceu, estando eles reunidos. O dia do Homem – No ano 321, o Imperador Constantino decretou que “no dia do sol, os juizes e as populações das cidades e dos diferentes ofícios deixem de trabalhar”. Esta legislação removeu os obstáculos que até então subsistiam para os cristãos oberservarem o Domingo. O dia dos dias – Sendo a Páscoa semanal, evoca e torna presente que Cristo ressuscitou dos mortos, revela o sentido do tempo e orienta os homens para a segunda vinda de Cristo.

8 Domingo: 1. - Dia do Senhor
Deus ao terminar o seu trabalho, abençoou o sétimo dia e consagrou-o “porque nele descansou de toda a sua obra criadora” (Gn 2, 2-3)

9 Domingo: 2.- Dia de Jesus Ressuscitado
A Ressureição ocorreu “no primeiro dia da semana”. Por isso os cristãos já não celebram o sábado, mas o Domingo, como “dia do Senhor”.

10 Domingo: 3.- Dia da Igreja
É na missa dominical que os cristãos revivem de maneira particularmente intensa a experiência dos Apóstolos, na tarde de Páscoa, quando o Ressuscitado lhes apareceu, estando eles reunidos.

11 Domingo: 4.- O dia do Homem
No ano 321, o Imperador Constantino decretou que “no dia do sol, os juizes e as populações das cidades e dos diferentes ofícios deixem de trabalhar”. Esta legislação removeu os obstáculos que até então subsistiam para os cristãos oberservarem o Domingo.

12 Domingo: 5.- O dia dos dias
Sendo a Páscoa semanal, evoca e torna presente que Cristo ressuscitou dos mortos, revela o sentido do tempo e orienta os homens para a segunda vinda de Cristo.

13 O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
7 – A ousadia de amar a Deus


Carregar ppt "O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google