A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

22 DE OUTUBRO DE 2016 O dízimo e o dinheiro E bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "22 DE OUTUBRO DE 2016 O dízimo e o dinheiro E bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."— Transcrição da apresentação:

1 22 DE OUTUBRO DE 2016 O dízimo e o dinheiro E bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gn 14:20)

2 TEXTO BÁSICO

3 4. O dízimo e o dinheiro E bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gn 14:20)

4 OBJETIVO

5 4. O dízimo e o dinheiro Mostrar ao estudante da Palavra de Deus que entregar o dízimo é uma prática que deve ser levada a sério pelos cristãos de todas as épocas e deve ser feita com gratidão e fidelidade

6 INTRODUÇÃO

7 4. O dízimo e o dinheiro A palavra “dízimo” diz respeito à décima parte de um todo. No contexto eclesiástico, dízimo é a décima parte do que Deus nos concede e que deve ser devolvida a ele, como um ato de adoração, gratidão e obediência, em reconhecimento de que tudo lhe pertence. Não se trata de algo que a igreja inventou, mas de um princípio perpétuo estabelecido por Deus em sua Palavra. Não se trata de algo opcional para os cristãos, mas de um mandamento que deve ser levado a sério. Vamos entender esse ensino bíblico um pouco mais.

8 ENTENDENDO O ENSINO BÍBLICO

9 4. O dízimo e o dinheiro A palavra “dízimo” aparece 36 vezes, na Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Dessas menções, vinte e seis estão no Antigo Testamento e dez no Novo Testamento. De modo geral, o que todos esses textos ensinam sobre essa prática ainda hoje utilizada pela igreja? O conteúdo de alguns desses textos será examinado, nesta lição bíblica, para chegarmos a uma resposta. 1. A origem do dízimo 2. A legislação do dízimo 3. A validade do dízimo 4. A finalidade do dízimo

10 1. O Criador e o dinheiro RESPONDENDO O ENSINO BÍBLICO

11 4. O dízimo e o dinheiro 01. Com base na introdução, reflita com a classe sobre o que significa a palavra dízimo. Ela aparece com frequência na Bíblia Sagrada? Leia Lv 27:30. 02. Após ler Gn 14:18-20, 28:20-22, comente com a classe sobre a origem do dízimo. Ele só apareceu com a lei? 03. Qual a razão de o dízimo ter entrado na lei? Leia Nm 18:20- 26; Ne 10:37. 04. A entrega do dízimo continua sendo uma prática válida para os cristãos do nosso tempo? Se sim, com que finalidades? Leia Ml 3:10; Mt 23:23; 1 Co 9:14; Hb 7:14.

12 1. O Criador e o dinheiro PRATICANDO O ENSINO BÍBLICO

13 4. O dízimo e o dinheiro 1. Devolvamos os dízimos com gratidão. O dízimo deve ser devolvido a Deus pelos motivos corretos. Jesus contou, certa vez, a parábola sobre um fariseu que se orgulhava de ser dizimista (Lc 18:12). Aparentemente, havia pessoas na época de Jesus que davam o dízimo visando tão somente ao aplauso dos homens. Isso não é correto. A entrega dos dízimos representa nosso reconhecimento de que Deus é Senhor e legítimo proprietário de todas as coisas. 05. Você conhece alguém que devolve os dízimos com motivos errados? Cite ao menos um motivo errado para entregar o dízimo. Com que motivação devemos obedecer a esse mandamento?

14 4. O dízimo e o dinheiro 2. Devolvamos os dízimos com fidelidade. Precisamos lembrar que o dízimo não nos pertence (Lv 27:30). O cristão não pode administrá-lo como desejar. Não pode, de igual modo, subtriar dele uma quantia e entregar menos do que os 10% que Deus pede. Devolvamos os dízimos com fidelidade. Se você tem dificuldade de dizimar, peça ajuda de Deus. Antes de entregar o dízimo, é preciso entregar o coração a ele. Ainda há pessoas que amam mais a seu dinheiro do que a Deus (1 Tm 6:10). Quem ama a Deus acima de tudo, não tem dificuldade em ser fiel. 06. O que pode acontecer, se não formos fiéis na entrega dos dízimos? É correto um cristão administrar seu dízimo? Se você tem dificuldades em entregar o dízimo, o que precisa fazer?

15 4. O dízimo e o dinheiro Desafio da semana Deus nos deu o privilégio de participar da divulgação do seu reino por todos os lugares. Fazemos isso também contribuindo financeiramente para que a igreja, comunidade do reino, e principalmente aqueles que Deus capacitou para dedicar-se integralmente à proclamação do evangelho, tenham suas necessidades supridas. Com gratidão em nosso coração, façamos isso. Dediquemos 10% de todo o nosso sustento, com alegria.

16 Próxima lição Lição 5 A gratidão e o dinheiro


Carregar ppt "22 DE OUTUBRO DE 2016 O dízimo e o dinheiro E bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google