Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLorena Cerveira Barreiro Alterado mais de 8 anos atrás
1
17 DE DEZEMBRO DE 2016 O Mestre e o dinheiro Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas. (Lc 12:15)
2
TEXTO BÁSICO
3
12. O Mestre e o dinheiro Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas. (Lc 12:15)
4
OBJETIVO
5
12. O Mestre e o dinheiro Mostrar ao estudante da Bíblia como, em sua vida terrena, Jesus lidou com o dinheiro e os bens materiais; explicar o que é o estilo de vida simples que o Mestre propõe nos evangelhos.
6
INTRODUÇÃO
7
12. O Mestre e o dinheiro Hoje, estudaremos sobre a relação de Jesus com o dinheiro. Existe quem afirme que ele nunca viveu como pobre e que, na realidade, era abastado de recursos financeiros e bens materiais. Será? Ele era rico? O que a Bíblia nos diz sobre a vida financeira de Jesus? Como ele lidou pessoalmente e em seu ministério com as finanças? É dessas perguntas que vamos nos ocupar neste estudo, tirando lições para nossa vida financeira.
8
ENTENDENDO O ENSINO BÍBLICO
9
12. O Mestre e o dinheiro Olhando para a Palavra de Deus, faremos um estudo sobre o Mestre e o dinheiro. Obviamente, nos dias em que ele andou entre nós, precisava de recursos para sobreviver. Por isso, teve de lidar com isso. O que já podemos adiantar é que lidou sabiamente com essa questão, optando pela simplicidade. Veja o que a Bíblia diz. 1. Uma vida simples 2. Um ministério simples 3. Uma proposta simples
10
1. O Criador e o dinheiro RESPONDENDO O ENSINO BÍBLICO
11
12. O Mestre e o dinheiro 01. Por que o nascimento e a apresentação de Jesus foram cercados de simplicidade? Leia Lv 12:8; Mt 2:5-6; Lc 2:7,24. 02. Fale sobre o lugar em que Jesus foi criado e sobre sua profissão. Leia Mt 13:55; Mc 6:3, e os dois últimos parágrafos do item 1. 03. Como Jesus era sustentado em seu ministério? O que isso revela a respeito de sua obra? Leia Lc 8:1-2. 04. Quais as propostas de Jesus aos seus discípulos, para que tenham vida simples? Leia Mt 6:24-34, 19:23-26, 25:34-46; Lc 10:29-37, 12:16-21, 18:22.
12
1. O Criador e o dinheiro PRATICANDO O ENSINO BÍBLICO
13
12. O Mestre e o dinheiro 1. Imite o Mestre no desapego. Temos de imitar o Mestre! Não devemos servir às riquezas, nem nos deixar seduzir pelo maligno; mas, pelo conhecimento e prática da Palavra, devemos colocar nossa confiança somente em Deus. Não devemos desfrutar egoisticamente do dinheiro, nem colocar nossa confiança nele; antes, devemos confiar mais no cuidado do Pai, buscar viver corretamente, seguindo o seu governo (Mt 6:33). 05. Você tem sido apegado aos seus bens, a ponto de torná- los um ídolo, não contribuindo com a obra de Deus, nem ajudando o próximo?
14
12. O Mestre e o dinheiro 2. Imite o Mestre na solidariedade. Devemos seguir os passos do Mestre, usando nossos recursos para o bem do próximo. Temos de lutar pelos irmãos que estão padecendo alguma necessidade e por todos que possamos alcançar, manifestando, assim, o cuidado amoroso de Deus (Gl 6:10). Podemos nos envolver em projetos que visem ao resgate de prostitutas, drogados e crianças de rua, à erradicação do analfabetismo, do trabalho escravo, do abuso de mulheres e crianças etc.; enfim, não faltam causas nas quais podemos e devemos investir nossos recursos. 06. Além das propostas mencionadas na segunda aplicação, em quais outras podemos pensar, para exercemos solidariedade?
15
12. O Mestre e o dinheiro Desafio da semana Precisamos, então, priorizar as coisas eternas, não as materiais e efêmeras. Ajude mais seus semelhantes. Dedique um valor especial para projetos sociais em sua igreja ou instituições caritativas. Tenha um estilo de vida mais solidário.
16
Próxima lição Lição 13 O reino e o dinheiro
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.