Complex Instruction Set Computer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componentes de Um Computador
Advertisements

Componentes de Um Computador
Arquitetura de Computadores
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Ciência da Computação Aula 06: Funções.
Arquitetura e organização de computadores.
Autor: Salvador P. Gimenez
Arquitetura de Computadores
Software Básico Silvio Fernandes
ARQUITETURAS RISC E CISC
William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8a Edição
Arquitetura de Sistemas Operacionais
CISC e RISC.
Problemas com Entrada e Saída
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Professor: Erivelto Tschoeke – UDESC/CEPLAN
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Sistemas Digitais Microprocessados
REPRESENTAÇÃO DE INSTRUÇÕES
Organização da Memória Principal
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Linguagens de Programação
Implementação da CPU Análise de um computador simplificado Implementação da Unidade de Controle para o computador simplificado.
Processadores.
Introdução à Programação
Prof. João Paulo de Toledo Gomes
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens.
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
Representação de Instruções
UCP Memória Principal Controladores E/S
Arquitetura de computadores
Organização de Computadores
Sistemas Operacionais
Arquitetura de computadores
VII Semana de Iniciação Científica do CBPF
Organização e Arquitetura de Computadores
Agenda - Aula 2 Introdução (Computador Digital) Processadores
Agenda Modos de Endereçamento.
Processamento de dados na UCP e memória UCP
Unidade Central De Processamento: Processador
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Software Básico Nível ISA Capítulo 5 Mitsuo Takaki
Sistemas Operacionais
Organização e Arquitetura de Computadores
Unidade Central De Processamento: Processador
Técnico em Informática
Organização e Arquitetura de Computadores
Unidade de Controle.
Microprocesadores x Microcontroladores
Componentes de um Sistema de Computação
Registradores.
Arquitetura de Computadores
Software Básico Introdução à Organização de Computadores Capítulo 1 Mitsuo Takaki
1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos.
Software Básico Apresentação da Disciplina Mitsuo Takaki
O que devem fazer os Microprocessadores ?
Processadores.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Funcionamento interno do computador
Arquitetura de computadores
Por: Lucas da Silva Montes, Marcos Ghesla e Vinícius Randon.
A CPU E SUA EVOLUÇÃO.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
 Processamento de dados: requer a execução de uma série de passos, o programa (software)  Cada passo é uma instrução, ou ordem de comando, dada ao.
 Evolução constante das linguagens de programação de alto nível (LAN) desde o Fortran (primeira LAN)  Surgimento de novos paradigmas como a OO, Orientação.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Transcrição da apresentação:

Complex Instruction Set Computer CISC Complex Instruction Set Computer

Complex Instruction Set Computer CISC Complex Instruction Set Computer Grande quantidade de instruções com vários modos de endereçamento; Poucos registradores de dados na CPU; Processamento controlado por microprograma

CISC Complex Instruction Set Computer À medida que novas instruções são acrescidas: Decodificador de instruções fica mais complexo e mais lento; Microcódigo fica maior gerando lentidão; Processador fica maior e mais difícil de ser construído. CISC: Quanto mais "poderoso" é o processador, mais lento e difícil de ser construído!

Funcionamento

1.      Construído no interior da memória somente de leitura de um microprocessador CISC está um vasto conjunto de comandos contendo diversos subcomandos, que precisam ser realizados para completar uma operação, como a multiplicação de dois números ou a movimentação de uma linha do texto para outra posição na memória. Sempre que o sistema operacional ou o software aplicativo pede ao processador para realizar uma tarefa, o programa envia ao processador o nome do comando junto com qualquer outra informação necessária, como as localizações na RAM dos números a serem multiplicados.

2.      Como os comandos CISC não são do mesmo tamanho, o microprocessador examina o comando para determinar quantos bytes do espaço de processamento o comando necessita e depois reserva esta quantidade na memória interna. Há também outras maneiras diferentes de carregar e armazenar os comandos, e o processador deve determinar a forma correta de fazer isso. Essas duas tarefas preliminares diminuem o tempo de execução.

3.      O processador enviado comando solicitado pelo software para uma unidade de decodificação, a qual traduz o comando complexo para um microcódigo, uma série de instruções menores que são executadas pelo nanoprocessador, que é como um processador dentro do processador.

4.      Como uma instrução pode depender dos resultados de outra instrução, as instruções são executadas uma a uma. Todas as demais são isoladas até que a instrução em uso seja completada.

5.      O nanoprocessador executa cada uma das instruções do microcódigo através de um conjunto de circuitos que é complexo porque as instruções podem precisar passa r por diversos passos diferentes, antes de serem totalmente executadas. O movimento através de circuitos complexos requer mais tempo. Os processadores CISC geralmente necessitam de quatro a dez ciclos do relógio para executar uma instrução.

Complex Instruction Set Computer CISC Complex Instruction Set Computer Pontos Positivos Instruções mais complexas podem redundar em: Código-objeto menor (instruções de máquina mais complexas se aproximam das linguagens de alto nível); Menos instruções; Reflexos nos custos dos sistemas. São microprogramados, trazem mais flexibilidade ao projeto das máquinas!

CISC Pontos Negativos Complex Instruction Set Computer Nem sempre menos instruções acarreta em menos bits Se cada instrução CISC possuir mais operandos que a RISC e se cada operando ocupar boa quantidade de bits, teremos um programa CISC maior que RISC. Por ser microprogramado, acarreta uma sobrecarga adicional de interpretação de cada instrução

Complex Instruction Set Computer CISC Complex Instruction Set Computer Praticamente todos os processadores têm base CISC: Intel 8080, Motorola 6800, Z-80 ntel 80486, Motorola MC 68040 Minicomputadores: VAX-11, AS-400 Mainframes, computadores de grande porte

CISC Computadores CISC Complex Instruction Set Computer 386, 486... (Todos da Intel até o Pentium Pro)

TRABALHO DE GSOII PROF. TONI BIBLIOGRAFIA TIRADO DE: http://guiadocisc.vilabol.uol.com.br/ciscxric.html Em: 31/03/2010 TIRADO DE:http://www.guiadohardware.net/artigos/risc-cisc/ EM: 06/04/2010

ALUNOS 11- GEORGE HENRIQUE RAMOS PASSOS 12-GERALDO OLIVEIRA 13- IAGO SOARES DA SILVA 14-JOÃO PAULO DOS SANTOS GOMES 15-JOSE CARLOS RODRIGUES 18-MARCELO BERNADES FERNADES 19-MARCELO RIBEIRO GUIDO