Professora: Gehilde Reis Paula de Moura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E num Zum... Brummm... Iupiiii.... Chego atrapalhada, mas sentindo sempre amada! Pelos anos de net, ganhei amigos para sempre. Presentes ou ausentes.
Advertisements

Período composto por coordenação
Período simples X Período composto ► Os alunos esperavam a sua vinda. (verbo = oração) Período simples ► Os alunos esperavam que você viesse. (oração)
Disponível no livro Momento Espírita, v. 3 e no CD Momento Espírita, v. 7, ed. Fep. Em
Período Simples e Período Composto. Os períodos são formados através das orações. Orações são frases que apresentam verbo ou locução verbal.
QUEM ERA ZAQUEU? O nome Zaqueu quer dizer “puro”, mas assim como outros, o nome da pessoa nem sempre revela seu caráter.
“O amor de Cristo nos impele” (cfr 2 Co 5, 14-20).
Minha oração no final do Ano.
Antes de ler esta mensagem, respira fundo.
ORAÇÃO DA PRESENÇA Wagner Borges Formatação: VAL RUAS ligue o som.
Clique com o mouse para avançar
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
TITULO DO TRABALHO Nome do Aluno/
Minha oração PARA VOCÊ!!!.
HUMOR JUDAICO‏.
Transição Automática dos Slides
Orações coordenadas Profs.: Luiz Henrique Lemos e Rodrigo Dutra
Período simples e composto – pág. 15 (Ap. 7) Copie e responda. 1
HAMILTON SLIDE EU QUERIA... HAMILTON
OBEDE-EDOM – A ARCA DE DEUS NA MINHA CASA
Revisão para a P2 9º ANO.
A COESÃO DEPENDE DO USO ADEQUADO DOS CONECTIVOS
Coordenação e subordinação
Minha oração no final do Ano.
ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS E SINDÉTICAS   ORAÇÕES: frases que apresentam verbo explícito ou subentendido. ORAÇÕES COORDENADAS: são ligadas uma à.
Nunca te esquecerei!!! (dedicado à minha cachorrinha Thayck)
PEDIDO DE DEMISSÃO Texto de: Maria Clara Isoldi White
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Nome do Treinamento Seção 1: Certificação Lição 1: Introdução
Fonte Inesgotável.
PEDIDO DE DEMISSÃO Texto de: Maria Clara Isoldi White
Cada dia tem uma guarnição de prata.
Cada dia tem uma guarnição de prata.
Período composto por coordenação
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Fonte Inesgotável.
Chegamos mais uma vez ao final do ano
Minha oração de agradecimento....
:28: :28:03 Não tenho tempo.
Eu vou sempre amar você Roberto Carlos Acnnassifslides Formatação:
RELAÇÕES SINTÁTICAS PERÍODO COMPOSTO
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Coordenação e subordinação
QUEM OBSERVA O VENTO NUNCA SEMEARÁ
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Orações Coordenadas Explicativa: que, porque, pois.
Antes de ler esta mensagem respire fundo.
Fonte Inesgotável.
Autógrafo de Deus.
Antes de ler esta mensagem respire fundo.
Oração de Final de Ano.
Naja Slides Apresenta.
PEDIDO DE DEMISSÃO Texto de: Maria Clara Isoldi White
Seguir Viagem.
AMANDO-SE... Texto Passado por: ORLANDO BARSOTI Adaptação e criação do Slide: VALTER GARCIA.
Minha Oração Final do ano no.
Minha oração de agradecimento....
Oração de Final de Ano.
Coordenação e Subordinação
Coordenação e subordinação
Este dia conversava com um amigo e ele falou que tinha saudade de uma ex-namorada. Ele falou na saudade que tinha dela e ao mesmo tempo no medo de encontrá-la.
Se eu merecer, me devolva!!!!
44 Iniciaçã o Em Ordem Luz e Amor de Honduras para o Mundo.
Temos mais amigos Catequese 2 – 1º ano.
MACROECONOMIA.
Formatação NAJA SLIDES Clicar para mudar slides
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
ORAÇÃO DA PRESENÇA Wagner Borges Formatação: VAL RUAS ligue o som.
Transcrição da apresentação:

Professora: Gehilde Reis Paula de Moura Conjunções – Valores semânticos Professora: Gehilde Reis Paula de Moura Deixei o campo “Instrutor” em branco, para que cada um preencha com seu nome.

Me vieram tantos sonhos. Vi nascer dentro de mim Quando eu te conheci Me vieram tantos sonhos. Vi nascer dentro de mim Sentimentos tão estranhos. O Amor pairando no ar Feito o sol do amanhecer. Tanto brilho em seu sorriso Dei um close em você. Meu olhar em seu olhar Refletia no espelho. Balançou meu coração Com a cor de um tom vermelho. Quis dizer I Love you Mas não consegui. Eu fiquei imóvel Vendo o vento te levar, Se eu fosse uma folha com o vento eu também poderia ir Como eu fui deixar acontecer assim Estava aqui ao lado tão perto de mim Esse amor que brilha cada dia mais. Mas às vezes falo com meu coração, ele diz que o tempo é a solução. O que o vento leva o mesmo vento traz   Disponível em: https://www.letras.mus.br/carinha-de-anjo/o-close/. Acesso em: 08 out. 2018. Vocês acreditam que a comunicação acontece só entre pessoas ou instituições também se comunicam?

“Quis dizer I Love you, mas não consegui…” Observe as frases “Quis dizer I Love you, mas não consegui…”

O que acontece se eliminarmos a palavra em negrito? “Quis dizer I Love you, não consegui…” Se eliminarmos as palavras destacadas , as frases perderão grande parte do sentido. Vocês acreditam que a comunicação acontece só entre pessoas ou instituições também se comunicam?

Observe a diferença de sentido provocada pelas conjunções “Comi maçã e bebi um suco gelado.” “Quis dizer I love you, mas não consegui…” “Quando eu te conheci me vieram tanto sonhos.” “… se eu fosse uma folha, com o vento eu também poderia ir…”

Valor semântico de adição O salário mínimo sobe e tudo aumenta. Pagou a conta mas também quis entender o assunto. Não subiu nem comprou seu lanche.

Valor semântico de oposição Tomou o remédio mas não sarou. Pagou a conta porém seu nome já estava negativado. Não subiu todavia contou com a presença dela. Fez toda a prova contudo acertou pouco.

Valor semântico de alternância Fico ou abandono tudo. Ora ele paga a conta ora deixa o pagamento com sua namorada. Quer você venha aqui quer não seremos sempre amigos.

Valor semântico de conclusão Não tenho dinheiro, por isso não posso pagá-lo. Ele ganhou um carro novo, portanto poderá viajar comigo. Você tirou nota boa na 3ª etapa, logo estará no 7º ano.

Valor semântico de explicação Não vá lá porque é perigoso. Ande depressa pois estão nos seguindo. Não leia no escuro que faz mal à vista.

Qual o sentido das conjunções em destaque Qual o sentido das conjunções em destaque? Marque os verbos em cada período. Queria ir ao cinema, mas choveu muito ontem. Não pude ir ao cinema, porque choveu muito ontem. O povo sairia às ruas se o Rei desfilasse. Quando eu for ao shopping irei comer no McDonald’s. O Rei saía às ruas e desfilava. Estudava todos os dias, portanto tirou boa nota. Ou vou ao cinema no domingo ou sairei para jogar bola. É ideal, antes de apresentar o conceito e os exemplos, perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre os conceitos. Para casa: 1. Grifar os verbos de cada período. 2. Classificar os períodos em simples e compostos e explicar o motivo. 3. Classificar os período em dependentes ou independentes. 4. Buscar em jornal ou revista 8 períodos que possuam o mesmo valor semântico de cada período estudado, colar no caderno e identificar o valor.