Atividades de Laboratório

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Coração.
Advertisements

Sistema circulatório.
Parede Torácica, Músculos da Respiração e Pulmões
Fisiologia da Circulação
CIRCULAÇÃO SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Constituição do coração
CONSTITUIÇÃO DO CORAÇÃO
Vasos sanguíneos e Sangue
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Como pode efectuar-se a extracção do DNA de uma célula?
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Circulatório.
Sistema Excretor Professora Helena.
CIRCULAÇÃO UD II – Ass 4 Objetivos específicos:
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
SISTEMA CIRCULATÓRIO CORAÇÃO.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
ANFÍBIOS.
O corpo humano e seus sistemas
A Respiração.
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Sistema Circulatório.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Departamento : Medicina - hematologia
Atividades de Laboratório
Sistema Cardiovascular circulação sanguínea
Atividades de Laboratório
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Sistema Cardiovascular
Sônia Lopes.
Tipos de Sistema Circulatório
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Professor Jorge Antonio Sistema Circulatório Sistema Cardiovascular.
Sistema Cardiovascular Bruno Garcia. Prof. Bruno Garcia w ww.sogab.com.br Sistema Cardiovascular Função A função básica do sistema cardiovascular é a.
Atividades de Laboratório
Atividades de Laboratório
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
ANFÍBIOS.
Atividades de Laboratório
Sistema circulatório FUNÇÃO: TRANSPORTAR NUTRIENTES,GASES,HORMÔNIOS,
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Atividades de Laboratório
Revisão de Ciências Avaliação mensal – 3º bimestre
Sistema circulatório.
Fisiologia da Circulação
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
O sistema cardiovascular
QUIZ DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
SISTEMA EXCRETOR.
Sistema Circulatório.
O Sistema Cardiovascular
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Atividades de Laboratório
Atividades de Laboratório
Sistema Cardiovascular
Prática de Ensino em Matemática II Aula 5
Sistema Circulatório.
Sistema Cardiovascular
Sônia Lopes.
FISIOLOGIA HUMANA.
Eliminação de produtos da atividade celular
Eliminação de produtos da atividade celular
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Sistema Circulatório Profa: Marta Adorno.
Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Planeta Terra — 9.º ano.
Transcrição da apresentação:

Atividades de Laboratório Biologia volume único • 3.ª edição UNIDADE 8 Fisiologia Animal Armênio Uzunian Ernesto Birner

27 Circulação CIRCULAÇÃO Materiais – um coração de boi (poderá ser obtido em açougues, supermercados ou matadouros) Como proceder Observação externa do coração • Observe o coração inteiro, antes de abri-lo e procure reconhecer os vasos coronários (assim chamados por constituírem uma coroa ao redor do coração) que percorrem a parede cardíaca. • Oriente o coração de modo a reconhecer os lados esquerdo e direito e verifique a grande quantidade de gordura associada. • Reconheça os grandes vasos cardíacos (veias cavas, artéria pulmonar, artéria aorta e veias pulmonares). Próximo à porção superior do coração, em que estão localizados os grandes vasos, reconheça as duas aurículas (assim chamadas por se assemelharem a pavilhões auditivos). Observação interna: coração aberto • Com uma faca de boa qualidade, corte o coração, começando por um dos lados e terminando no outro, de modo a separá-lo em duas metades. • Reconheça as cavidades atriais (direita e esquerda) e ventriculares (direita e esquerda). • Reconheça as valvas atrioventriculares (direita e esquerda). • Reconheça os orifícios de abertura dos grandes vasos (artérias pulmonar e aorta), bem como suas valvas.

27 Circulação 1. Como você procedeu para diferenciar o átrio direito do átrio esquerdo? Que ponto de referência você utilizou para efetuar o reconhecimento? 2. Qual das paredes ventriculares é mais espessa, a direita ou a esquerda? Como justificar a maior espessura de uma dessas paredes? 3. Explique o mecanismo de funcionamento das valvas atrioventriculares durante a sístole e a diástole. Faça o mesmo com relação às valvas aórtica e pulmonar. 4. Elabore um esquema simples, ilustrando a circulação no corpo de um vertebrado, do qual constem todos os compartimentos e vasos do coração.

28 Respiração RESPIRAÇÃO Materiais – uma garrafa plástica de refrigerante de 2,5 L (vazia) – duas bexigas pequenas de borracha fina – uma bexiga média de borracha grossa – tubo de vidro ou plástico em Y – uma rolha de borracha que se adapte ao gargalo da garrafa e que contenha um furo pelo qual passe o tubo em Y – fita adesiva de boa qualidade – fio dental Como proceder • Corte a garrafa de refrigerante e monte o conjunto, conforme mostrado no desenho. • Amarre bem, as bexigas finas com o fio dental nos dois ramos do tubo em Y. • Introduza o tubo em Y pela abertura maior da garrafa cortada e prenda a rolha no gargalo. Prenda bem a rolha contendo o tubo em Y. • Corte a bexiga grossa e feche com ela a abertura maior da garrafa cortada. Prenda bem com a fita adesiva.

28 Respiração 1. Puxe, com uma das mãos, a bexiga grossa. O que acontece com as bexigas internas? 2. Empurre, com uma das mãos, a bexiga grossa para o interior da garrafa. O que acontece com as bexigas internas? 3. Faça a correspondência entre os componentes do modelo e o seu sistema respiratório. 4. Explique, com o modelo, o mecanismo da inspiração. 5. Explique, com o modelo, o mecanismo da expiração. 6. No modelo, dois importantes componentes, existentes em um indivíduo normal, estão ausentes. Quais são eles? Que papel eles exercem nos movimentos respiratórios executados por uma pessoa normal?

29 Excreção e homeostase EXCREÇÃO Materiais – um rim de boi ou de porco (pode ser obtido em açougues, supermercados ou matadouros) Como proceder Observação externa • Oriente o rim, de modo que a região da chanfradura fique para o lado direito. • Observe as divisões existentes externamente, conhecidas como lobos renais. • Reconheça o local de origem do ureter e os vasos que emergem e entram no rim. Observação interna • Com uma faca de boa qualidade, abra o rim, expondo suas duas metades. • Comparando com a Figura 23-2, procure identificar as regiões do córtex renal, medula renal, pirâmides renais, bacia renal, origem do ureter.

29 Excreção e homeostase 1. Quais foram as dimensões (comprimento e largura) do rim que você analisou? 2. Como era a consistência (amolecida ou endurecida) do rim analisado? 3. Descreva a aparência externa (liso, pregueado) e a cor do rim que você analisou? 4. Se o rim que você analisou possuía os vasos sangüíneos a ele associados, qual a posição ocupada pela artéria renal em relação à veia renal? 5. Junto à região dos grandes vasos do rim (artéria e veia renal) nota-se uma região amarelada de consistência firme. A que tecido principal corresponde essa região? 6. Após cortar o rim, quais as duas regiões nitidamente distinguíveis que você observou? Quais eram as colorações dessas duas regiões? 7. A uma pessoa que se interessa em se alimentar de rim de boi, que substâncias (orgânicas e inorgânicas) você diria que o rim contém que justifiquem o seu valor nutricional?

30 Sistema nervoso e fisiologia dos órgãos dos sentidos PESQUISANDO REFLEXOS E SENSAÇÕES Materiais – 2 objetos pontiagudos (duas lapiseiras ou palitos de dentes, por exemplo) Como proceder • Peça a um colega para sentar-se e cruzar as pernas. • Suavemente, dê uma pancada com a lateral da mão na região do joelho, no tendão abaixo da rótula (ou patela). • Em seguida, peça ao seu colega para que feche os olhos. Toque a pele dele com a ponta de um objeto de cada vez e depois com as duas simultaneamente, variando a distância entre as duas pontas. Toque-o em diferentes locais do corpo: testa, couro cabeludo, face, pescoço, costas, braços, mãos e pontas dos dedos. • Cada vez que aplicar o estímulo, peça para seu colega identificar quantas pontas são percebidas e anote os resultados.

30 Sistema nervoso e fisiologia dos órgãos dos sentidos 1. Quais as reações de seu colega quando você o submeteu ao teste na região do joelho? 2. Discuta seus resultados com seus colegas e professor e tente explicar a razão das diferenças de percepção ao toque da(s) ponta(s) do(s) objeto(s) em diferentes regiões da pele, especialmente quando se varia a distância entre os pontos de estímulo.

30 Sistema nervoso e fisiologia dos órgãos dos sentidos TESTANDO SUBSTÂNCIAS NA LÍNGUA Materiais – açúcar – solução aquosa de açúcar – sal de cozinha – solução aquosa de sal de cozinha – suco de limão – café sem açúcar – vinagre – cotonetes – gaze limpa

30 Sistema nervoso e fisiologia dos órgãos dos sentidos TESTANDO SUBSTÂNCIAS NA LÍNGUA (Cont.) Como proceder Você irá aplicar cada uma das substâncias nas várias regiões de sua língua: laterais, ponta, ao longo da face dorsal etc. Os líquidos deverão ser aplicados com cotonetes embebidos. • Faça bochechos com água limpa e enxugue bem sua língua com a gaze seca antes de cada aplicação. • Deposite alguns grãos de açúcar sobre a língua seca e, mantendo a boca aberta, tente reconhecer o sabor. Em seguida, feche a boca e dissolva o açúcar na saliva. Anote a diferença entre os dois procedimentos. • Faça o mesmo com o sal. • Usando cotonetes embebidos nos líquidos, inicie o reconhecimento dos diversos sabores, registrando as áreas mais sensíveis a cada um. • Faça um desenho que represente o contorno da língua e delimite as áreas de sensibilidade que você determinou. Compare os resultados com os de seus colegas. Se necessário, repita o procedimento cuidadosamente.

30 Sistema nervoso e fisiologia dos órgãos dos sentidos 1. Ao depositar um pouco de açúcar na língua seca você reconheceu o sabor doce? Em caso de resposta negativa, justifique a ausência de sensação. 2. Houve locais na sua língua que registraram mais de um sabor? Quais? 3. Como proceder para descobrir a concentração da substância a partir da qual ocorre o reconhecimento dos diferentes sabores, por exemplo, doce ou amargo?

32 Revestimento, suporte e movimento OBSERVANDO AS CÉLULAS QUE FORMAM O TECIDO MUSCULAR ESTRIADO Materiais – microscópio – lâmina e lamínula – um fragmento de carne de frango crua – estiletes ou agulhas resistentes – placa de vidro ou pires – solução fisiológica a 0,75% – ácido acético a 1% Como proceder • Em uma placa de vidro ou pires, dissocie – com o auxílio de estiletes ou agulhas – o fragmento de carne de frango em algumas gotas de solução fisiológica. É necessário que os filamentos obtidos sejam mais finos que um fio de um chumaço de algodão. • Transfira algumas dessas fibras para uma lâmina de microscopia com uma gota de solução fisiológica. • Cubra com lamínula e observe a preparação ao microscópio, começando com os aumentos menores. Anote. • Junte ácido acético a 1%, remova o excesso de solução com papel absorvente e observe novamente. Anote.

32 Revestimento, suporte e movimento 1. Que tipo de tecido predomina naquilo que costumamos chamar de carne (de boi, frango ou peixe)? 2. O que representa cada filamento (ou fibra) isolado observado nesse tipo de tecido e como se apresenta ao microscópio? 3. A que se deve a aparência estriada das fibras que formam as células do tecido muscular observado? 4. Qual o efeito observado com a adição do ácido acético?