TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indústria - II Prof.: Nobre.
Advertisements

Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Países do Norte - desenvolvidos
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Espaço urbano e suas paisagens
Prof. Everton da Silva Correa
Indústria Do artesanato ao robô.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Professora Carol/Geografia
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM QUASE TUDO O QUE É CONSTRUÍDO PELO SER HUMANO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Pré-História.
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Business Unit or Product Name Confidential | Date | Other Information, if necessary © 2016 Martins Lopes Advocacia Apresentação A Quarta Revolução Industrial.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais.
Revolução Industrial Século XVIII. INGLATERRA Rica Burguesia Lei dos cercamentos Êxodo rural Localização Geográfica Reserva de carvão mineral.
Revolução Industrial A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média.
Empreendedorismo - II Prof: Daniela Leduino 2º Bimestre Dourados, MS
Fontes Energéticas Evolução Histórica
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Logística de Manufatura
Fontes Energéticas Evolução Histórica
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
As Revoluções Industriais
A "origem" do Universo e do homem
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Classificação dos tipos de indústria
AULA 03 TERMODINÂMICA.
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
Os sectores de actividade
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
1 Automação industrial  O que é?  O que faz?. 2 Automação industrial  Automação X automatização  Tecnólogo em automação industrial.
CAPÍTULO 2 (continuação): AS PRIMIERAS SOCIEDADES
Espaço Geográfico e industrialização
Industrialização.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
INDÚSTRIA BRASIL PROFº B – Negão GEOGRAFIA.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Do artesanato à indústria moderna
6º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 1
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Prof. José Carlos Rabello
Revoluções Tecnológicas. Primeira Revolução Esse processo trouxe modificações significativas na economia e na sociedade, que se tornaram mais complexas,
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
O TEMPO E A HISTÓRIA.
ESPAÇO GEOGRÁFICO INDUSTRIAL
Revoluções e Estados liberais conservadores
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Pré-História IIi.
A Segunda Revolução Industrial
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
1º Revolução Industrial ARTESANATOINDÚSTRIAMANUFATURA Divisão das atividades Inserção de máquinas Primitiva divisão do trabalho Atividade manual Não há.
Thiago Delattre.  Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de ‘Logistikas’ eram os responsáveis por garantir recursos.
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
A Revolução Industrial
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Revolução Industrial.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade

“A necessidade aguça o engenho” Tecnologia e desenvolvimento social Foi este ditado popular o grande motor do desenvolvimento histórico das técnicas e tecnologias PALEOLÍTICOMESOLÍTICO ≈ a. C. ≈ a. C. Ser humano nómada Atividades: caça, pesca e recolha de frutos O domínio do fogo Utensílios rudimentares (machados, lanças)

Tecnologia e desenvolvimento social “À DESCOBERTA DA TECNOLOGIA ” NEOLÍTICO Fim da pré-história ANTIGUIDADE CLÁSSICA ≈ a. C. ≈ a. C. Nascimento da agricultura Domesticação e criação de animais Aperfeiçoamento dos utensílios Invenção da cerâmica O cobre, o bronze, o ferro A metalurgia Grécia e Roma antigas A rodaA escrita

Tecnologia e desenvolvimento social “À DESCOBERTA DA TECNOLOGIA ” IIDADE MÉDIARENASCIMENTO SÉC. V SÉC. XV. A roda de fiar O moinho de vento Tear horizontal de pedal (1280) Difusão dos moinhos de água Primeiros relógios mecânicos de peso Utilização do linho no vestuário (séc. XIV) Introdução da imprensa na Europa Florescimento artístico, científico, tecnológico Construção de palácios, pontes e engenhos

Tecnologia e desenvolvimento social “À DESCOBERTA DA TECNOLOGIA ” 1.ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL2.ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉC. XVIII SÉC. XIX Enormes avanços tecnológicos e científicos Fortes transformações sociais Grande expansão industrial Carvão como principal fonte de energia A máquina a vapor (James Watt) Desenvolvimento da indústria têxtil O petróleo como fonte de energia A nova indústria petroquímica O motor de explosão O automóvel A eletricidade A locomotiva e os caminhos de ferro

artesanato O artesanato foi a primeira etapa da transforma­ção das matérias- primas. Para a confeção de um objeto o artesão pode realizar sozinho todas as etapas da transformação da matéria-prima em produto acabado ou contar com algum ajudante, mas sem caracterizar uma divisão do trabalho. manufatura A manufatura é o estágio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura. Nessa etapa, além do trabalho manual, havia o emprego de máquinas simples e a divisão de trabalho; e o trabalhador era assalariado. A manufatura predominou nos séculos XV e XVI, período que marcou o fim da Idade Média e início da Idade Moderna. A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em quatro estágios: artesanato, manufatura, indústria e revolução técnico-científica ou também pode ser chamado de 3ª Revolução Industrial

Tecnologia e desenvolvimento social “À DESCOBERTADA TECNOLOGIA ” ERA ATÓMICA E ESPACIAL SÉC. XX Grande revolução técnica e científica A eletrónica Os computadores A robótica As viagens no espaço A Internet

SÉC. XXI ERA da globalização