O mundo pós GUERRA FRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
Segunda Guerra Mundial
A GEOGRAFIA DO PODER.
A Segunda Guerra Mundial
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
ORDEM BIPOLAR.
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1ª Guerra Mundial.
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Guerra Fria.
Infográfico - Muro de Berlim
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Capitalismo.
Guerra Fria Guerra Fria
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
2ª Guerra Mundial.
II Guerra Mundial.
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A ESCALADA ARMAMENTISTA E O INICIO DA ERA ESPACIAL
A Segunda Guerra Mundial
Guerra Fria ( ) Características.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”
Segunda Guerra Mundial
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
Segunda guerra mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam.
Gustavo Giuseppe Medeiros
GUERRA FRIA.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
Capitalismo versus Comunismo
GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
GUERRA FRIA.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GUERRA FRIA.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A Primeira Guerra Mundial
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
Transcrição da apresentação:

O mundo pós GUERRA FRIA

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, PODE SER COMPREENDIDA COMO O CONFLITO ARMADO DE MAIOR INTENSIDADE E REPERCUSSÃO OCORRIDO ATÉ HOJE. FOI O MÁXIMO DE DESTRUIÇÃO E ANIQUILAMENTO VISTO PELA HUMANIDADE, FEITO EM NOME DE INTERESSES CONFLITANTES DE MERCADO.

SE CONCENTROU EM CINCO SUB-REGIÕES: EUROPA OCIDENTAL EUROPA ORIENTAL NORTE DA ÁFRICA ORIENTE MÉDIO E EXTREMO ORIENTE SUDESTE ASIÁTICO

OS EUA SAÍRAM ILESOS POR SE LOCALIZAREM TOTALMENTE FORA DAS ÁREAS DE DESTRUIÇÃO MACIÇA. A UNIÃO SOVIÉTICA, APESAR DE TER SIDO O PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE BAIXAS (20 MILHÕES DE MORTOS), TEVE UM GRANDE MÉRITO POR SUA OFENSIVA FINAL CONTRA A ALEMANHA QUANDO SEU EXÉRCITO TOMOU A CAPITAL DO PAÍS- BERLIM.

GUERRA FRIA – EXPLOSÃO DA BOMBA ATÔMICA NUCLEAR PELOS EUA NO JAPÃO, NO ANO DE 1945, ATÉ A DERRUBADA DO MURO DE BERLIM, 1989.

A GUERRA FRIA E SUA ORGANIZAÇÃO NO SISTEMA MUNDO ENTRE JULHO E AGOSTO DE 1945, OS MESES FINAIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, AS FORÇAS DO EIXO (ALEMANHA, ITÁLIA E JAPÃO) JÁ ESTAVAM PRATICAMENTE DESTRUÍDAS.

A ALEMANHA FORA INVADIDA PELO EXÉRCITO VERMELHO, HITLER ESTAVA MORTO, E MUSSOLINI FORA PRESO E ASSASSINADO POR GUERRILHEIROS ANTIFASCISTAS.

QUANDO SÓ FALTAVA OCORRER A RENDIÇÃO DO JAPÃO, AS POTÊNCIAS ALIADAS – EUA – URSS E GRÃ-BRETANHA LIDERADAS POR (TRUMAN, STALIN E CHURCHILL) ESTABELECERAM A CONFERÊNCIA DE POTSDAM.

A CONFERÊNCIA DE POTSDAM FOI O CONTEXTO EM QUE OS 3 LÍDERES DA VITÓRIA ACERTARAM ENTRE SI A REORGANIZAÇÃO GEOPOLÍTICA DO MUNDO, QUE SERIA CARACTERIZADO PELO ESTABELECIMENTO DE DUAS GRANDES ZONAS DE INFLUÊNCIA: O BLOCO CAPITALISTA (EUA) E O BLOCO SOCIALISTA (UNIÃO SOVIÉTICA)

TRUMAN NA CONFERÊNCIA DE POTSDAM LEVA “UMA CARTA NA MANGA” PARA A NEGOCIAÇÃO COM STÁLIN: A INFORMAÇÃO DE QUE OS EUA TINHAM DESENVOLVIDO UMA NOVA E PODEROSA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA( A BOMBA ATÔMICA).

A DESTRUIÇÃO DE HIROSHIMA, ATRAVÉS DO USO DE UM ARTEFATO NUCLEAR, OCORRERIA EM 6 DE AGOSTO DE 1945, APENAS 4 DIAS DEPOIS DO TÉRMINO DA CONFERÊNCIA DE POTSDAM, MARCANDO O INÍCIO DA GUERRA FRIA. ESSA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, EXIBIDA PELOS EUA, FOI DECISIVA PARA ACIRRAR A RIVALIDADE E A COMPETIÇÃO COM O BLOCO SOVIÉTICO.

AS NEGOCIAÇÕES ENTRE EUA E URSS, A RESPEITO DA PARTILHA TERRITORIAL DA ALEMANHA, FICARAM CADA VEZ MAIS DIFÍCEIS. STÁLIN NÃO CONCORDOU EM DEVOLVER A PORÇÃO ORIENTAL DO PAÍS PARA O BLOCO CAPITALISTA. TAMBÉM NÃO CONCORDOU COM A MANUTENÇÃO DA DIVISÃO DE BERLIM ENTRE AS POTÊNCIAS VENCEDORAS; ELE QUERIA QUE ESSA CIDADE PASSASSE TOTALMENTE AOS SEUS DOMÍNIOS.

COM O AUMENTO DAS DISCORDÂNCIAS ENTRE OS OPONENTES, O RELACIONAMENTO DIPLOMÁTICO FOI FICANDO MAIS HOSTIL, CULMINANDO COM A DOUTRINA TRUMAN, QUE NADA MAIS ERA DO QUE O PLANO DA CHAMADA CONTENÇÃO DO COMUNISMO.

EM 1961, A URSS, SOB CONTROLE DE NIKITA KRUSHEV, ERGUEU O MAIOR SÍMBOLO MATERIAL DO MUNDO EM BLOCOS ANTAGÔNICOS: O MURO DE BERLIM

O MURO DE BERLIM FOI A SOLUÇÃO ADOTADA PELO BLOCO SOCIALISTA PARA EVITAR A EVASÃO DE ALEMÃES PARA O LADO OCIDENTAL DA CIDADE.

ESSA FUGA EM MASSA SE DAVA, UMA VEZ QUE OS EUA ESTAVAM INVESTINDO PESADAMENTE NA ECONOMIA ALEMÃ ATRAVÉS DO PLANO MARSHALL, COM RESULTADOS POSITIVOS PARA A RENDA E O EMPREGO DA POPULAÇÃO DO LADO OCIDENTAL.

COM A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM, CONSTITUÍDO DE UMA SÉRIE DE POSTOS DE VIGILÂNCIA, SOLDADOS ARMADOS, ALÉM DE CERCAS E ARMADILHAS, O ÊXODO FOI QUASE ANULADO.

O PLANO MARSHALL LOGO APÓS O TÉRMINO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, O PANORAMA DO CONTINENTE EUROPEU ERA DE COMPLETA DEVASTAÇÃO.

O PLANO MARSHALL PARA A POPULAÇÃO QUE HAVIA SOBREVIVIDO À GUERRA, A PERSPECTIVA ERA SOMBRIA E O MOMENTO DRAMÁTICO, POIS NÃO HAVIA TRABALHO, HABITAÇÃO DECENTE, ALIMENTAÇÃO GARANTIDA.

FOI NESSE CONTEXTO QUE SURGIU EM 1947 O PLANO MARSHALL, ELABORADO COM A CLARA INTENÇÃO DE RECONSTRUIR A EUROPA E LIMITAR A EXPANSÃO DOS PARTIDOS COMUNISTAS EUROPEUS.

ATRAVÉS DO PLANO MARSHALL, OS EUA INVESTIRAM VÁRIOS BILHÕES DE DÓLARES PARA A RECUPERAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DA EUROPA OCIDENTAL, BEM COMO NA RECUPERAÇÃO DA PRODUÇÃO ECONÔMICA.

A EUROPA OCIDENTAL IRIA PASSAR POR UMA ACELERADA RECUPERAÇÃO DE SUA ECONOMIA, INDÚSTRIA E INFRA-ESTRUTURA, INCORPORANDO RAPIDAMENTE UMA GRANDE LEVA DE TRABALHADORES EM TODAS AS ÁREAS.

MUNDO – TABULEIRO DE XADREZ APESAR DOS EUA E DA URSS NÃO TEREM ENTRADO EM CONFRONTO DIRETO (POR ISSO A IDÉIA DE GUERRA-FRIA), IRIAM OCORRER DIVERSOS TIPOS DE CONFLITOS ENVOLVENDO UNIDADES POLÍTICAS E TERRITORIAIS EM TODOS OS CONTINENTES E EM AMBOS OS BLOCOS:MOVIMENTOS POLÍTICOS, SOCIAIS, GOLPES DE ESTADOS, GUERRAS, GUERRILHAS, ETC.

O PERÍODO DA GUERRA FRIA PODE SER COMPARADO COM UM JOGO DE XADREZ, ONDE DOIS OPONENTES USAM OS SEUS RESPECTIVOS ARSENAIS TÁTICOS E ESTRATÉGICOS PARA CONQUISTAR ESPAÇOS E IMPOR XEQUE-MATE.

O EMBATE ENTRE OS BLOCOS OBVIAMENTE TAMBÉM FOI FEITO NO CAMPO IDEOLÓGICO, COM CADA LADO TENTANDO PROVAR AO MUNDO O SEU PRÓPRIO IDEAL DE FELICIDADE, JUSTIÇA E EFICIÊNCIA.

NO PLANO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR, AS POTÊNCIAS RIVAIS FORMARAM VÍNCULOS COM PAÍSES ESTRATÉGICOS PARA COORDENAR OS SEUS RESPECTIVOS PLANOS DE DEFESA, CRIANDO A ORGANIZAÇÃO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN – LIDERADA PELOS EUA) E O PACTO DE VARSÓVIA (LIDERADO PELA URSS) .

A CORRIDA ARMAMENTISTA E A ESPACIAL O CONFRONTO DA GUERRA FRIA REPERCUTIU EM PRATICAMENTE, TODOS OS ASPECTOS DA VIDA HUMANA, INCLUSIVE NA ÁREA DA COMPETIÇÃO ESPORTIVA, ONDE A RIVALIDADE IDEOLÓGICA SE MANIFESTAVA NA DISPUTA POR MEDALHAS EM INÚMEROS TORNEIOS E OLIMPÍADAS.

NA CORRIDA ESPACIAL OS EUA TIVERAM SORTE LOGO DE SAÍDA POR TEREM OBTIDO A TECNOLOGIA DA FABRICAÇÃO DE FOGUETES DESENVOLVIDA PELA RECÉM DERROTADA ALEMANHA NAZISTA, AINDA NO ANO DE 1945.

EM 1957, PARA O ESPANTO DOS NORTE-AMERICANOS, A URSS DESVENDARIA A SUA CONQUISTA, QUE FOI O PRIMEIRO LANÇAMENTO DE UM SATÉLITE ARTIFICIAL PARA O ESPAÇO. O SPUTINIK 1

EM NOVEMBRO DO MESMO ANO 1957 LANÇARAM O SPUTINIK 2, COM A CACHORRA LAIKA, O PRIMEIRO SER VIVO A SER LANÇADO NO ESPAÇO.

EM 12 DE ABRIL DE 1961, FOI A VEZ DO ASTRONAUTA YURI GAGÁRIN COMANDAR A NAVE VOSTOK.

ENTRETANTO, A VITÓRIA FINAL FOI DOS ESTADOS UNIDOS ENTRETANTO, A VITÓRIA FINAL FOI DOS ESTADOS UNIDOS. O DIA 20 DE JULHO DE 1969 MARCOU A CHEGADA DO HOMEM A LUA. OS NORTE AMERICANOS NEIL ARMSTRONG, EDWIN ALDRIN JR. E MICHAEL COLLINS, A BORDO DA APOLO 11, FORAM OS PRIMEIROS A CONQUISTAR TAL FEITO E A COLOCAR OS EUA NA DIANTEIRA DA CORRIDA ESPACIAL.

EM 1971, OS SOVIÉTICOS LANÇARAM O PROJETO SALYUT, QUE PREVIA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO ESPACIAL.

EM 1973, OS ESTADOS UNIDOS LANÇARAM O SKYLAB, ESTAÇÃO ESPERIMENTAL QUE ACABOU SE DESINTEGRANDO EM CONTATO COM A ATMOSFERA, QUANDO A NASA PERDEU O CONTROLE DE SUA ÓRBITA.

NADA PORÉM FOI MAIS BRILHANTE DO QUE A INICIATIVA DE DEFESA ESTRATÉGICA DO PRESIDENTE AMERICANO RONALD REAGAN (1980-1988), QUE FICOU CONHECIDA COMO GUERRA NAS ESTRELAS – SUA IDÉIA ERA CONSTRUIR UM GRANDE ESCUDO ESPACIAL PARA A DEFESA CONTRA MÍSSEIS VINDOS DE QUALQUER LUGAR DA TERRA E , ATÉ MESMO DO ESPAÇO.

A ÚLTIMA REALIZAÇÃO DOS SOVIÉTICOS FOI COLOCAR EM ÓRBITA, EM 1985, A ESTAÇÃO ESPACIAL MIR, QUE RETORNOU A TERRA EM MARÇO DE 2001.

OS ESTADOS UNIDOS CONTINUARAM SEU PROGRAMA ESPACIAL, MESMO SEM A COMPETIÇÃO DA RUSSIA. APÓS A EXPLOSÃO DO ÔNIBUS ESPACIAL CHALLENGER (1986), OS AMERICANOS COLOCARAM O TELESCÓPIO HUBBLE EM ÓRBITA, EM 1990.

EM 1997, A SONDA MARS PATHFINDER POUSOU NA SUPERFÍCIE DE MARTE.

ESTAÇÃO ALPHA

NA CORRIDA ARMAMENTISTA, OS NORTE-AMERICANOS SAÍRAM NA FRENTE PELO DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO E USO DE DUAS BOMBAS NUCLEARES POR AVIÃO, AINDA NO FIM DA SEGUNDA GUERRA, QUANDO ANIQUILARAM DUAS CIDADES COM SUAS RESPECTIVAS POPULAÇÕES – HIROSHIMA E NAGASAKI, DERROTANDO ASSIM O JAPÃO.

AMBAS AS POTÊNCIAS MANTINHAM UMA FROTA DE SUBMARINOS NUCLEARES E AERONAVES DOTADAS DE OGIVAS TAMBÉM NUCLEARES, QUE CIRCULAVAM ININTERRUPTAMENTE PELO GLOBO, PRONTOS PARA A RETALIAÇÃO ANTE QUALQUER SINAL DE ATAQUE.

TODO ESSE APARATO DE DESTRUIÇÃO CONSTITUIU O CHAMADO “EQUILÍBRIO DO TERROR”, QUE IMPUNHA UMA LÓGICA INSANA DE AUMENTO DE CAPACIDADE DE RETALIAÇÃO QUE DISSUADISSE O OPONENTE DE QUALQUER DECISÃO DE ATAQUE. “DESTRUIÇÃO MÚTUA ASSEGURADA”

O COMPLEXO MILITAR-INDUSTRIAL O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO GERADO PELA GUERRA FRIA REVOLUCIONOU INÚMERAS ÁREAS DE PESQUISA E DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.

O COMPLEXO MILITAR-INDUSTRIAL EM AMBOS OS BLOCOS A ADOÇÃO DE NOVIDADES TECNOLÓGICAS ERA IMPERATIVO DO QUAL DEPENDIA A SOBREVIVÊNCIA DOS RESPECTIVOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO.

O SETOR BÉLICO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, JUNTAMENTE COM O SETOR AEROESPACIAL, DESENVOLVEU INÚMERAS SOLUÇÕES AOS DESAFIOS ENCONTRADOS:

NOVOS SISTEMAS AUTOMOTIVOS E DE PROPULSÃO, NOVOS COMBUSTÍVEIS, NOVOS MATERIAIS COM ELEVADA RESISTÊNCIA E MALEABILIDADE, NOVOS COMPONENTES QUÍMICOS, NOVOS SISTEMAS ELETRÔNICOS E MICRO-ELETRÔNICOS, NOVOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO.

Em um rali no deserto do norte da África, um carro perde o rumo Em um rali no deserto do norte da África, um carro perde o rumo. O navegador contata a base e pede orientações. Em poucos segundos, o piloto recebe informações sobre a exata localização de onde se encontra. Pode assim continuar a corrida. Como a base obteve os dados para localizar o carro? Acionando o GPS (Global Positioning System).

O GPS É UM SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO QUE FORNECE AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS E A ALTITUDE DE UM LUGAR A PARTIR DE SINAIS CAPTADOS POR SATÉLITES ARTIFICIAIS QUE GIRAM EM TORNO DA TERRA. DESENVOLVIDO INICIALMENTE PARA FINS MILITARES PELO DEPARTAMENTO DE DEFESA AMERICANO, HOJE É UTILIZADO EM VÁRIAS SITUAÇÕES.

PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS, COMO ENGENHEIROS FLORESTAIS, GEÓLOGOS, GEÓGRAFOS, BIÓLOGOS, CARTÓGRAFOS, E AGRÔNOMOS, USAM O SISTEMA NOS MAPAS QUE ORIENTAM O SEU TRABALHO. O GPS ESTÁ AJUDANDO TRANSPORTADORAS A MONITORAR SUAS FROTAS DE CAMINHÕES, EMPRESAS DE RESGATE MÉDICO A CONTROLAR SUAS AMBULÂNCIAS, PILOTOS DE RALI A ENCONTRAR SUAS TRILHAS, AVIÕES A ACERTAR O RUMO E CIÊNTISTAS A FAZER DESCOBERTAS, ETC.

GPS

GPS O SISTEMA FUNCIONA COM QUALQUER CONDIÇÃO DE TEMPO. É FORMADO POR 24 SATÉLITES (SISTEMA NAVSTAR), COLOCADOS E ÓRBITA DE CERCA DE 20.000 KM DE ALTITUDE SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE.